Home / Plantas / Propriedades do Arroz Cru, Fibras e Sais Minerais Presentes

Propriedades do Arroz Cru, Fibras e Sais Minerais Presentes

O arroz é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros e asiáticos. Ao consumir um alimento é claro que ele afetará todo o funcionamento do nosso corpo, já que cada alimento possui propriedades nutricionais únicas, que devem condizer com nossas necessidades.

Porém, muitas pessoas ainda veem o arroz como um vilão apenas por causa de seus carboidratos, sendo que carboidratos devem ser consumidos pelo organismo para nos dar energia e sendo que o arroz é muito mais do que isso, como veremos a seguir.

Portanto, neste artigo iremos falar especificamente sobre o arroz cru: quais são suas fibras, seus sais minerais e todos os outros componentes presentes no arroz que com certeza trarão benefícios para a sua saúde! Continue lendo para entender por que esse alimento é tão importante no seu dia a dia.

Carboidratos do Arroz Cru

No nosso corpo precisamos de alimento para quebrar as moléculas de açúcar e transformá-las em energia para que todos os órgãos e sistemas funcionem da melhor maneira. Para que isso ocorra, precisamos consumir alimentos que são considerados fontes de carboidrato, já que os carboidratos são os primeiros macronutrientes a serem quebrados para transformar o açúcar em energia.

Dessa forma, o arroz é uma excelente fonte de carboidrato. Além de nos dar energia, ele não é um carboidrato com altos níveis de gordura e é rico em fibras, proteínas e sais minerais, propriedades que se encaixam em qualquer dieta e são essenciais para o corpo.

Levaremos em conta 100g de arroz branco cru, mas é interessante lembrar que você precisa consultar a tabela nutricional do arroz que você compra, já que ela pode mudar de marca para marca e de acordo com o tipo também.

Enfim, em 100g de arroz branco cru você encontrará cerca de 78g de carboidratos essenciais para o seu corpo e de uma fonte extremamente saudável. Por isso o arroz branco é considerado um alimento excelente para o almoço: ele nos dá energia para todo o resto do dia.

Proteínas do Arroz Cru

As proteínas são macronutrientes essenciais para formação de músculos saudáveis e tonificados, já que elas ajudam a romper as moléculas musculares e regenerá-las, o que faz com que os músculos cresçam, fiquem mais proeminentes e saudáveis. Porém, é importante lembrar que as proteínas sozinhas não fazem milagre, por isso você precisa comê-las e também fazer exercícios físicos para ver resultados.

Apesar de ser considerado como uma fonte de carboidrato, a verdade é que o arroz também é um alimento com níveis consideráveis de proteína. Levando em consideração 100g de arroz cru, temos cerca de 6,5 gramas de proteína, um número bem interessante e benéfico para o corpo.

Portanto, o arroz cru também é um excelente alimento para quem está tentando fazer os músculos crescerem e quer aumentar o nível de massa magra no corpo.

Fibras do Arroz Cru

As fibras alimentares agem diretamente em nosso intestino, parte essencial do corpo na hora de absorver nutrientes e nos tornar verdadeiramente saudáveis. Por esse motivo, consumir alimentos ricos em fibra é uma parte essencial de nosso dia, já que sem elas costumamos ficar com o “instestino preso” e não absorvemos de forma alguma os nutrientes de outros alimentos.

Logo, podemos dizer que as fibras ajudam a absorver a água que tomamos para o nosso corpo, de forma que todos os nutrientes sejam distribuídos e nosso intestino funcione normalmente.

Por se tratar de um grão, o arroz é um alimento rico em fibras; o que significa que em cerca de 100g de arroz cru podemos encontrar aproximadamente 1,5 gramas de fibras alimentares (e no caso do arroz integral cerca de 3g de fibras). Apesar de ser um número bom, legumes, vegetais e frutas são as melhores fontes desse nutriente.

Sais Minerais do Arroz Cru

Os sais minerais são elementos essenciais no meio ambiente, não apenas para nós seres humanos mas até mesmo para as plantas, que precisam deles para se desenvolver desde o nascimento e até mesmo para fazer todo o processo de fotossíntese.

Por esse motivo, consumir alimentos ricos em sais minerais é uma excelente saída para pessoas que possuem uma saúde fragilizada e precisam aumentar a imunidade facilmente. O arroz é uma excelente fonte de amido, fósforo, potássio, ferro e muitos outros nutrientes que com certeza apenas trarão benefícios para o seu corpo.

É importante lembrar que o arroz integral costuma ter ainda mais sais mineiros que o arroz branco, e por isso ele pode ser uma escolha ainda melhor caso você esteja buscando uma alimentação mais nutritiva e completa!

Vitaminas do Arroz Cru

Por fim, podemos citar que o arroz também é um alimento rico em vitaminas extremamente benéficas para os seres humanos. E entre todas elas podemos citar principalmente a riboflavina (também conhecida como vitamina B2) e a tiamina (também conhecida como vitamina B1).

Todas as vitaminas do complexo B são essenciais para o funcionamento correto do corpo humano e sua manutenção saudável, por isso o arroz é uma excelente escolha quando o assunto é vitaminas, já que duas delas estão presentes em uma boa quantidade. Junto com a niacina (conhecida como vitamina B3) também presente no grão; podemos dizer que em cerca de 100g de arroz cru branco são encontradas aproximadamente 3g de vitaminas e em cerca de 100g de arroz cru integral são encontradas aproximadamente 6g de vitaminas.

Quem diria que o alimento que comemos todos os dias de maneira tão natural possuiria tantos elementos tão benéficos para o nosso corpo, não é mesmo? Mas não precisamos ir muito longe, basta nos lembrarmos que os japoneses possuem uma alimentação toda baseada no arroz e eles possuem uma das maiores expectativas de vida do mundo; com certeza isso está relacionado de alguma forma, mesmo que a gente não perceba!

Portanto, inclua o arroz na sua dieta e não tenha medo de consumir todos os dias; ele é essencial para que nosso corpo funcione corretamente!

Quer saber um pouco mais sobre os tipos de arroz? Leia também em nosso site: Diferenças Entre O Arroz Castanho E O Arroz Branco

 

Veja também

Begonia Elatior no Vaso

Begonia Elatior: Características, Como Cuidar, Mudas e Fotos

Você gostaria de ter um jardim colorido e original, mas não sabe por onde começar? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *