Home / Animais / Quais São Os Benefícios Do Marisco?

Quais São Os Benefícios Do Marisco?

Existem milhares de animais marinhos em todos os oceanos, profundidades e climas ao redor do mundo.

Esses animais vivem há milhares de anos nos mares, e é provável que a primeira espécie de ser vivo tenha surgido lá.

Por isso, já dá para imaginar a importância dos animais marinhos para a nossa vida e para a humanidade no geral, certo?

Bom, a importância é enorme, já que foi possível estudar diversas outras espécies de animais a partir do primeiro ser vivo encontrado no mar há bilhões de anos atrás.

Os animais marinhos, conforme foram evoluindo, começaram a ser os responsáveis pelo equilíbrio ambiental e também pelo equilíbrio na cadeia alimentar.

Após o surgimento dos primeiros seres humanos na Terra, os animais marinhos se tornaram um dos principais alimentos.

Por isso, hoje vamos entender um pouco melhor quais são esses animais marinhos, e o que significa marisco.

Além disso, você vai aprender quais são os benefícios do marisco, quais são as suas características e muito mais.

Acompanhe essa leitura e não se esqueça de deixar um comentário no final dessa página contando para a gente a sua experiência com os mariscos!

Características Gerais Dos Mariscos

Na área da culinário os mariscos são, simplesmente, animais que são encontrados no mar e que possuem uma concha ou uma carapaça, e também são conhecidos como frutos do mar.

Alguns mariscos que podemos citar mais famosos são: moluscos, crustáceos, camarão, ostras, entre outros.

Eles podem ser extraídos de águas salgadas ou de águas doces, e são usadas principalmente para a alimentação de seres humanos, mas no mar, são usadas para alimentação por muitos peixes e animais marinhos.

Normalmente, as pessoas comem os mariscos da seguinte forme: com a mão esquerda o marisco é segurado, e com a direita é retirada a sua casca utilizando um garfo que possui dois dentes.

Mariscos
Mariscos

Em outros casos, os mariscos podem ser servidos como se fosse um prato de peixe, e nesse caso, é utilizado os talheres normais para peixes.

A demanda por mariscos é muito alta, e esse mercado sustenta muitos países que vivem da pesca e do mar.

Os mariscos estão incluídos na alimentação dos seres humanos há milhares de anos, apesar de no passado algumas pessoas não sabiam como identificar quais animais marinhos eram comestíveis ou não.

Em alguns casos, podia ocorrer a intoxicação por ingerir animais marinhos que possuem toxinas.

Onde Encontrar Mariscos

Os mariscos são encontrados principalmente nas cidades com praias, rios, lagos ou cachoeiras, e é um dos principais pratos que são vendidos.

Nas lojas, restaurantes e lanchonetes os mariscos são vendidos de forma fresca e servidos, em alguns casos, logo após ser pescado e ter saído do mar.

Em locais onde não há praia, os mariscos podem ser encontrados em peixarias, alguns açougues e também nos supermercados.

Os mariscos são vendidos por um preço que pode variar muito conforme a espécie que é vendida.

Normalmente, os preços variam entre 10 até 100 reais o quilo de alguma espécie de marisco, mas esse preço depende também da cidade onde está sendo vendido.

As cidades que possuem praias costumam vender mariscos com um preço muito mais baixo, pois não há gasto com transporte, armazenamento, entre outros.

Em cidades mais distantes, que não possuem praia, os mariscos podem ser encontrados com preço mais alto.

Isso ocorre porque para os mariscos serem enviados para outras cidades há um gasto maior com transporte, armazenamento, entre outros, o que faz com que o preço seja maior.

Benefícios dos Mariscos

Os mariscos, além de serem uma alimentação para os humanos há milhares de anos, eles possuem muitas proteínas e vitaminas, e são ótimos para a saúde.

Vamos conferir os principais benefícios de alguns mariscos:

Camarão: esse marisco é muito rico em proteínas e também em vitaminas do complexo B, além de possuir muito cálcio, iodo e também zinco. Possui, no entanto, um teor muito alto de colesterol, e deve ser evitado por pessoas com problemas cardíacos.

Polvo: além de ser uma fonte muito boa de ômega 3, ele também aumenta os níveis de colesterol bom, e possui grande quantidade de selênio, fósforo, potássio, cálcio e fósforo.

Lula: é um importante animal para auxiliar na construção e recuperação dos músculos, além de ter muita proteína, ele possui vitamina B12, vitamina C e também zinco, hormônios e enzimas. Pode, no entanto, ser um causador de alergia em algumas pessoas.

Mariscos Pescados
Mariscos Pescados

Siri: sem contraindicações, esse marisco é uma ótima fonte de proteínas, com muita quantidade de vitamina C, B e A, além de possuir zinco, cálcio e muitos sais minerais. É recomendado para idosos que possuem problemas nas articulações e também nos ossos.

Ostra: é uma ótima fonte de proteína, com um baixo valor calórico e alta quantidade de ômega 3, o que previne as doenças de coração.

Principais Receitas Com Mariscos No Mundo

Nos Estados Unidos e também na parte leste do Canadá, os mariscos mais consumidos e capturados são o lavagante, moluscos e bacalhau.

O principal prato feito é uma sopa de peixes e mariscos que é servido principalmente na região da Nova Inglaterra.

No Brasil, há uma grande variedade de pratos que são feitos com mariscos, e é um dos principais tipos de comércios nas praias.

Na Bahia, o prato mais famoso com mariscos se chama Vatapá, e os principais mariscos são: camarão, bacalhau e vários temperos e acompanhamentos.

Receitas Com Mariscos
Receitas Com Mariscos

Outro prato muito famoso é o acarajé, e ele é servido em um bolo feito de feijão, com camarão seco, caruru e também com vatapá.

A moqueca, que também é servida na Bahia, é um caldeirão com vários peixes e vários frutos do mar encontrados no mar.

No Amazonas, o principal prato que é servido é chamado de Tambaqui, e servido como um caldo, é uma das comidas mais típicas.

Esses são os principais pratos feitos com mariscos, no entanto, há ainda muitos outros ao redor do mundo, e que podem ser servidos de diversas formas e maneira.

E então o que você achou do conteúdo? Não esqueça de deixar nos comentários qual o seu marisco preferido e alguma receita que você conheça!

Veja também

Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Os marrecos são aves aquáticas pertencentes à família dos Anatídeos. Estas aves produzem uma carne …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *