Home / Animais / Barata Verde: Características, Nome Cientifico, Fotos e Habitat

Barata Verde: Características, Nome Cientifico, Fotos e Habitat

Os insetos podem levar muita dor de cabeça às pessoas, seja pela forma como são capazes de se transformar em verdadeiras pragas ou, então, pela maneira como as pessoas podem ter nojo em relação a esses animais. Em todo caso, o certo mesmo é que os insetos são um grande problema para muitas pessoas ao redor de todo o mundo. Para resolver essa questão, uma boa ação é optar por inseticidas, que podem ser muito eficientes.

De toda forma, há aqueles insetos que até mesmo chegam a ajudar as pessoas de alguma forma, como é o caso das baratas. Sim, é isso mesmo! As baratas podem ser muito importantes para as grandes cidades de todo o mundo, já que são insetos capazes de fazer com que tubulações, encanamentos e redes de esgoto se mantenham limpas.

Portanto, apenas o excesso de baratas é que pode ser ruim, sobretudo se essas aparecem com frequência em ambientes como a sua cozinha ou o seu banheiro, o que dá uma aparência negativa à casa.

Porém, se ter uma barata normal em casa já é ruim, já pensou ver um grupo de baratas verdes na sua cozinha? Seria baratas geneticamente modificadas? A verdade é que não, sendo essa espécie de barata apenas rara em muitas partes do mundo. Veja abaixo mais detalhes sobre a chamada barata verde, um tipo especial de barata.

Características da Barata Verde

A barata verde é um tipo de barata comum em parte dos Estados Unidos e em parte de Cuba, sendo, portanto, uma espécie que apenas vive naquela região do planeta. Dessa forma, ver uma barata verde no Brasil, por exemplo, é bastante raro. Porém, nada impede que esse tipo de barata seja visto por terras brasileiras, sendo apenas, como já explicado, algo anormal.

De qualquer maneira, a grande características do tipo de barata em questão é, como já dito, a sua tonalidade verde. Diferentemente da barata mais comum em todo o mundo, essa possui todo o seu corpo na cor verde, podendo medir entre 15 e 24 milímetros.

Pequenas, essas baratas gostam bastante de ambientes úmidos, já que nesses locais encontram todo o necessário para crescer e se desenvolver, gostando tanto de água quanto as espécies mais comuns. Um detalhe curioso é que essa barata não é verde a vida inteira, mas apenas em sua fase adulta. Assim, quando filhote a barata verde possui tom de café.

Onde Encontrar a Barata Verde

A barata verde gosta de ambientes úmidos e quentes, o local perfeito para que se reproduzam mais rapidamente. Além disso, estar longe de fontes de água pode matar a barata verde em questão de poucas horas, já que a água é essencial para esse tipo de inseto. Em relação aos países que podem abrigar a barata verde, qualquer país quente e com altos índices de umidades está apto a ter baratas verdes.

Todavia, essa espécie é muito mais comum nos Estados Unidos e em Cuba. Na verdade, as regiões de ambos os países em que a barata verde mais se multiplica são quentes, o que faz com que seja esse um ótimo exemplo para mostrar o modo de vida desse animal.

Além disso, a barata verde pode existir até mesmo no Brasil, já tendo sido encontrada diversas vezes em território nacional. No começo de 2013, por exemplo, um grupo de baratas desse tipo foi encontrado no Espírito Santo, mais para perto do litoral do estado capixaba.

Barata Verde Fotografada de Perto
Barata Verde Fotografada de Perto

Contudo, o mais comum é que a barata verde não seja vista perto de casas, mas, na realidade, perto de plantações ou fontes de água. No caso do Espírito Santo, o grupo de baratas foi localizado em uma plantação de bananas.

Hábitos da Barata Verde

A barata verde gosta de estar em locais úmidos, que entreguem ao animal fonte de água constante. Porém, o ambiente também precisa ser quente, como acontece no litoral de muitos países sul-americanos. Dessa forma, algo bastante comum é ver a barata verde em bananeiras perto de praias e costas, aproveitando toda a umidade dessas plantas para ter acesso aos nutrientes que precisa para manter a vida. Ainda é possível encontrar a barata verde em outras partes e outros ambientes, como em plantas diferentes e até mesmo em alguns tipos de arbustos.

Esse tipo de barata costuma ter hábitos noturnos, gostando bastante de se movimentar à noite. Assim, a barata verde é muitas vezes direcionada a locais de muita luz, já que, em meio à escuridão, acaba por ser guiada para tais ambientes.

Em algumas partes do mundo, a barata verde atua como animal de estimação para muitas pessoas, que veem nesse animal um inseto mais bonito e atrativo do que os outros tipos de baratas mais comuns. Contudo, a barata verde também pode estar no centro de pragas e infestações variadas.

Pragas e a Barata Verde

A barata verde é, muitas vezes, tida como animal de estimação de muitas pessoas ao redor do mundo. Contudo, o que algumas dessas pessoas não sabem é que esse tipo de barata também pode estar no centro de infestações e pragas, tal qual acontece com as baratas mais corriqueiras. Dessa forma, a barata verde pode ser uma praga contra plantações, sobretudo de bananas ou outras frutas tropicais.

Com toda a umidade que essas plantas possuem em suas raízes ou até mesmo nos frutos, a barata verde pode buscar fontes de água e acabar com destruir grande parte das plantações. Logo, a praga que representa a barata verde está mais ligada aos ambientes externos. É interessante, para realizar o controle desse tipo de barata no quintal ou em plantações, que a pessoa sempre esteja atenta, diariamente, ao que acontece com as suas frutas e plantas.

Evitar pilhas de lixo perto de bananeiras ou até mesmo o excesso de banas muito maduras podem ser passos também interessantes para fazer com que a barata verde seja uma praga controlada e não cause ainda mais problemas. Vale lembrar que o contato com um profissional especializado em acabar com as pragas também não pode ser descartado por completo.

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *