Home / Animais / Coiote Características E Fotos: Ele É Um Canídeo?

Coiote Características E Fotos: Ele É Um Canídeo?

A família de canídeos (da qual fazem parte os nossos bastante conhecidos cachorros domésticos) é grande, e abrande muitos animais fascinantes.

Um deles é, sem dúvida, o sinistro (mas imponente) coiote, tema do texto a seguir.

Principais Características Do Coiote

Boa parte das espécies de coiotes possui uma pelagem de coloração acinzentada ou amarronzada, podendo apresentar manchas amareladas ou brancas ao longo do corpo. A pelagem deles, inclusive, vai mudar de acordo com o clima da região onde vivem. Por exemplo, onde é mais frio, a pelagem desses animais é mais longa e áspera. Já em zonas bem mais quentes, a pelagem é nem mais curta e com menos densidade.

Já em termos de tamanho, os coiotes podem ter em torno de 60 cm de altura, e pesar em média uns 20 kg. Uma característica bem peculiar desses canídeos é que as suas patas são fortes e bem longas, o que permite com que possam atingir uma velocidade pelo menos uns 65 km/h. Um dos artifícios que ele usa para atingir essa velocidade é que ele corre apoiado sobre os dedos.

Com relação aos seus sentidos, o olfato dos coiotes é muito bem desenvolvido, assim como a sua visão, que é bem nítida. E é justamente devido a esses fatores que esses animais são exímios caçadores, podendo, apenas com o seu olfato, encontrar presas que estejam escondidas debaixo da neve.

E, Como É a Alimentação Desses Bichos?

Mesmo que o seu sistema digestivo seja plenamente adaptado para comer carne, ele é um tipo de canídeo que pode se alimentar de qualquer coisa que encontrar no caminho, a depender da necessidade. Ou seja, podemos dizer que a sua dieta é oportunista em diversos aspectos.

Porém, de um modo geral, a sua dieta, em condições ideais, resume-se a pequenos mamíferos, como coelhos e roedores. Eventualmente, alimenta-se de aves e répteis. Em outras ocasiões, podem comer insetos, frutas e legumes. Já em casos mais extremos, principalmente quando invadem as grandes cidades, comem até mesmo o lixo das pessoas.

Comportamento Habitual Dos Coiotes

A demarcação do seu território é feita através de sua urina, cujo cheiro é bem forte e característico. Em se tratando de companhias, os coiotes possuem hábitos solitários, especialmente quando se refere à caça. Quando formam pares, estes são monogâmicos, e é bem comum que passem a vida toda juntos.

Às vezes, podem até formar grupos, mas com, no máximo, 6 indivíduos. Porém, é bom salientar que as disputas por liderança são bem agressivas, chegando ao ponto de alguns membros deixarem o grupo após a derrota.

A comunicação entre eles se dá através de uivos. Estes são bem agudos, e podem ser ouvidos à distância.

Características Reprodutivas Dos Coiotes

Os machos da região podem disputar as fêmeas por até três meses até finalmente conseguirem que elas correspondam. O acasalamento acontece, no geral, no início do ano, onde a gestação resultante pode chegar até a 60 dias. A ninhada que nasce pode ter 6 filhotes, mas em casos excepcionais pode chegar a 12.

Interessante notar que os filhotes são alimentados tanto pela mãe, quanto pelo pai. Estes recebem uma forcinha dos irmãos mais velhos dos filhotes recém-nascidos que permaneceram no grupo. Somente após 10 semanas que os pequenos coiotes saem das toscas para explorarem o mundo e começarem a se socializar.

São os adultos os responsáveis pelo treinamento de caça dos filhotes. Após mais 9 meses, eles já estarão independentes, e poderão caçar sozinhos. E, somente após 1 ano de idade, alcançam a maturidade sexual (seja macho ou fêmea).

Depois dessa idade, alguns buscam formar a sua própria família, enquanto que outros preferem continuar no grupo.

Afinal, Onde Vivem Os Coiotes?

Trata-se de um canídeo encontrado especialmente nas Américas do Norte e Central, mas também pode habitar em algumas regiões da América do Sul. Enquanto que algumas espécies vivem em regiões de montanhas, outras tantas podem ser facilmente encontradas em planícies, e até mesmo em áreas mais desérticas.

O coiote, assim como o seu parente mais próximo, o lobo, é um canídeo de grande adaptabilidade ao meio ambiente em que vive, podendo residir tanto em regiões muito quentes, quanto em muito frias. Não é à toa que ele se expandiu para diversos habitats ao longo do continente americano.

Como Fazer Para Se Defender De Um Coiote?

Não é muito comum isso acontecer, mas, devido ao fato de alguns coiotes estarem invadindo espaços urbanos (como acontece bastante na cidade de Los Angeles, por exemplo), é sempre bom estar preparado para se defender em caso de um ataque de um ou mais coiotes.

Se for apenas um animal, uma das táticas mais eficazes é olhar diretamente para o coiote enquanto você se afasta para trás. É importante manter sempre um contato visual com o animal, pois, em geral, ele utem medo das pessoas. Enquanto se afasta, você pode ficar fazendo barulhos, como gritar, para assustar ainda mais o coiote.

Coiote Olhando Fixo Para o Fotógrafo
Coiote Olhando Fixo Para o Fotógrafo

Se for um bando, primeiro de tudo, dê espaço para eles se movimentarem, e, nesse caso, não encare nenhum deles, nem aja de maneira ameaçadora, pois eles poderão atacar. Enquanto se afasta para trás, aproveite para fazer muito barulho também.

Caso seja mordido por um coiote, a recomendação é a mesma de ser mordido por um cachorro doméstico: procurar um médico urgentemente.

Já Ouviu Falar Do Coywolf?

Esse nome talvez pareça estranho à primeira vista, mas, o animal em questão é bastante interessante e, no mínimo, peculiar. Trata-se de um híbrido raro entre o coiote e o lobo (o nome faz a junção das denominações de ambos em inglês).

O coywolf é um canídeo de fácil adaptação aos ambientes (assim como os animais originários de seu cruzamento), e está ficando cada vez mais comum no leste norte-americano. Em 2015, pra se ter uma ideia, o número de espécimes estimadas já ultrapassava a marca do 1 milhão.

Três Coywolf
Três Coywolf

Os coywolves surgiram há aproximadamente 2 séculos atrás, mais precisamente na região sul de Ontário, uma província canadense. Tanto o desmatamento, quanto a introdução de cães domésticos pelos fazendeiros contribuíram para que lobos cruzassem com coiotes e dessem origem a esse híbrido.

Veja também

Formiga Sauva Limão: Características, Nome Científico, Fotos e Tamanho

As formigas são insetos que possuem um pequeno porte, ela são bastante conhecidas por serem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *