Home / Animais / Baleia da Groenlândia: Idade, Característica, Peso, Tamanho e Fotos

Baleia da Groenlândia: Idade, Característica, Peso, Tamanho e Fotos

A Baleia da Groenlândia (Balaena mysticetus) é a segunda maior baleia no mundo, perdendo apenas para a baleia azul ( Balaenoptera musculus ). Também conhecida como Baleia “cabeça de arco” em alusão ao formato de sua boca em forma de arco. A mandíbula inferior faz uma forma em U ao redor da mandíbula superior. Esta mandíbula inferior é geralmente marcada com manchas brancas, contrastando com o resto do corpo negro da baleia.

Baleia da Groenlândia: Peso, Tamanho e Fotos

Baleen na boca da baleia da Groenlândia é o maior de qualquer cetáceo com 300 placas de barbatanas medindo 300-450 cm. de comprimento vertical. O crânio compõe quase um terço do comprimento total do corpo, é curvado e assimétrico. Baleias-anãs, outro nome da baleia da Groenlândia, em média, têm 20 mts. de comprimento e pesam cerca de 100 ton.

Contribuindo para a massa da baleia está uma camada 60 cm. de espessura de gordura isolante. Balaena mysticetus também tem uma pequena barbatana peitoral para seu tamanho, com menos de 200 cm. de comprimento. As fêmeas da baleia da Groenlândia medem entre 16 e 18 mts. de comprimento, os machos medem entre 14 e 17 mts. de comprimento. As baleias-curtas pesam de 75 a 100 ton.

Baleia da Groenlândia: Características

Exploração

As Baleias da Groenlândia vivem nas bordas do sul do gelo do Ártico durante os invernos e se movem para as pistas através de gelo quebrado e derretido durante o verão. As baleias-de-cabeça-branca têm sido um importante item de subsistência para os caçadores nativos do Ártico durante séculos, com a gordura (muktuk in Alaskan Inuit), músculo e certos órgãos internos como alimento valioso rico em energia; as barbatanas usadas para fazer implementos, cestas (das franjas cabeludas) e obras de arte; e o osso usado para construção de moradias, cabos de ferramentas, etc.

Baleia da Groenlândia: Características

Descrição Física

Sua boca pode ter até 4,9 mts. de comprimento, altura de 3,7 mts., largura de 2,4 mts. e sua língua pesa cerca de (907 kg). De perfil, a cabeça de uma baleia da Groenlândia é triangular, o que pode ser uma adaptação que permita à baleia romper o gelo para respirar. As baleias da Groenlândia têm uma ponte alta (denominada “pilha”) na qual estão as narinas e, com isso, conseguem atravessar o gelo com 1 a 2 mts. de espessura para respirar, presumivelmente seguindo visualmente longas rachaduras e vales que agora conhecemos para marcar o fundo do gelo.

Ilustração da Baleia da Groenlândia em Baixo da Água
Ilustração da Baleia da Groenlândia em Baixo da Água

Cor

As baleias da Groenlândia são de cor azul-escura, exceto por uma quantidade variável de branco na mandíbula inferior. Uma série de manchas pretas irregulares é geralmente encontrada no remendo branco, e alguns pelos crescem na frente das mandíbulas superior e inferior. Além disso, pode haver algumas marcas brancas na barriga e uma faixa cinza-a-branca à frente da cauda (cauda).

Barbatanas

As costas largas da baleia da Groenlândia não possuem barbatana dorsal, característica do gênero. Os sulcos profundamente entalhados de uma baleia da Groenlândia madura podem medir 7,6 mts. de ponta a ponta. As nadadeiras são largas e em forma de remo, com cerca de 1,8 mts. de comprimento.

Baleia da Groenlândia: Idade

Baleia da Groenlândia Próxima a um Mergulhador
Baleia da Groenlândia Próxima a um Mergulhador

Acasalamento e Reprodução

Os machos adultos atingem a maturidade física com 15 mts. de comprimento e podem pesar mais de 60 ton. A maturidade sexual é alcançada a 11,6 mts. de comprimento. As fêmeas adultas são ligeiramente maiores que os machos tanto na maturidade física como sexual. O comprimento máximo excede 18,3 mts. de comprimento.

O acasalamento ocorre no final da primavera ou início do verão, e os bezerros têm 11 3,5 a 5,5 mts. de comprimento ao nascer. O parto é a cada 3 a 4 anos, mas ocasionalmente com intervalos de até 7 anos. A duração da gestação não foi confirmada, mas provavelmente é de 13 a 14 meses, potencialmente mais longa . Os bezerros nascem com uma espessa camada de gordura que os ajuda a sobreviver em água gelada imediatamente após o nascimento. O bezerro amamenta por cerca de 9 a 12 meses.

A Baleia da Groenlândia tem uma vida útil notável. A idade média dos animais capturados durante a caça à baleia é estimada em 60 a 70 anos de idade, com base no exame das mudanças no núcleo do olho ao longo do tempo. No entanto, vários indivíduos foram descobertos com marfim antigo e cabeças de arpão de pedra em sua carne e exame do núcleo do olho resultou em vida útil estimada de até 200 anos, tornando as baleias da Groenlândia as espécies de mamíferos mais longevos. Há pouco conhecimento de doenças em baleias da Groenlândia que afetariam a sua expectativa de vida média.

Alimentação

As baleias da Groenlândia se alimentam de organismos planctônicos, incluindo copépodes, anfípodes, euphausiídeos e vários outros crustáceos. Elas consomem cerca de 2 ton. de comida por dia. Como uma baleia de barbatanas, tem uma série 325-360 de placas sobrepostas de barbatanas penduradas em cada lado da mandíbula superior, do lado de fora onde os dentes poderiam estar localizados.

Essas placas consistem em um material parecido com uma unha chamado queratina, que se esvai em pelos finos nas extremidades dentro da boca, perto da língua.  Durante a alimentação, uma baleia-de-bico passa pela água com a boca aberta. Como a água flui para a boca e através da barbatana, as presas ficam presas no interior perto da língua para serem engolidas.

Baleia da Groenlândia Com a Cabeça Pra Fora da Água
Baleia da Groenlândia Com a Cabeça Pra Fora da Água

Baleia da Groenlândia: Características

Comportamento

Baleias-de-cabeça-branca normalmente viajam sozinhas ou em pequenos grupos de até 6 animais. Congregações maiores podem ser vistas nos campos de alimentação. Essas baleias são nadadoras lentas e se retiram sob o gelo quando estão alarmadas. Sua visão e audição são excelentes, e eles vocalizam com gemidos baixos que às vezes ocorrem em sequências discretas de som representando uma música simples. Estas podem ser exibições de acasalamento, mas isso não foi investigado. Seu único predador conhecido, além do homem, é a baleia assassina.

As baleias-anãs são altamente vocais e usam sons de baixa frequência para se comunicar enquanto viajam, se alimentam e se socializam. Chamadas intensas para comunicação e navegação são produzidas especialmente durante a temporada de migração. Durante a época de reprodução, as baleias da Groenlândia criam músicas longas e complexas para as chamadas de acasalamento.

Veja também

Lindo Lírio Do Mar no Fundo da Água

Lírio Do Mar – Respiração: Como Funciona sua Respiração?

Quando você imagina um lírio do mar, flutuando lentamente pelo fundo do oceano, talvez não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *