Home / Animais / Camundongo de Estimação: Preço, Como Cuidar e Fotos

Camundongo de Estimação: Preço, Como Cuidar e Fotos

Um rápido vislumbre de um grupo de camundongos brincando e você perceberá que eles podem ser animais de estimação bastante divertidos. Eles são um pouco nervosos e mais difíceis de manusear do que alguns dos roedores maiores, como os ratos, mas podem se tornar bem mansos e aprenderão a tirar comida da mão e permitir que sejam manuseados se iniciados em tenra idade.Os camundongos são ideais como pequenos animais de estimação divertidos de assistir, fáceis de cuidar e que exigem muito pouco de seus proprietários.

Comportamento E Temperamento Dos Camundongos

Os camundongos são noturnos e muito sociais, e são mais bem mantidos em grupos. Um par de fêmeas é o arranjo mais fácil, embora grupos maiores sejam bons se você fornecer o espaço da gaiola. Pares de homens devem ser evitados, a menos que sejam companheiros de ninhada, nunca se separem e recebam uma gaiola grande o suficiente para que possam ter seu próprio espaço; homens desconhecidos são muito propensos a lutar. Manter machos e fêmeas juntos deve ser evitado, a menos que você queira muitos camundongos em um curto período de tempo.

A maioria dos camundongos se tornará bem mansa, com tempo, paciência e talvez um pouco de suborno. Inicialmente, permita que os camundongos se acostumem ao seu novo ambiente. Quando os ratos estiverem calmos, comece a passar mais tempo perto da gaiola e converse em silêncio com eles para acostumar-se à sua voz. À medida que os camundongos ficam confortáveis ​​ou curiosos com a sua presença, comece a oferecer alguns petiscos favoritos (experimente sementes de milheto ou girassol) manualmente e, uma vez que os camundongos tirem guloseimas de suas mãos, eles podem começar a andar com suas mãos ou você pode começar a tentar buscá-los.

Ao pegar um camundongo, é melhor tentar pegá-lo colocando a mão sob o mouse, mas não aperte ou segure com força o corpo do mouse. Se você estiver segurando um mouse arisco, tente segurar a base da cauda com uma mão, apoiando o corpo do mouse na palma da outra mão para impedir que o mouse pule da sua mão e possivelmente se machuque.

Abrigando o Camundongo

Camundongo de Estimação
Camundongo de Estimação

O tamanho da gaiola que você precisa depende de quantos camundongos você manterá unido. Para um par ou um pequeno grupo de fêmeas, uma gaiola de dois metros quadrados é um amplo espaço. Os ratos apreciarão uma gaiola com vários níveis, como eles gostam de subir, e deve ser bastante alta.

Aquários de vidro e gaiolas de arame são os melhores tipos de gaiolas para camundongos. Os aquários precisarão de uma tampa de malha bem ajustada e de muitos acessórios para escalar e brincar. Também é importante lembrar que amônia e outros vapores se acumularão mais rapidamente em um aquário ou em uma gaiola de plástico do que em uma gaiola de arame.

Gaiolas de arame com barras horizontais são agradáveis ​​porque oferecem muitas oportunidades de escalada nas laterais da gaiola, e é mais fácil fixar móveis, plataformas e brinquedos nas laterais da gaiola. Certifique-se de que as barras não estejam muito espaçadas, para que os camundongos possam escapar (ou ficarem presos tentando escapar) e que as portas sejam colocadas para permitir fácil acesso a toda a gaiola para quando você precisar pegá-los. Evite usar gaiolas com piso de malha de arame – o piso sólido é muito mais fácil para os pés dos camundongos.

Gaiola de Camundongo
Gaiola de Camundongo

As gaiolas modulares de plástico destinadas aos hamsters são realmente adequadas para o tamanho e o nível de atividade do camundongo, mas são difíceis de limpar, às vezes são pouco ventiladas e um determinado camundongo pode roer o plástico.

A gaiola deve ser colocada onde os camundongos tenham muito contato humano para facilitar a domesticação. Deve estar fora de rascunhos, longe da luz solar direta e fora do alcance de outros animais domésticos.

Os camundongos precisam de muitas oportunidades para brincar e se exercitar. Os camundongos parecem gostar universalmente de correr sobre rodas; portanto, adicione uma roda ou alguns túneis feitos de seções de tubos de encanamento de plástico ou tubos de papel toalha / papel higiênico. Outros brinquedos que os ratos gostam incluem:

  • Blocos e casas de madeira

  • Pequenas caixas de papelão

  • Escadas

  • Cordas de algodão

  • Caixas de ovos (apenas papel)

  • Bolas de salgueiro pequenas

Limpeza

Dependendo do tamanho da gaiola, pode ser necessário limpá-la com bastante frequência, especialmente gaiolas com lados de vidro ou plástico que permitem que amônia e odores se acumulem mais rapidamente. É melhor não esperar até sentir o cheiro de um problema, pois será bastante avassalador para os camundongos.

Os camundongos, no entanto, precisam marcar seu território e, se sua gaiola for completamente desinfetada com muita frequência, eles poderão ficar angustiados. Um bom compromisso é deixar um pouco das aparas ou lixo velho na gaiola a cada limpeza, para que o cheiro permaneça, e faça uma lavagem e desinfecção completas quando for absolutamente necessário.

Necessidades específicas de substrato e de aninhamento. Uma  gaiola profunda de aparas de  álamo ou outro substrato adequado deve ser fornecida na gaiola. Além disso, deve ser fornecido material de nidificação. Tiras de tecido facial ou toalha de papel macio serão alegremente desfiadas pelos camundongos e formarão um bom material de nidificação. O feno também pode ser usado.

Um ninho deve ser fornecido e pode ser comprado em loja ou caseiro. Pequenas caixas de papelão são boas, embora sejam trituradas com o tempo e precisem ser substituídas com bastante frequência. Vasos de argila, com orifícios cortados ou colocados de lado, também podem ser usados, assim como as peças de encanamento de PVC que você pode encontrar na loja de ferragens. O material do ninho deve ser limpo apenas a cada mês ou dois, conforme necessário (alterações mais frequentes podem ser muito perturbadoras).

Comida e Água

Camundongo se Alimentando
Camundongo se Alimentando

Os camundongos podem ser alimentados com uma dieta completa preparada comercialmente; uma mistura de roedores ou dieta de hamster é aceitável. Os pellets estão disponíveis para camundongos e são completamente equilibrados, mas esta é uma dieta monótona. Misturas soltas à base de grãos e sementes fornecem mais interesse aos camundongos e provavelmente serão mais prontamente consumidas. Seus ratos podem apenas escolher suas partes favoritas e deixar o resto, levando a uma dieta desequilibrada.

A dieta básica pode ser complementada com pequenas quantidades de frutas e vegetais frescos, como verduras, maçãs e cenouras. Observe a diarréia, no entanto, e se um item em particular causar diarreia, interrompa a alimentação. Sementes de girassol são o deleite favorito de muitos camundongos, mas são bastante gordurosas, portanto devem ser limitadas.

Macarrão cozido e pão integral ou bolachas também podem ser servidos, talvez com uma pequena quantidade de manteiga de amendoim como tratamento especial. Os palitos de tratamento comerciais são um bom tratamento, mas apenas muito ocasionalmente, pois geralmente são bastante doces. Para a água, é preferível uma garrafa de água alimentada por gravidade com um dispensador, pois ela não pode tombar e mantém a água limpa. Uma tigela rasa de cerâmica ou porcelana é a melhor opção, pois é difícil de inclinar, não é mastigada e é fácil de limpar.

Compra do Camundongo

Filhotes de Camundongo
Filhotes de Camundongo

Ao escolher o camundongo, procure um animal alerta, com casacos lisos e limpos e pele rosada e limpa nas orelhas e cauda. Os olhos e o nariz devem estar livres de secreção e as áreas da boca e anal devem estar limpas e secas. Sua respiração será relativamente rápida, mas não deve ser difícil ou barulhenta. Verifique a gaiola também; deve estar limpo e os excrementos devem ser formados. O preço varia de R$4,00 até R$40,00.

Procure uma loja de animais que separa machos e fêmeas em tenra idade (bons criadores farão isso). Os camundongos podem se reproduzir entre 6 e 8 semanas de idade, embora isso seja muito estressante para a fêmea e deva ser evitado.

Veja também

Sagui-de-Bigode: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

O Sagui-de-bigode (Saguinus myxtax), conhecido também como sagui-da-boca-branca, é uma espécie de macaco do novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *