Home / Animais / Arara Verde e Amarela: Características e Imagens

Arara Verde e Amarela: Características e Imagens

Essa sim parece ser a ave símbolo do Brasil. Ela é, de fato, verde e amarela! E é endêmica do Brasil! Sabe que ave é essa? Vamos conhecer um pouco mais da arara verde e amarela, ou melhor, da ararajuba.

Arara Verde E Amarela: Características E Fotos

Seu nome científico é guaruba guarouba e é uma arara neotropical de tamanho médio, originário da Bacia Amazônica do interior do Brasil. Sua plumagem é principalmente amarelo brilhante, com um tom quase dourado, mas também possui penas de vôos verdes.

A arara verde e amarela tem 34 cm de comprimento e é principalmente amarela com verde nas asas externas e com uma cauda totalmente amarela. Possui um grande bico cor de chifre (cinza), anéis oculares claros rosa-pálidos, íris marrons e pernas rosadas. Machos e fêmeas têm aparência externa idêntica.

Os juvenis são mais maçantes e têm menos plumagem amarela e mais verde que os adultos. A cabeça e o pescoço do juvenil são em sua maioria verdes, a parte de trás é verde e amarela, a parte superior da cauda é principalmente verde, a mama é esverdeada, os anéis oculares são cinza-claros e as pernas são marrons.

Distribuição e Habitat

Seu alcance é estimado em cerca de 174.000 km², entre os rios Tocantins, Baixo Xingu e Tapajós, na Bacia Amazônica, ao sul do rio Amazonas, no estado do Pará, norte do Brasil. Registros adicionais ocorrem no norte adjacente do Maranhão.

Eles habitam uma faixa estreita e relativamente pequena no norte do Brasil. Infelizmente, essas aves são uma raça vulnerável, sofrendo muito nos anos oitenta. Desmatamento rápido, armadilhas ilegais para mercados de animais de estimação e predadores, tudo isso levou a um grande declínio nos números. Hoje, eles são altamente protegidos.

Taxonomia Confusa

Anteriormente classificada como aratinga guarouba, é agora uma espécie única no gênero guaruba, um dos inúmeros gêneros de aves de cauda longa em tribo arini do Novo Mundo. A tribo arini juntamente com os papagaios da Amazônia e alguns gêneros diversos compõem a subfamília arinae de pstacídeos neotropicais na família psittacidae de verdadeiros papagaios.

O nome específico guarouba é derivado do tupi antigo: guará sendo “pássaro pequeno”; e o velho tupi: yuba sendo “amarelo”; resultando em “pequeno pássaro amarelo”. As diferentes grafias dos nomes de gênero e espécie resultam das diferentes grafias usadas por Lesson e Gmelin quando postularam os táxons.

Apesar das pequenas confusões, a convenção taxonômica é manter os nomes como escritos pelas autoridades originais. Estudos moleculares mostram que guaruba e diopsittaca são gêneros irmãos. Também está intimamente relacionado com leptosittaca branicki.

Reprodução da Arara Verde E Amarela

Filhote Arara Verde E Amarela
Filhote Arara Verde E Amarela

O sistema de criação da arara verde e amarela é quase único entre os psitacídeos, pois os pares são auxiliados por um número de ajudantes que ajudam na criação dos filhotes. Este comportamento é menos comum com os periquitos em cativeiro, que muitas vezes abandonam seus filhotes após três semanas.

Depois que a arara verde e amarela atinge a maturidade sexual com a idade de três anos, a época de reprodução começa em novembro e vai até fevereiro. As aves se aninham em uma árvore alta, em cavidades de nidificação mais profundas do que a média, e colocam uma média de quatro ovos brancos, que protegem agressivamente.

O período de incubação é de cerca de 30 dias, nos quais o macho e a fêmea se revezam na incubação. Nos primeiros anos de maturidade sexual, as araras verde e amarela tendem a colocar garras inférteis até os seis a oito anos de idade. Em cativeiro, elas retomam a reprodução quando seus filhotes são retirados delas.

Ao nascer, os filhotes estão cobertos de branco para baixo que eventualmente vai escurecendo dentro de uma semana. No final da terceira semana, as penas das asas começam a se desenvolver. Os juvenis são brincalhões, mas podem se tornar abusivos contra seus pares. Filhotes são predados por tucanos, o que pode explicar seu comportamento social. Os ninhos são vigorosamente defendidos dos tucanos por vários membros do grupo.

A Ararajuba Como Ave De Estimação

As araras verde e amarela são consideradas aves animadas e incrivelmente divertidas, com uma rica personalidade e uma fonte inesgotável de risadas e surpresas. Um dos maiores palhaços da avicultura, essas araras exóticas estão no topo quando se trata de diversão e beleza também. Mas são aves de estimação caras e difíceis de encontrar, embora seja uma das raças mais frequentemente resgatadas de abrigos.

As primeiras coisas a notar são o grande e poderoso bico de arara e uma cauda larga. Elas têm uma envergadura grande e exigem muito espaço. Considere um aviário ou uma gaiola muito grande, para que sua arara prospere. Mas na maioria das vezes, essas aves tornam-se parte da família, com a liberdade da casa à sua disposição. Apenas certifique-se de proteger tudo antes de deixar sua arara de estimação vaguear.

Uma das características adoráveis é a sua peculiar e fofa paixão por falar. Palavras e frases comuns são facilmente repetidas, mas há também a conversa de papagaio amada, o murmúrio que se assemelha à fala humana. Essas aves também são imitadores habilidosos, freqüentemente repetindo sons comuns como beijos, bips e latidos. São muito receptivos à música, e não hesitarão em dançar e fazer uma série de truques bobos quando a batida cair.

Sua dieta deve basear-se em uma mistura de sementes para papagaios maiores. Além disso, sua ave de estimação deve ter suplementos na forma de alimentos ricos em proteínas. Milho, feijão e leguminosas cozidos, assim como frutas e vegetais, devem ser incluídos na dieta. Para o guaruba, uma dieta bem equilibrada é uma grande parte do cuidado adequado. Banheiras e chuveiros também devem ser regulares, servindo como recompensas e pré-requisitos para uma boa saúde.

Estas são araras saudáveis e relativamente longevos, com uma vida útil média de até 30 anos. Isto, emparelhado com uma personalidade divertida, irá torná-los grandes companheiros. O foco principal deve estar na interação social e, acima de tudo, muito espaço. Não negligencie a sua ave, limitando seus movimentos a uma pequena gaiola sem nunca deixá-los sair.

Status de Conservação

Ararajuba Em Conservação
Ararajuba Em Conservação

A arara verde e amarela está na Lista Vermelha da IUCN como vulnerável. Isso se deve em grande parte ao desmatamento e à captura de aves silvestres para a avicultura , onde a demanda é alta devido à atratividade de sua plumagem. Localmente, são considerados pragas por se alimentarem de plantações e são caçados como alimento ou esporte. Estima-se que a população atual esteja na faixa de 10.000 a 20.000.

Um exemplo do deslocamento dessas aves pela perda de habitat vem da construção da barragem de Tucuruí, no Pará, de 1975 a 1984. Mais de 35.000 habitantes da floresta foram forçados a sair do que era um habitat considerado “entre os mais ricos e mais diversificados do mundo”. Além disso, 2,875 km² de floresta foram inundados e 1.600 ilhas foram produzidos pelas inundações, todos os quais foram fortemente desmatada.

Um esforço internacional liderado pelo governo brasileiro em parceria com a Parrots International, Fundação Lymington, Universidade de São Paulo e outros está em andamento para criar aves jovens em cativeiro para reintegrá-los ao seu habitat natural com o apoio de moradores do nordeste brasileiro.

Veja também

Besouro Leopardo : Características, Nome Cientifico e Fotos

Nome Científico do Besouro Leopardo O Besouro Leopardo é uma espécie de besouro classificada cientificamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *