Home / Plantas / Quais São Os Benefícios E Malefícios Da Framboesa?

Quais São Os Benefícios E Malefícios Da Framboesa?

A framboesa é uma fruta doce, levemente ácida e suculenta. De cor vermelha escura, a fruta tem sua origem na Ásia e está espalhada por todo o Brasil. Além disso, é uma fruta rica em nutrientes e sais minerais. Mas, será que a framboesa possui malefícios? E quais são seus benefícios? Neste artigo vamos responder isso a você. Acompanhe!

Origem E Características Da Framboesa

A framboesa é uma fruta com sabor muito suave e adocicado. De nome cientifico Rubus Idaeus, a planta é da família das rosáceas e originária das montanhas do Mediterrâneo, dos campos da Ásia e da Europa. Os primeiros relatos da planta datam da era pré-cristã, na Ásia Menor.

A framboesa pode pesar de 2,5 até 5 gramas e seu sabor pode ser doce ou um pouco ácido, com aroma bastante característico. Por ser uma fruta muito delicada, seu manuseio deve ser com muito cuidado, evitando ao máximo mexer muito com o fruto para evitar que fiquem sujas ou amassadas.

Seu cultivo exige diversos cuidados e um preparo mais atento. Por ser uma planta típica de climas temperados, ela exige, no mínimo,700 horas de exposição ao frio, com temperaturas menores que 7ºC. O fruto, muitas vezes, confundido com a amora, devido a sua aparência, entretanto, a amora não precisa de temperaturas frias para se desenvolver e a framboesa é oca e mais delicada.

A safra de framboesa vai de dezembro a janeiro e apresenta grande capacidade de multiplicação, sendo necessário ser feito desarranjo dos arbustos a cada três ou quatro anos. Deles, é feito mudas que devem ser levados para outro local, para que não haja disputa entre os ramos, o que pode prejudicar a produção. Depois de um ano e meio após serem plantadas no local definitivo as mudas começam a dar frutos, lembrando que para isso, o solo deve ser bem adubado e fértil.

Apesar de ser uma fruta com diversos benefícios, a venda in natura é bem pequena, comparado com o volume de produção. Isso acontece devido a framboesa ser muito utilizada na fabricação de doces, geleias, sorvetes, licores, sucos e outros produtos.

Maiores Produtores

A framboesa é produzida em praticamente todo o mundo, sendo a Rússia a maior produtora. Depois vem a Sérvia, Montenegro, Estados Unidos e Polônia, nessa ordem.

Na América do Sul, o Chile é o maior produtor, seguido da Argentina e Uruguai que vem aumentando a produção nos últimos anos. No Brasil, a planta foi trazida pelos imigrantes alemães, os quais plantavam para consumo próprio em seus quintais. Hoje em dia, a planta é cultivada para fins comerciais principalmente na região de Campos do Jordão, em São Paulo. De lá, o fruto vai para o Rio Grande do Sul e Minas Gerais, para abastecer as agroindústrias da região de Vacaria (RS), Caxias do Sul (RS) e Serra da Mantiqueira (MG).

O mercado da framboesa vem ganhando mercado, pois as pessoas têm se interessado pelo fruto devido a seus benefícios. Inclusive, nos últimos anos, a fruta vem sendo importada do Chile, em sua forma congelada, para abastecer as indústrias do país.

Benefícios Da Framboesa

Benefícios Da Framboesa
Benefícios Da Framboesa

Você pode estar se perguntando quais são os benefícios da framboesa e quais suas vantagens quando comparada a outras frutas. Pois bem, vejamos alguns de seus benefícios.

Poucas Calorias

a framboesa é uma fruta com muito poucas calorias, podendo ser consumida à vontade por quem está fazendo dieta. Como possui poucos carboidratos e muitas proteínas, ela ajuda a aumentar a saciedade, além de dar mais energia. Também, devido a produzir pouca insulina no corpo, é muito recomendada para quem possui diabetes.

É Antioxidante

Um dos seus principais benefícios é a ação antioxidante. Assim como outras frutas vermelhas, a framboesa ajuda a diminuir o envelhecimento da pele, além de garantir elasticidade e beleza a ela, eliminando as rugas. Também ajuda a fortalecer o corpo, prevenindo de várias doenças. Ainda ajuda o corpo a produzir mais colágeno, por isso é muito usada em cremes e máscaras para o rosto.

Vitaminas, Potássio E Fibras

Como possui grande quantidade de vitamina C, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, além de melhorar a cicatrização ser boa para controlar o colesterol. A fruta também é rica em potássio que ajuda na circulação sanguínea e na saúde dos músculos. Também possui fibras, que são ótimas aliadas para melhorar o sistema digestivo.

Boa Para Gestantes

Por ser rica em ácido fólico, que é um nutriente essencial para o bom desenvolvimento do bebê, a framboesa é muito indicada para as gestantes. Seu consumo ajuda a manter uma alimentação saudável e uma gravidez mais tranquila.

Ajuda A Visão

A framboesa pode ser benéfica em caso de degeneração macular, que é a perda da visão devido a problemas na retina. Isso porque seus ingredientes possuem antioxidantes e vitaminas que são muito importantes para combater o problema. Assim, a framboesa funciona como um remédio natural.

Garota Comendo Framboesa
Garota Comendo Framboesa

Malefícios Da Framboesa

Agora que você já conhece os principais benefícios dessa fruta, também é importante saber alguns de seus malefícios. Sim! A framboesa pode trazer alguns danos para sua saúde, confira.

Alérgica

Assim como qualquer alimento, ela deve ser consumida com moderação e precaução. No caso da framboesa, suas bagas vermelhas podem ser alérgicas, principalmente para quem sofre de diabetes e problemas renais.

Constipação

Quem sofre de constipação ou é propenso a tê-la, deve evitar o consumo do chá de folhas de framboesa, pois o chá tem grande propriedade adstringente. Também na gravidez seu consumo deve ser evitado, pois pode vir a causar um parto prematuro.

Quem sofre com pedras nos rins ou com a gota também deve evitar o consumo do chá, pois este pode piorar a doença.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a framboesa, seus benefício e malefícios, que tal saber mais sobre o mundo das plantas e dos animais? Nosso site tem as informações que você precisa. Não deixe de nos acompanhar.

Veja também

Briófitas

O Que Significa Fase Dominante em Plantas?

Todos já sabemos que o número de espécies de plantas existentes no mundo é enorme, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *