Home / Animais / O Que É Albatroz?

O Que É Albatroz?

Muito provavelmente você já deve ter escutado a palavra Albatroz alguma vez na sua vida, porém embora seja uma palavra familiar, pode ser que você não saiba o que é um Albatroz.

A palavra Albatroz deriva do árabe e significa “o mergulhador”. O Albatroz é uma ave marinha, que pertence a família dos Diomedeidae e ao todo são documentadas 21 espécies que são divididas em 4 gêneros: Diomedea , Thalassarche, Phoebastria e Phoebetria. Já foi registrado que pelo menos 7 das 21 espécies existentes de Albatroz podem ser encontradas no Brasil.

Essas aves podem ser encontradas distribuídas pelo Oceano Antártico e ao norte do Oceano Pacífico e apresentam como uma das principais características ser um animal de grande porte e embora sejam aves marinhas também conseguem se deslocar facilmente em terra firme.

Características Do Albatroz

Agora que você já sabe basicamente o que é Albatroz, vamos as suas características morfológicas.

A cor da plumagem do Albatroz pode variar de acordo com o gênero a qual pertence, porém ela varia desde a predominância de penas brancas, até cores mais escuras, como o marrom e o cinza. Como já foi dito anteriormente, esta ave, de maneira geral apresenta grande porte, porém seu peso e comprimento também varia de acordo com a espécie.

Como são animais caçadores e que tem preferência por se alimentar de peixes e moluscos, o seu bico é grande, muito forte e apresenta uma curvatura que é extremamente eficiente para ajudar a capturar e segurar presas de textura lisa, como é o caso dos peixes por exemplo. As suas narinas, que ficam localizadas na região lateral de seu bico são altamente eficientes na percepção de cheiros, uma vez que o Albatroz localiza o seu alimento através do olfato, além disso elas ainda possuem a função de excretar sal.

Albatroz Localizando seu Alimento
Albatroz Localizando seu Alimento

Esta excreção de sal tem de ser feita devido ao fato de esses animais possuírem uma glândula de sal em seu crânio, que fica localizada bem acima de seus olhos e é responsável por retirar da circulação sanguínea do Albatroz o excesso de cloreto de sódio que fica concentrado em seu sangue.

Suas patas, embora sejam eficientes para caminharem no solo são totalmente projetadas para permitir alta performance na água, uma vez que os seus dedos são ligados por uma membrana que permite que o Albatroz possa pousar sobre a água e também nadar de forma eficiente.

Albatroz Em Pleno Vôo Sobre as Águas
Albatroz Em Pleno Vôo Sobre as Águas

Dependendo da espécie, como as pertencentes ao gênero Diomedea, a envergadura de sua asa pode atingir incríveis 3,40 metros caracterizando assim, este Albatroz como a ave com a maior envergadura já registrada na natureza quando se trata de animais não extintos.

A Alimentação Do Albatroz

Os Albatrozes costumam se alimentar de peixes, moluscos como o polvo e a lula, além de crustáceos como camarões e lagostas. Embora todas as espécies possam se alimentar dos animais que foram anteriormente citados, algumas espécies podem ter preferência por consumir mais peixes ou mais moluscos, como é o caso do Albatroz de Laysan.

Embora costumem se alimentar de peixes e moluscos que são trazidos a superfície pela correnteza, existem alguns registros que confirmam que os albatrozes tem a capacidade de mergulhar em alto mar para ir em busca de seu alimento, chegando a atingir profundidades de até 12 metros dependendo da espécie.

Reprodução

O Albatroz é uma ave cuja maturação sexual ocorre somente por volta dos 5 anos de idade, porém dependendo da espécie só irão acasalar quando atingirem idade próxima aos 10 anos de idade.

O acasalamento ocorre mais tardiamente porque o Albatroz possui um especial e famoso ritual de acasalamento que é composto de danças e posturas adotadas por ele para impressionar o sexo oposto durante a escolha de seu par ideal. Para que todo esse processo ocorra da forma mais perfeita possível, depois que atinge a sua maturidade sexual, o Albatroz passa a participar dos ritos de acasalamento como uma espécie de aprendiz, até que ele esteja realmente pronto para participar e escolher/responder a sua parceira de forma correta.

Os casais de Albatrozes que se unem possuem a tendência de permanecerem juntos pelo resto da vida. Depois de se acasalarem, normalmente vão para uma ilha isolada onde irão construir os seus ninhos e por os seus ovos, com exceção do Albatroz-das-galápagos que não constroem ninhos.

Albatroz Chocando Ovo em Seu Ninho
Albatroz Chocando Ovo em Seu Ninho

Esta ave costuma por apenas um ovo durante o período de reprodução e o período de incubação deste ovo pode durar até 80 dias, dependendo da espécie. Após o nascimento do filhote de albatroz os pais se revezam em seus cuidados, proteção e alimentação até que estes possam voar e se defender sozinhos.

Curiosidades

Agora que você já sabe o que é Albatroz vamos a algumas curiosidades sobre esta interessante e curiosa ave.

A primeira curiosidade se refere ao seu voo, uma vez que o Albatroz é uma ave super ágil no ar e normalmente utilizam duas técnicas de voo. Uma das técnicas é denominada de voo dinâmico, onde ele se aproveita do gradiente de vento para diminuir o seu gasto energético durante esta atividade e o outro é chamado de voo talude, onde a ave voa contra o vento para ganhar altitude.

Além disto existe uma espécie de superstição em torno dessas aves, que é levada a sério principalmente por alguns marinheiros. Diz a lenda que não se deve matar um albatroz, pois eles são na verdade a alma de algum marinheiro que morreu em alto mar e caso você mate um albatroz coisas ruins poderão acontecer com você.

Perigo de Extinção

Praticamente todas as espécies de Albatroz correm risco de extinção e os fatores que causaram esta situação são variados. Um dos motivos que levou a esta situação é a caça desses animais para servirem como alimento ou como forma de distração. Esta prática foi e vem sendo realizada há muitos anos causando diminuição crítica da população de algumas espécies.

Outro fator preocupante é a pesca pirata que faz com que o Albatroz se afogue ao ficar preso no anzol de pesca por serem atraídos pela isca que os pescadores utilizam, além disto a morte destas aves vem aumentando nos últimos anos devido a ingestão de plásticos que são lançados ao mar. Este material não pode ser digerido pelo Albatroz e acaba tapando o tubo digestório levando a morte do animal pela falta de ingestão de alimento, uma vez que o Albatroz não consegue mais se alimentar devido a obstrução causada pelo plástico.

E ai? Agora além de saber o que é Albatroz você ainda aprendeu mais informações e curiosidades sobre ele. Como todo animal, essas aves possuem um papel importante no ecossistema e por isso a sua preservação é de extrema importância. Contribua com a preservação do Albatroz e de outras espécies descartando o seu lixo corretamente. O Albatroz agradece e toda a natureza também!

Veja também

Araçari-Miúdo-de-Bico-Riscado: Características, Habitat e Fotos

Tucanos e araçaris são um grupo de aves neotropicais facilmente reconhecidas por seus bicos coloridos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *