Home / Plantas / Tudo Sobre a Nespera: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre a Nespera: Características, Nome Científico e Fotos

A variedade de frutas existente em nossa flora é extremamente surpreendente, principalmente quando levamos em conta a flora do Brasil, extremamente rica com todas as espécies que temos espalhadas pelos mais diversos biomas em nosso país.

Porém, a verdade é que nem todas as frutas que conhecemos são originadas no Brasil, e mesmo assim elas são maravilhosas, mas um pouco menos conhecidas do que nossas frutas nacionais.

A nêspera é um exemplo de fruta que não era muito lembrada mas agora está ganhando uma maior visibilidade no mundo, principalmente por conta do seu sabor e de seus benefícios que vêm sendo descobertos cada dia mais.

Nespera
Cacho de Fruta da Nespera

Apesar disso, ela ainda é uma fruta desconhecida pela maioria das pessoas e que precisa ser discutida logo, já que uma dia sem consumir nêspera é como um dia sem receber seus benefícios no corpo.

Portanto, neste artigo iremos falar em especifico sobre a nêspera. Continue lendo para saber mais sobre suas características, o seu nome cientifico, ver algumas fotos e muito mais!

Nome Científico Da Nêspera

O nome cientifico é algo um pouco marginalizado no mundo da ciência popular, mas extremamente importante para que a gente consiga estudar um ser vivo de forma bem profunda e precisa, já que apenas o nome já nos oferece diversas características importantes e extremamente úteis para os estudos da ciência.

A verdade é que o nome científico surgiu no mundo para acabar com a grande diversidade de nomes que existiam na ciência, como é o caso da grande diversidade de nomes populares que temos atualmente. Com isso, o nome de um ser vivo passou a ser um só, independente do idioma ou do contexto em que ele está sendo estudado.

No caso da nêspera, podemos dizer que o seu nome cientifico é Eriobotrya japonica, e é interessante entendermos porque essa fruta acaba levando esse nome em linguagem cientifica.

O nome cientifico de um ser vivo é formado pelo seu gênero e a sua espécie, sendo que o gênero deve ser representado com a primeira letra maiúscula e a espécie deve ser representada com todas as letras minúsculas.

Assim, podemos dizer que a nêspera faz parte do gênero Eriobotrya e da espécie japonica, como é possível perceber pelo nome cientifico.

Portanto, agora você já sabe exatamente qual é o nome cientifico dessa fruta, qual a utilidade que um nome cientifico possui e como ele é formulado pela Ciência.

Características Da Nêspera

Saber as características do ser vivo que estamos estudando também é essencial para entendermos um pouco mais sobre ele, já que as características dizem exatamente como ele é e como ele se comporta no ambiente natural.

No caso da nêspera,  ela uma fruta que nasce em uma árvore (a nespereira) de médio porte, podendo chegar a medir apenas 1,2 metros de altura. Ela é uma fruta que cresce sob sol pleno e nasce em árvore perene.

Além de tudo isso, podemos dizer que a nêspera pode se assemelhar a uma laranja. Isso porque ela é redonda e possui uma cor laranja na casca, que também é porosa com diversos furinhos. A diferença principal existente entre as duas é o tamanho, já que a nêspera é menor do que a laranja em si.

Portanto, essas são algumas características interessantes que podemos citar sobre a nêspera para que você entenda ainda mais sobre essa fruta.

A Origem Da Nêspera

A verdade é que apenas pelo nome cientifico da fruta (mais especificamente o nome da espécie) muito provavelmente você já sabe qual é a origem da nêspera.

Como dissemos anteriormente, nem todas as frutas que consumimos no Brasil são nativas do nosso país, e esse é exatamente o caso da nêspera. Isso porque na verdade essa é uma fruta que teve origem no Japão, local em que atualmente ela também é muito consumida.

É interessante notarmos que as condições climáticas e geográficas do Japão e do Brasil são completamente diferentes e até mesmo opostas, mas mesmo assim essa fruta conseguiu se desenvolver também em nosso território.

Porém, é claro que a grande maioria das nêsperas consumidas no Brasil é importada do exterior, principalmente porque essa é uma fruta que possui características de cultivo um pouco especificas, mesmo que elas se encaixem aos padrões do Brasil.

Portanto, agora você já sabe também que quando está consumindo uma nêspera está na verdade consumindo uma fruta importada que teve origem no continente asiático, mais especificamente no país insular conhecido como Japão.

Benefícios Da Nêspera

Nêspera no Cestinho
Nêspera no Cestinho

É ainda mais interessante estudar e saber quais são os benefícios do alimento que você está consumindo, principalmente quando esse alimento é extremamente rico em fibras, como é o caso da nêspera.

A nêspera é um alimento excelente para quem tem  problemas intestinais. Isso porque, além de ser rica em fibras, ela possui outras vitaminas e nutrientes essenciais para que o corpo consiga fazer o intestino funcionar da maneira correta.

Ela pode ser classificada como tendo uma utilidade parecida com a da ameixa, que também é outra fruta conhecida por ser excelente regulando o intestino, por exemplo.

Por isso, é uma excelente ideia incluir mais nêsperas na sua alimentação caso você tenha algum problema no intestino aparentemente difícil de ser resolvido. Porém, é importante lembrar que essa é uma fruta com grau de acidez considerável, e por isso você precisa tomar cuidado na hora de comer, já que ela em excesso demais irá aumentar a acidez do seu organismo.

Portanto, consuma nêspera de maneira equilibrada durante o seu dia a dia e com o passar do tempo você com certeza conseguirá notar todos os benefícios que ela apresenta para o seu corpo e também para o funcionamento do seu organismo, principalmente com relação ao intestino como já dissemos anteriormente!

Quer saber ainda mais informações interessantes e de qualidade sobre outras frutas que temos no Brasil, mas não sabe exatamente onde encontrar textos confiáveis na internet? Sem problemas, temos sempre o texto certo para você no Mundo Ecologia! Para isso, leia também aqui em nosso site: Quanto Tempo Demora Para um Pé de Nêspera Dar Frutos?

Veja também

Gabiroba Murici: Características, Nome Cientifico e Fotos

A gabiroba é nativa dos cerrados do Brasil. Mas, também pode ser encontrada por todo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *