Home / Animais / Alimentação da Doninha: O Que Elas Comem?

Alimentação da Doninha: O Que Elas Comem?

Doninha é um carnívoro estrito, ou seja, ele deve comer apenas carne, seu sistema digestivo não é feito para comer qualquer outra coisa. as doninhas não digerem fibras (frutas, vegetais) nem cereais (trigo, milho, arroz, cevada) que, no entanto, estão muito presentes na composição dos croquetes. A alimentação de doninhas ainda desencadeia um intenso debate. Por muito tempo, as doninhas foram companheiros de caçadores que lhes deram refeições muito especiais: pão e leite!

Doninha Comendo Carne

Em sua maioria as doninhas comem ratos. O corpo da doninha está mais próximo do furão do que do gato. Doninha tem necessidades muito importantes de proteínas e apenas proteínas animais (as proteínas vegetais são proibidas porque não são assimiladas pela doninha), não precisa de açúcares (os carboidratos são lentos ou rápidos, também chamados de carboidratos). fonte preferida de energia em humanos) que pode eventualmente causar insulinoma (câncer de pâncreas).

O sistema digestivo da doninha é particularmente digerida rapidamente, em 1 a 3 horas contra trinta horas para o homem, seu sistema gastrointestinal sendo muito curto. Desta digestão rápida, a doninha não tem tempo para assimilar todos os nutrientes de sua refeição, por isso ele precisa de uma refeição rica em lipídios (gorduras) e proteínas animais, a fim de fornecer a ele todo o energia que ele precisa.

Uma dieta inadequada pode causar muitos danos (diarréia, fezes verdes ou mesmo granulares, fadiga, câncer de pâncreas) que podem levar à morte prematura. Portanto, mesmo antes de adotar um doninha, é melhor aprender sobre as especificidades dessa espécie.

Alimentos Proibidos

Nossa comida é perigosa para doninhas.  A doninha é um animal muito ganancioso, ele não sabe o que é bom para ele ou não, ele sempre estará interessado em qualquer tipo de doces, biscoitos ou bolos de aperitivos vendidos em pet shops.
É bom saber: um aperitivo de bolo é equivalente a uma pizza para um doninha; portanto, sim, ele reivindicará, suba ao teto, se puder, mas mesmo uma pequena quantidade causará repentina diarreia (o que não ocorre).

Laticínios

Os laticínios não são digeridos pelo sensível organismo da doninha. A doninha, como o gato, não digere lactose em todos os laticínios, para não comer ou lamber leite, pote de iogurte, pedaços de queijo, sorvete. Para cobrir as necessidades de cálcio do seu doninha, dê-lhe carne com ossos (pudim de frango, patas de pato) ou suplementos alimentares, como pó de osso de cachorro (misturado com carne mista).

Chocolate é Tóxico para as Doninhas

Doninha se Alimentando
Doninha se Alimentando

A doninha ama todos os doces em geral, mas ele não deve comer nenhum porque todos contêm açúcar, que ingerido diariamente causa danos significativos aos rins, fígado ou pâncreas. O chocolate é um alimento muito tóxico para a doninha (como para o gato e o cachorro), a ingestão de chocolate pode levar a uma morte rápida, por isso não esqueça de esconder suas barras de chocolate!

Legumes e Frutas

A doninha anseia por frutas e vegetais (clementina, melão, batata, ameixas, maçã, kiwi), também a cesta de frutas deve estar fora de alcance , assim como o saco de batatas. Qualquer consumo de frutas ou vegetais resultará em distúrbios intestinais. Uma pequena quantidade pode ser dada muito ocasionalmente (uma vez por mês ou mais) como recompensa, após cuidados por exemplo (limpeza de orelhas, garras). Os seguintes frutos são tóxicos para as doninhas: uvas, passas (podem causar insuficiência renal em poucas horas, mesmo em pequenas quantidades), alho, cebola e cebolinha (que causam anemia que leva à morte), abacate, nozes e amêndoas.

Doninha Bebe Apenas Água

Doninha Bebendo Água
Doninha Bebendo Água

Qualquer que seja sua dieta, a doninha deve sempre ter água limpa e fresca à mão, portanto, renove regularmente. as doninhas geralmente estão muito interessados ​​em sua tigela de água e dão a eles um grande prazer de reverter uma e outra vez! Portanto, devemos favorecer uma garrafa como a dos coelhos. A água será a única bebida da doninha , não suporta o leite e não precisa provar álcoois, chás, cafés ou refrigerantes que só atrapalharão novamente sua flora intestinal já frágil.

Em caso de calor extremo, um recipiente grande com um fundo de água pode incentivá-los a beber mais (caixa de armazenamento de plástico, caixa de areia, piscina infantil).

Guloseimas

Em lojas de animais e supermercados, os corredores estão cheios de guloseimas para animais, você encontrará guloseimas para doninhas mas tenha cuidado para que essas guloseimas sejam claramente rotuladas como “doninha especial” ou com a imagem de um doninha, eles não são realmente adequados para doninhas. Lembre-se, as doninhas não digerem frutas, legumes ou cereais e essas guloseimas são feitas. O primeiro ingrediente indicado na composição corresponde ao ingrediente mais importante da receita (em quantidade); se são “cereais”, esses doces não são adequados para doninhas!

Esses biscoitos gourmet, por exemplo: oferecem iguarias adaptadas para preservar sua saúde e variar os sabores. As massas multivitaminas devem ser dadas ocasionalmente porque são muito doces. As guloseimas para gatos ou cães podem ser adaptadas se contiverem apenas carne (100% de carne pura).

Gema de ovo, dê uma gema de ovo uma vez por semana por doninha para complementar suas necessidades de proteína, especialmente para doninhas alimentados com ração. A clara de ovo é gorda demais para doninhas. Levedura de cerveja, é encontrada em todas as lojas de departamento em comprimidos, flocos ou pó nos departamentos “tempero” e / ou orgânicos. O fermento de cerveja geralmente é uma delícia para as doninhas (mas não para todos), mas também proporciona um revestimento bonito, muito útil em tempos de mudança.

Com uma boa dieta, adaptada às suas necessidades, um doninha pode viver 10 anos e você economiza muitas visitas ao veterinário (sem mencionar a preocupação). E agora tudo está pronto! Agora você já está preparado, de todas as formas, para cuidar e amar sua doninha. Cuidado com os predadores, principalmente cães domésticos, animais maiores além de outros animais que possam adentrar na sua propriedade. Lembre-se sempre que as doninhas são animais carnívoros, portanto, devem ter a sua dieta respeitada e acompanhada. Nutrir o seu animalzinho de maneira saudável, correta e diária é o primeiro passo para uma relação harmoniosa e gratificante. Bora cuidar do nosso bichinho?!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *