Home / Plantas / Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes asiático e europeu. Pertence à um gênero onde podemos encontrar diferentes espécies de plantas.

Sendo as mais conhecidas a Cyclamen Graecum e cyclamen Persicum. Mas ambas necessitam do mesmo tratamento. Da família dos Primulaceae, suas flores chamam bastante atenção devido à sua beleza exuberante.

Ela possui um diferencial com relação à outras flores: pode ser cultivada também no inverno.

Além disso, adapta-se bem em ambientes internos, o que aumenta mais ainda o interesse por essa espécie de planta, além do leve perfume agradável que exala.

A cíclame é considerada uma das plantas caseiras mais venenosas que podemos encontrar aqui no Brasil. Pois ela contém cyclamin, considerada uma substância tóxica, presente principalmente no seu tubérculo.

Assim, a sua ingestão pode causar náuseas, dores de cabeça, vômitos ou paralisia muscular de algumas áreas do corpo, caso a quantidade ingerida seja muito grande.

É recomendável que se dirija rapidamente a um hospital no caso de ingestão dessa planta. Por isso é muto importante manter crianças e animais longe do alcance dessa planta.

Suas Características Físicas

  • Pode medir entre 20 e 30 centímetros de altura. Portanto, se trata de uma planta baixa, rasteira, que se espalha em moitas;
  • Suas flores podem ser encontradas nas cores rosa, branca, salmão e vermelha. Algumas ainda são bicolores, com um formato bem parecido com uma borboleta;
  • Folhas no formato arredondado, na cor verde escuro, com traços finos, na cor verde claro,
  • Possui um caule fino e curto.
Planta Cíclame Características

Serve Para Que a Planta Clíclame?

A cíclame é utilizada, basicamente, como uma planta de decoração. Tanto em casas que possuem quintais enormes, quanto em apartamentos. Afinal de contas, ele se adapta com muita facilidade em ambientes fechados também, como dissemos acima.

Usada também como uma barreira de proteção contra predadores que atacam as plantações, já que ela é uma planta venenosa quando é consumida.

A comercialização dessa planta é bem rentável, exatamente pelo fato de ela se adaptar bem em qualquer ambiente. E ainda não exige muitos cuidados.

Cultivo da Cíclame

Pra quem tem interesse em cultivar essa planta, algumas informações são primordiais para que se obtenha bons resultados. Bem como para que você tenha uma planta saudável, que florescerá o ano todo.

Por se tratar de uma planta acidófila, o tipo de solo ideal é o ácido. O qual poderá ser enriquecido com adubos orgânicos, como casca de legumes, de frutas e borra de café, por exemplo.

Lembrando que substâncias como o calcário também fortalece, e muito, o solo para o plantio da cíclame.

A propagação dessa planta pode ser feita no final do verão, através de sementes, mudas e os tubérculos, em solo úmido. Seja num tabuleiro ou viveiro, de forma que fique bem protegida, para obter melhores resultados.

É necessário que ela seja regada, no mínimo 3, e no máximo 4 dias na semana, para que não haja acúmulo de água, e sua raiz venha a apodrecer. Por ser uma planta de baixo porte, pode ser plantada em vasos ou pequenos jardins.

Quanto às flores da cíclame, quando entram no período final da floração, se já estiverem secas, é necessário retirá-las de forma bem cuidadosa. Assim como demais partes da planta que também estiverem secas. Assim, ela se recupera melhor, regenerando e florescendo novamente no outono e no inverno.

Dicas Para Cuidar da Cíclame

Citaremos aqui alguns cuidados básicos para os apaixonados com essa planta de beleza encantadora. Seguindo nossas dicas, você manterá as flores mais bonitas, e com uma duração mais prolongada. Apesar de sua delicadeza, é uma planta fácil de cuidar.

Se trata de uma planta que gosta de ambiente fresco, nem muito quente, nem muito frio. Por isso, é ideal para ser colocada à beira de janelas e sacadas.

Mas vale lembrar que é bom que ela não seja colocada em uma posição onde receba luz direta, sempre a meia sombra, e em um ambiente ventilado.

Rega da Cíclame

O momento de regar as plantas, com certeza, é muito importante, pois cada espécie exige um cuidado diferente. No caso da cíclame, como dissemos, as regas devem ser, no mínimo 3, e no máximo 4 dias na semana, para que não haja acúmulo de água, e a sua raiz não apodreça.

É indicado que a irrigação aconteça logo pela manhã ou a tarde, após o pôr do sol. Assim, evita-se que a planta seja queimada, e previne-se um provável choque térmico pelo fato de a água estar fria, que devido a água estar fria. Isso pode produzir no contato com a planta aquecida pela luz solar.

Regar as plantas a noite não é muito indicado pois, assim como nos seres humanos, o metabolismo das plantas também está com sua atividade reduzida, descansando, não aproveitando como deveria os benefícios da água.

Uma dica muito valiosa é regar apenas o seu substrato. Assim, você evitará que as folhas e flores acumulem água, impedindo que ocorra a proliferação de fungos e parasitas.

O substrato, no caso de comercialização, deve ser bem preparado, e de forma correta, contendo um sistema de drenagem adequado, para que não haja acúmulo de água. É indicado usar uma matéria orgânica bem preparada, rica em adubos.

Recomenda-se que essa mistura de produtos orgânicos, com substâncias químicas, como o fertilizante NPK 4-14-8, que exigem um certo conhecimento, seja feita por um profissional da área.

Poda da Cíclame

Cuidar da cíclame é um processo simples. No entanto, exige cuidado na hora da poda. Deve-se cortar o caule apenas das folhas que já estão mortas. A poda faz com que surjam novas flores em um processo mais acelerado.

As flores nascem no fim do outono e no início da primavera. No entanto, respeitando os seus processos e cuidando da forma correta, a cíclame pode florescer o ano inteiro.

Poda da Cíclame

A poda do caule deve ocorrer sempre que for observado e constatado que ele está melado. Nesse caso, o corte deve ser imediato, para que não contamine as outras plantas.

Veja também

Flores Que Começam Com a Letra U: Nome e Características

As plantas que começam coma letra U normalmente são encontradas nos continentes asiático e europeu. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *