Home / Animais / Albatroz Errante Curiosidades

Albatroz Errante Curiosidades

O albatroz errante é uma espécie de ave marinha que pertence a família Diomedeidae e também pode receber o nome de albatroz gigante ou albatroz viageiro.

Esta espécie de albatroz geralmente pode ser encontrada nos arredores do Oceano Antártico, porém ainda pode ser encontrado na América do Sul, África do Sul e ainda na Austrália. Diferente de algumas espécies que pertencem a mesma família, o albatroz errante não possui a capacidade de submergir na água em busca de suas presas, e por este motivo ele somente se alimenta de animais que podem ser capturados mais facilmente na superfície do oceano.

Faz parte das 21 espécies de Albatroz existentes no mundo, e se encontra dentro das 19 espécies que estão vulneráveis a extinção.

O albatroz errante é uma espécie que possui algumas curiosidades sobre alguns hábitos que ele possui. Neste artigo vamos trazer um pouco mais de informações sobre suas características, além de sua morfologia, hábitos alimentares, reprodução, além do risco de extinção.

Características Morfológicas do Albatroz Errante

O albatroz errante carrega consigo o título de uma das aves com maior envergadura além de a maior voadora do planeta Terra, sendo acompanhado do Marabu, que é uma espécie de cegonha africana e do Condor Dos Andes, que faz parte da família dos urubus. Sua envergadura chega em torno de 3,7 metros e pesam até 12 quilos dependendo do sexo da ave, sendo que as fêmeas podem pesar cerca de 8 quilos e os machos podem chegar até 12 quios com facilidade.

Envergadura do Albatroz Errante
Envergadura do Albatroz Errante

Quanto as suas penas, apresentam uma cor predominantemente branca, enquanto as pontas da região mais inferior de suas asas apresentam uma coloração mais escura, o preto. Os machos possuem uma plumagem de coloração mais branca que as fêmeas de albatroz errante. O bico do albatroz errante possui uma coloração rosada ou então em um tom amarelado e possui uma curvatura na região superior.

As asas deste animal possuem um formato fixo e convexo, permitindo assim que ele consiga voar grandes distâncias utilizando a técnica de voo dinâmico e voo talude. A velocidade de seu voo pode atingir incríveis 160 Km/hora.

Além disto, como as demais espécies de Albatroz, o Albatroz Errante possui os dedos unidos por uma membra com a finalidade de conseguir uma melhor performance na água relacionadas principalmente ao pouso e decolagem dos animais para capturar sua presa principalmente.

A Alimentação Do Albatroz Gigante

Como já pudemos conferir no outro texto do site que fala sobre o albatroz, que eles normalmente se alimentam de forma geral de crustáceos, peixes e moluscos e que cada espécie possui uma certa preferencia pelo tipo de alimento.

No caso do albatroz errante, o alimento preferido por ele são as lulas, porém embora possam se alimentar de algumas da opções que foram citadas aqui, porém em alguns casos o albatroz pode consumir animais mortos que estão boiando em alto mar, mas que ainda assim esteja inserido dentro da dieta que ele já está acostumado.

A sua alimentação é feita preferencial durante o dia, o que pode ser explicado pelo fato que eles localizam a sua presa através do sentido da visão, e não pelo olfato, como acontece com algumas espécies.

A Reprodução Do Albatroz Errante

De forma geral o albatroz amadurece sexualmente depois de muito tempo, praticamente 5 anos, o que pode ser explicado pela sua alta expectativa de uso.

O albatroz normalmente põe os seus ovos durante o período que ocorre de dezembro a março. Após o acasalamento a fêmea o macho passam a se revezar com o propósito que chocar o ovo e depois cuidar do filhote que nascerá dele.

O tempo de incubação desses ovos dura cerca de 11 semana.Durante esta incubação compartilhada, os pais se unem e se revezam em cuidar dos ovos, além de chocá-los enquanto o outro vai atrás de alimento para o companheiro e para os filhotes depois que eles nascem.

Depois que nascem, o filhote de albatroz assim que nasce possui uma penugem com coloração marrom e depois disso, assim que ficam maiores, o albatroz passa a possuir penugem de coloração branca mesclada com cinza. Uma curiosidade sobre o albatroz é que os machos geralmente possuem mais a pena com um tom mais branco do que as fêmeas.

Albatroz Errante Outras Curiosidades

O albatroz é uma ave monogâmica e depois de escolherem sua parceira no ritual de acasalamento eles formam um casal, e nunca mais se separam.

Além disto o tempo para o desenvolvimento dos filhotes de albatroz é considerado como um dos mais demorados do mundo. isto pode acontecer devido ao fato de a proteína que é consumida através de sua alimentação pode afetar diretamente no desenvolvimento e crescimento do filhote.

O Albatroz é uma ave que é bastante curiosa, e ele costuma seguir os navios que passam em alto mar. Porém algumas pessoas se aproveitam desta aproximação do Albatroz para fazer alguma coisa, como ter que matar esses animais para diversos fins.

Albatroz Dentro de Um Navio
Albatroz Dentro de Um Navio

O osso desta ave parece ser muito leve e macio, com isto, algumas pessoas passaram a utilizar os seus ossos para fabricar algumas coisas, como por exemplo, flautas e até mesmo agulhas.

Vulnerabilidade E Risco De Extinção

Existem dois fatores que são grandes responsáveis pelas mortes desses grandes animais que são os albatrozes. O primeiro fato é o que diz respeito ao afogamento sofrido por essas aves ao se enroscarem em ganchos de pesca e depois serem arrastados por diversos quilômetros sem terem a chance de escaparem.

O segundo fator, também gera impacto não só no risco de extinção do Albatroz, mas de todos os animais de forma geral. A morte desta ave pode ocorrer por obstrução da via digestória podendo levar a desnutrição uma vez que não é um material passível de ser digerido pelo organismo. O pior pode acontecer ainda caso o pai ou mãe que tiver consumido plástico, regurgitá-lo e dar como alimento para seus filhotes, causando assim uma desnutrição e morte por vias indiretas.

A preservação, não só desta mas de todas as espécies de albatroz é de extrema importância para controlar a quantidade de material orgânico que fica disponível em auto mar, porém acaba sendo consumido por eles como alimento, ou seja, sua função na natureza é essencial.

Veja também

Borboleta Junonia Evarete: Características, Habitat e Fotos

As borboletas são muito bonitas e fazem de qualquer lugar mais bonito, sendo muito usadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *