Home / Animais / Características da Raça Mastim Napolitano

Características da Raça Mastim Napolitano

É sabido que os cachorros são a paixão nacional e cada vez mais as pessoas se interessam por novas raças e suas características. Isso porque o brasileiro realmente gosta de cães e ter mais de um em casa é extremamente comum.

Além de tudo, é extremamente importante pesquisar mais sobre a raça que você gostaria de adotar antes de tê-la, já que um cachorro é um ser vivo e pode ser extremamente complicado cuidar de um caso você não entenda nada sobre a raça que adotou.

Por esse motivo, este texto tem a função de te ensinar mais sobre o Mastim Napolitano, uma raça que vem ganhando grande visibilidade, fazendo sucesso e ao mesmo tempo colocando dúvidas na cabeça de quem gostaria de criar um cachorro pertencente a ela: qual a história do mastim napolitano? Quais suas características?

Portanto, continue lendo para saber a resposta dessas perguntas e muito mais!

As Habilidades Do Mastim Napolitano

Conhecer as habilidades que o seu futuro cachorro possui com certeza é uma coisa que atrai a maioria das pessoas, e por esse motivo resolvemos listar algumas das habilidades que essa raça apresenta.

É claro que um cachorro deve ser adotado pelo seu temperamento e outras características internas, mas saber as habilidades que ele possui pode ser um diferencial e também uma maneira de saber lidar melhor com o animal assim que ele chegar ao seu novo lar.

  • Imponência: o Mastim Napolitano é um cão extremamente imponente, que utiliza da sua força para marcar presença em qualquer ambiente. Com certeza essa é uma habilidade essencial para quem quer um guarda canino em casa;
  • Resistência: apesar de não correr de maneira tão rápida, essa raça é conhecida por sua resistência, o que faz com que o cão consiga correr por muito tempo sem se cansar, muito legal para quem gostaria de um parceiro de corrida;
  • Mordida: o Mastim Napolitano é conhecido por sua mordida extremamente forte, o que pode ser uma habilidade interessante em cães treinados da maneira correta.

Mastim Napolitano – História E Origem

Mastim Napolitano na Grama
Mastim Napolitano na Grama

Agora que você já sabe algumas das habilidades do Mastim Napolitano, pode ser interessante saber também um pouco mais sobre a sua origem e a sua história após a domesticação da raça pelo ser humano.

O Mastim Napolitano foi um animal muito importante na Roma antiga, citado em diversas histórias, é possível perceber que o animal era um bom guardião dos palácios – isso por conta das habilidades que citamos anteriormente e também por conta da sua pelagem escura, essencial para se camuflar durante a noite.

Apesar disso, não é possível definir com total precisão qual a origem dessa raça. Isso porque algumas pessoas defendem que ela foi trazida da Índia para a Itália por Alexandre, o Grande; enquanto outros defendem que a raça já é romana.

A verdade é que atualmente o animal é uma referência canina na Itália e sua raça é reconhecida como tipicamente italiana, o que faz com que os preços para uma possível compra do animal fiquem caríssimos.

Características Físicas

Como já dissemos, o Mastim Napolitano é um animal extremamente robusto e com características físicas bem imponentes; porém, vamos ver agora algumas outras características físicas que podem ser levadas em consideração quando falamos sobre essa raça tão famosa.

  • Peso

Já é de se imaginar que esse cão é pesado, já que sua estrutura óssea é muito robusta e ele é um cachorro porte grande. A verdade é que com cerca de 2 meses de vida o Mastim Napolitano já pesa algo ao redor de 12kg, sendo que na fase máxima de desenvolvimento (com cerca de 3 anos de idade) ele pode chegar a pesar no máximo 80kg, o mesmo peso de um ser humano.

  • Altura

Quanto à estatura o Mastim Napolitano também não deixa a desejar para as pessoas que gostam de cães grandes e robustos. O animal tende a ter cerca de 80 centímetros de altura após seu ápice de desenvolvimento aos 3 anos, uma altura consideravelmente grande para um cão.

  • Pelagem

A pelagem do Mastim Napolitano foi um ponto importante para aumentar sua popularidade na Roma Antiga, já que por ter um pelo muito escuro ele foi muito utilizado para guarda noturna por conta da camuflagem facilitada.

Além de ter um pelo bem escuro, essa raça também possui ele bem liso e curto (não passando dos 2 centímetros), o que o torna ainda mais ágil e habilidoso.

Portanto, podemos ver por meio de suas características físicas que o mastim napolitano é o cão perfeito para quem gosta de animais fortes e bem imponentes.

Características Biológicas

Por fim, vamos citar algumas características biológicas dessa raça, já que é essencial entender quais são suas necessidades e comportamentos para que a criação do seu cão seja feita da maneira correta e sem grandes dificuldades pela frente.

  • Temperamento

O temperamento do Mastim Napolitano é bem imprevisível. Ele é excelente como cão de guarda por conta de seu grande porte e imponência, porém requer obrigatoriamente treinamento profissional durante os primeiros meses de vida, para que não desenvolva hábitos agressivos.

Além disso, não é recomendado deixá-lo perto de crianças, já que além da agressividade muitas vezes ele pode machucar a criança apesar de apenas querer brincar, por conta de seu peso.

  • Saúde

Infelizmente essa raça costuma apresentar diversos problemas de saúde ao longo da vida e isso faz com que um acompanhamento veterinário constante seja necessário.

Alguns problemas apresentados podem ser: falta de cálcio nos ossos e displasia coxo-femural; isso porque ele se desenvolve muito rapidamente enquanto filhote, e esse fator acaba resultando em problemas na estrutura óssea no futuro.

  • Expectativa de vida

Apesar de todos os problemas de saúde que podem surgir, a expectativa de vida do Mastim Napolitano não está tão abaixo da média de outros cães, sendo algo entre 8 e 10 anos de idade, dependendo sempre da criação e de seus hábitos ao longo da vida.

Quer saber mais informações sobre outras raças cães e não sabe muito bem onde procurar? Não se preocupe! Leia também em nosso site: O Que o Pug Pode Comer? Qual o Tipo de Alimentação e Quantidade

Veja também

Flamingo Pequeno: Características, Nome Cientifico e Fotos

O flamingo-pequeno é o menor de todos os flamingos, mas tem o maior número de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *