Home / Animais / Burro Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Burro Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Burros, também chamados asnos e jumentos, são encontrados em todo o mundo. Eles são membros da família Equidae, que também inclui cavalos e zebras. Eles se parecem muito com seus primos, mas têm orelhas longas e flexíveis e tendem a ser mais grossas que os cavalos ou zebras.

Os burros selvagens são encontrados apenas em desertos e savanas no norte da África, do Marrocos à Somália, na Península Arábica e no Oriente Médio. Os burros domesticados, por outro lado, são encontrados em todo o mundo, mas preferem áreas secas e quentes. O burro abissínio, por exemplo, é criado na Etiópia, enquanto o burro da Anatólia é criado na Turquia. Uma espécie, o kiang ou o burro selvagem tibetano, é encontrado na China, partes do norte do Paquistão, Índia, Nepal e Butão.

Características dos Burros

Na cor o burro varia do branco ao cinza ou preto e geralmente tem uma listra escura de crina e cauda e uma listra transversal sobre os ombros. A juba é curta e ereta e a cauda, ​​com cabelos compridos apenas no final, é mais parecida com uma vaca do que com um cavalo.

As orelhas muito longas são escuras na base e na ponta. Apesar de mais lento do que os cavalos, burros estão de pé firme e pode transportar cargas pesadas em terrenos acidentados. Em algumas partes do mundo onde os cavalos não podem facilmente sobreviver, burros são os principais animais de carga e fonte de transporte.

Burro Características

Burros são grandes mamíferos, pertencentes à família Equidae. Estes animais originam o burro selvagem africano. Nos últimos 5.000 anos, eles foram comumente usados ​​como importantes animais de trabalho. A população global de burros estima até 40.000 indivíduos, a maioria encontrada em países subdesenvolvidos, sendo usados ​​como animais de tração ou de carga, geralmente por pessoas que vivem no nível de subsistência ou abaixo dele.

Nos estados desenvolvidos, às vezes os burros são mantidos como animais de estimação. Além disso, alguns indivíduos desta espécie são mantidos para fornecerem leite e carne.

Comportamento do Burro na Natureza

Os burros são muito sociais e geralmente vivem em um grupo chamado rebanho. O rebanho é geralmente liderado por um macho e consiste em várias fêmeas na natureza. Alguns rebanhos maiores foram encontrados e incluem vários machos. Enquanto os machos adicionais forem submissos ao macho dominante, tudo corre bem. No entanto, os burros não parecem formar laços fortes.

Na natureza, os rebanhos freqüentemente se dividem e se reúnem com novos membros regularmente. Burros passam seus dias descansando durante a parte mais quente do dia. Eles são mais ativos durante as manhãs, viajando e comendo com o rebanho.

Eles são criaturas que se associam a outros  animais, incluindo cavalos, vacas, cabras, ovelhas e lhamas. Os burros são extremamente cautelosos por natureza, por isso evitarão fazer qualquer coisa que pareça ser perigosa. Por exemplo, quando alarmados, eles geralmente congelam ou correm. Quando o perigo passa, os burros tentam encontrar a fonte da ameaça.

Como resultado, eles têm uma reputação de animais teimosos, embora sejam realmente criaturas muito obedientes e trabalhadoras. Normalmente quietos e pacíficos, eles defendem ferozmente seus potros quando necessário. Além disso, às vezes os burros são treinados para proteger outros animais domésticos, como ovelhas e cabras. Eles pisotearão qualquer animal que considerem uma ameaça.

Os burros geralmente gostam de comer grama, embora também comam arbustos e plantas do deserto. Em vez de rasgar a grama imediatamente com os dentes, os burros agarram a planta com os lábios, puxam-na pela boca, rasgam-na com os dentes chatos e trituram-na para engolir. Os burros geralmente mantêm uma dieta herbívora.  Burros são comedores vorazes.

Comportamento Reprodutivo dos Burros

Embora os burros não pareçam se importar com quem está em seu rebanho, eles também não parecem ser exigentes com quem se reproduzem. Além de outros burros, eles se reproduzem com cavalos e zebras. Os filhotes são híbridos dos dois tipos de equídeos.

Um burro e uma fêmea de cavalo produzem um animal chamado mula, enquanto um cavalo macho e uma fêmea asinina  produzem um hinny ou bardoto.  Um acasalamento entre uma zebra e um burro produz o que é chamado de zebroid, zonkey ou zeedonk. Os híbridos são quase sempre estéreis e não podem produzir descendentes.

Os burros são poliginosos, o que significa que um macho acasala com muitas fêmeas durante uma estação de reprodução. A criação ocorre durante todo o ano. O período de gestação geralmente dura de 11 a 14 meses, após o qual um único potro nasce. Potros pesam entre 8 a 13 kg. ao nascer.Os bebês recém-nascidos são desenvolvidos e são capazes de permanecer em pé e se alimentar durante os primeiros 30 minutos de suas vidas.

O desmame ocorre aos 5 meses de idade. Tanto os machos quanto as fêmeas desta espécie estão prontos para acasalar aos 2 anos de idade, embora os machos geralmente o façam somente após os 3 ou 4 anos de idade, quando se tornam dominantes. As fêmeas tendem a dar à luz um novo potro a cada ano.

Ameaças à Preservação dos Burros

Enquanto os burros domésticos não vivam sob ameaça, o mesmo não pode ser dito para os burros selvagens.  O burro selvagem africano está criticamente ameaçado, restando apenas 23 a 200 adultos. As jumentos selvagens asiáticas são classificadas como quase ameaçadas, com uma população de cerca de 28.000 indivíduos.

Ao longo de milhares de anos, os burros têm sido importantes animais de trabalho em várias partes do mundo. Eles ainda são espécies de gado muito importantes em muitos países. Estes animais são originários dos burros selvagens. Eles apareceram pela primeira vez durante o período pré-dinástico, já há 6.000 anos, no Egito antigo, nordeste da África.

Atualmente, a população geral de burros está aumentando, enquanto o número de jumentos selvagens africanos e o onagro relacionado estão diminuindo. Essas três espécies há muito servem os seres humanos como animais de carga e companheiros.

Animal Para Terapia

Sabe-se que os burros têm um efeito surpreendentemente relaxante em outros animais, devido ao qual são comumente usados ​​como companheiros dos potros desmamados. Eles também se associam a animais alarmados, feridos ou em recuperação, acalmando-os e ajudando a reduzir o estresse.

Preservação dos Burros

Além disso, eles servem como acompanhantes para crianças com deficiência mental e física, participando de vários programas de lazer. Seu efeito positivo em animais e humanos é explicado por sua natureza afetuosa, calma e paciente.

Veja também

Camaleão Rhampholeon

Camaleão Rhampholeon: Características, Nome Científico e Fotos

Entender mais sobre os animais que habitam o nosso planeta é entender mais sobre nós …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *