Home / Animais / Qual é a Classificação da Lagartixa? Lagartixa é Réptil?

Qual é a Classificação da Lagartixa? Lagartixa é Réptil?

Os animais podem ser muito importantes para o funcionamento de detalhes da natureza, que podem variar de coisas simples até aspectos muito complexos. Dessa forma, os animais estão sempre em destaque, seja por conta do seu trabalho positivo ou por conta de estarem no centro de ações negativas – isso, é claro, sempre a partir do ponto de vista e dos interesses guardados pelas pessoas.

Dessa maneira, é muito comum que os animais realizem ações complexas e sejam fundamentais para a manutenção do equilíbrio do ambiente natural. Isso acontece, por exemplo, nas casas de quase todos os brasileiros, de forma diária.

Assim, há animais que fazem parte das casas brasileiras e que não recebem o devido valor, ainda que trabalhem bastante para que o equilíbrio seja alcançado naquele local. Esse é o caso das baratas, mas também o caso da famosa lagartixa.

Dessa maneira, a lagartixa é muito importante para que a casa se mantenha afastada de uma série de animais perigosos, que temem a presença da lagartixa e sequer aparecem quando esse animal está por perto.

Dessa maneira, a lagartixa pode ser uma ameaça a animais como aranhas, baratas grandes e pequenas, escorpiões e outros animais perigosos para as pessoas. Assim, isso acontece pelo fato de a lagartixa se alimentar desses animais, já que não há oferta de outros alimentos por perto para esse tipo de animal e a lagartixa não costuma se alimentar de coisas que as pessoas comem.

Portanto, ainda que tímida, a lagartixa consegue ser uma predadora voraz e um animal bastante importante para que se mantenha a ordem das coisas nos lares nacionais. Dessa forma, ao invés de ser atacada, na verdade a lagartixa deveria ser festejada pelas pessoas, já que o animal não recebe tanto carinho e apreço quanto deveria.

Lagartixa é Réptil?

Contudo, algo que muitas pessoas se perguntam é a origem da lagartixa. Assim, as pessoas querem saber se a lagartixa é um réptil ou não, já que o seu modo de vida é totalmente diferente daquele visto em um lagarto, por exemplo, que vive na natureza e sequer gosta de estar perto do ambiente das pessoas.

Logo, a lagartixa também age de forma distinta em relação a outros répteis, como o jacaré ou a cobra, que têm um contato muito menos amistoso com as pessoas e são figuras muito temidas por quem quer que seja, já que podem matar a qualquer momento. Dessa maneira, antes de tudo é necessário afirmar que, sim, a lagartixa é um réptil e está na mesma classe de animais que a cobra, o jacaré e o lagarto.

Contudo, é importante dizer que os répteis se dividem em diversos tipos, que podem variar de acordo com as características de cada animal. Logo, a lagartixa não está no mesmo segmento de répteis que um jacaré, por exemplo, tendo especificidades no seu comportamento que a tornam muito diferente, al[em de um tamanho que sequer pode ser comparado ao do jacaré. Portanto, é importante que se tenha essa informação em mente e se saiba que, sim, a lagartixa é um réptil.

Características da Lagartixa

Como réptil que é, a lagartixa apresenta uma série de fatos muito comuns a muitos répteis, sendo uma boa caçadora e se movimentando de maneira rápida e suave. Contudo, esse tipo de animal também apresenta algumas características apenas suas, o que faz com que a lagartixa seja, ao mesmo tempo, um animal muito único.

Por mais que seja simples tentar comparar esse tipo de animal ao lagarto, por exemplo, saiba que há uma grande diferença entre os dois tipos de animais, desde o comportamento até o modo de atacar as presas.

Dessa maneira, a lagartixa é uma espécie típica da África, que logo se espalho por todo o mundo e ganhou fama internacional por gostar de estar perto das pessoas.

Lagartixa Leopardo
Lagartixa Leopardo

Ademais, há uma série de nomes dados à lagartixa que podem variar de acordo com o local em questão em que se pergunta, já que cada região do Brasil dá um nome distinto a esse animal e, em muitos casos, até mesmo cada estado da nação acaba por dar um apelido diferente à boa e velha, mas também muito útil, lagartixa.

A Classe de Répteis da Qual Faz Parte a Lagartixa

A lagartixa é um réptil, mas apresenta detalhes muito diferente em relação a muitos répteis mais conhecidos por parte das pessoas. Logo, é claro que há um motivo para tal, sendo o mais relevante o fato de os répteis não serem todos iguais.

Dessa forma, os répteis podem ser divididos em classes, e as lagartixa compõem uma classe de répteis que se chama Gekkonidae. Assim, essa classe possui répteis como a própria lagartixa, taruíras, osgas, catongas, sardanitas e alguns outros animais.

Para alguns todos esses nomes nada mais são do que variações para a lagartixa, enquanto outra visão defende que cada animal é distinto, tendo algumas variações biológicas. De toda maneira, o certo é que a lagartixa e todo a sua classe de répteis pode ser vista ao longo de todos os países quentes do mundo, com clima seco ou úmido, não importando muito esse fato para que a lagartixa possa ser vista nos lares das pessoas.

Classe de Répteis
Classe de Répteis

Assim, ainda que não goste de estar totalmente perto das pessoas, a lagartixa acaba por ocupar as casas e servir de forma positiva, já que funciona para acabar com aranhas, formigas grandes, baratas de todos os tamanhos, escorpiões, etc.

Capacidade de Regeneração da Lagartixa

A lagartixa é conhecida por ser uma predadora voraz, algo que pode ser explicado pelo fato de o animal ser um réptil e, assim, ter detalhes que também fazem parte dos jacarés e das cobras, por exemplo.

Regeneração da Lagartixa
Regeneração da Lagartixa

Contudo, apesar de saber atacar as suas presas, a lagartixa também sabe se mexer quando atacada. Dessa maneira, o animal é conhecido por, quando em situação de risco, cortar a própria cauda para fugir. Como a cauda segue se mexendo por algum tempo, o predador se manterá confuso e, dessa forma, a lagartixa poderá fugir de forma mais segura

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *