Home / Animais / Araçari-Poca ou Araçari-de-Bico-Pintalgado: Habitat e Fotos

Araçari-Poca ou Araçari-de-Bico-Pintalgado: Habitat e Fotos

Já ouviu falar do Araçari-Poca Ou Araçari-De-Bico-Pintalgado? Essa é uma ave fantástica e que certamente você gostará de conhecer melhor, sabia?

A espécie pode se destacar bastante em meio à tantas outras. Com um tamanho aproximado de 33 cm, o colorido de sua plumagem é algo que realmente pode encantar!

Esse é um pássaro que se alimenta basicamente de frutos, sendo que seus prediletos são a embaúba e também os coquinhos de palmeiras. Mas, sua alimentação acaba gerando benefícios para o meio ambiente, sabia?

Isso porque ele tem uma importante reputação, e que cumpre com total louvor! Esse é um pássaro que tem como papel principal ser um eficiente dispersor de sementes, ajudando potencialmente com a manutenção e bem estar da floresta.

Mas, não pense que esse  é o seu único diferencial! Isso tanto é verdade que os moradores da mata como um “guru” da meteorologia! Segundo eles, quando o pássaro começa a bater seu bico e fazer uma espécie de algazarra, uma coisa é certa e ninguém dúvida: vai cair uma chuvas daquelas!

Se é verdade? Bom, talvez não possamos afirmar com absoluta certeza, mas também não há porque duvidar! – não custa nada ficar atento e buscar abrigo antes que um pé d’água venha abaixo!

Um Pássaro Agregador!

O Araçari-Poca Ou Araçari-De-Bico-Pintalgado é considerado um pássaro de fato agregador.

Isso porque, quando ele dorme, tem o hábito de dividir o seu “luxuoso” buraco de árvore com outros membros de sua espécie. Lindo e gentil, vamos combinar?

Araçari de Bico

Em dados momentos, principalmente durante a madrugada ou até mesmo na parte da tarde, ele ainda gosta de se exibir! Nesses horários é comum vê-lo dando um show particular para quem quiser assistir.

Como ele faz isso? Emitindo um canto bem engraçado – se  formos tentar traduzir aqui, seria algo como “kulik-kulik-kulik”.

Ficha Técnica!

Confira abaixo uma breve ficha técnica desse pássaro:

  • Nome Científico: Selenidera maculirostris
  • Família: Ramphastidae
  • Ordem: Piciformes
  • Distribuição: Desde a Bahia e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. Ele também pode ser encontrado em algumas regiões da Argentina.
  • Alimentação: Gosta principalmente de frutos, mas também pode se alimentar de alguns brotos e insetos.
  • Reprodução: Ele tende a fazer seus ninhos em pequenas cavidades nas árvores. Em linhas gerais, a fêmea põe de dois a três ovos. A incubação ocorre por volta de 16 dias e ainda é feita em conjunto pelo casal.

Hábitos Diários!

É possível ver o O Araçari-Poca Ou Araçari-De-Bico-Pintalgado bebendo e também tomando banho nas bromélias, que ficam situadas no alto das árvores. Elas costumam ficar cheias durante a  temporada de chuvas.

Ou seja, para eles acabam se transformando em pequenas piscininhas, ideais para um bom refresco e até mesmo para se hidratar!

Esse é um pássaro que também prefere ficar na mata alta, principalmente na copa das árvores. E esse é um comportamento comum não somente para eles, mas também para seus congêneres (Pteroglossus) e também tucanos.

Selenidera Maculirostris

Além disso, eles preferem que essa árvores estejam o mais perto possível de rios margeados por mata de galeria.

Quem gosta de observar pássaros precisa se atentar a essas dicas! Isso certamente ajudará na hora de conhecer de perto um O Araçari-Poca Ou Araçari-De-Bico-Pintalgado.

Além disso, ele também costuma frequentar matas de várzea e de terra mais firme, bem como cerrados, matas secas, ilhas fluviais, capoeiras, buritizais e plantações!

Tamanho e Demais Características!

O O Araçari-Poca se refere a uma ave considerada de porte pequeno, medindo aproximadamente 30 cm e pesando algo em torno de 170 gramas.

Ele também é bastante ágil, sendo capaz de mudar bruscamente sua direção enquanto está em pleno voo. Isso é até mesmo uma maneira de mantê-lo protegido de seus predadores, pois sua velocidade dificulta que ele seja capturado.

Selenidera Maculirostris Características

Outro ponto bem interessante é que essa é uma ave extremamente inteligente,  visto que sua maneira de se movimentar é sempre proveniente da maneira como ele pensa e, claro, se protege!

Macho X Fêmea

Há algumas diferenças bem marcantes entre o macho e a fêmea dessa espécie.

Em geral, o Araçari-Poca macho tende a ser maior do que a fêmea. Seu bico também se apresenta mais grosso e ainda maior. Outro detalhe que ajuda a diferenciar os dois é a cor de sua garganta, cabeça e peito – no macho, essas partes são sempre pretas!

No caso da fêmea do Araçari-Poca, ela não somente possui o bico menor, como também apresenta uma coloração diferente. O marrom é a cor predominante do seu corpo.

O fato é que em ambos a beleza é uma constatação única! São aves que realmente se diferenciam bastante de outras espécies por conta desse fator!

Uma Versão do Araçari

O Araçari-Poca nada mais é do que uma versão de outro pássaro – o araçari.

O Araçari costuma aparecer mais frequentemente nas regiões Sul e também Sudeste do país. Isso é algo que outros tipos dessa espécie não fazem, visto que grande parte delas se concentra em regiões de Mato Grosso e também Amazonas.

Ou seja, o habitat do Araçari-Poca é desde a Bahia, se estendendo até o Rio Grande do Sul.

Um Pássaro que Não Gosta de Frio!

O habitat desse pássaro se justifica por suas pecualiridades! Isso porque o Araçari-Poca não é muito tolerante ao frio, sempre  com preferência por um clima mais quente.

E isso permite que ele também possa ser encontrado em outros países, como no caso do Paraguai e também da Argentina – levando em conta as regiões com temperaturas mais elevadas!

Além disso, esse pássaro é típico da Mata Atlântica em sua forma original, mas  diante das terríveis perdas de área verde que ocorreram nos últimos anos, essa espécie precisou se adaptar!

Isso novamente nos faz pensar como as ações humanas seguem afetando radicalmente na sobrevivência e bem estar de diversos animais! Mesmo se tratando de um pássaro astuto e ágil, ainda assim, ele teve que repensar seu habitat e necessidades em prol de sua sobrevivência!

Gostou dessas dicas? Então aproveite para compartilhar esse conteúdo com outras pessoas! Assim, elas também poderão conhecer um pouco sobre esse pássaro tão cheio de beleza e características únicas!

Veja também

Cachorro Urinando no Tapete

Produto Para Cachorro Não Urinar No Tapete

Se toda a sua casa cheira a xixi, você deve usar produto para cachorro não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *