Home / Plantas / Painel de Orquídeas e Jardim de Parede: Como Fazer?

Painel de Orquídeas e Jardim de Parede: Como Fazer?

Em meio ao concreto das cidades, um pouco de área verde na nossa casa não faz mal nenhum.

E nada melhor do que escolhermos as mais belas flores para preencher esse espaço. E uma excelente opção, considerada por muito como a flor mais bonita que existe, é a orquídea.

Elas não gostam de exposição total ao Sol e adoram água, já pensou em colocar um belo painel de orquídeas na parede da sua casa?

Espaço não é problema! Já que existem diversos exemplos de pessoas que cultivam temperos, ervas para chás e muitas outras plantas em jardim de parede ou mesmo horta vertical.

É uma ótima alternativa para quem vive nas grandes cidades e não possui espaço suficiente para dar vida a um jardim.

Neste artigo vamos lhe explicar detalhadamente o passo a passo de como fazer um painel de orquídeas, e também uma horta vertical. Continue acompanhando e confira!

Orquídeas – Informações Básicas

As orquídeas são plantas extremamente belas e com passar do tempo, conquistaram muitos admiradores pelo mundo inteiro. Como por exemplo, colecionadores, que possuem diferentes tipos de orquidários, com uma vasta quantidade das plantas.

Sim, acredite, elas estão no mundo todo, praticamente em todos os continentes, exceto na Antárctica e áreas muito frias.

A família das orquídeas, a Orchidae conta com cerca de 30 mil espécies; ou seja, existem muitos tipos de orquídeas – pequenas, grandes, de diferentes formatos e inúmeras colorações.

Sua estrutura não é muito densa, ou mesmo grande; mas o que chama atenção de todos não são suas folhas e sim suas flores. E desta maneira, as orquídeas estão presentes em casas do mundo inteiro. Por que não cultivar essas belas flores na sua casa?

Conheça agora alguns tipos de orquídeas para você selecionar as que mais te agradam e montar um belíssimo painel de orquídea.

Tipos de Orquídeas

Orquídea Chocolate

As flores dessa excêntrica orquídea são escuras, com tons marrons e roxos. São frutos de cruzamento genético laboratoriais entre diferentes espécies. Mas o que mais nos chama a atenção, é o fato dela ter um aroma muito gostoso, levemente adocicado.

Orquídea Borboleta

Estas curiosa espécie é oriunda da Ásia, mas também é muito popular aqui no Brasil.

Suas flores de diferentes tons, podem aparecer a qualquer estação do ano, pegando você de surpresa.

Orquídea Chuva de Ouro

Suas flores são amareladas e podem aparecer em qualquer estação. Elas se dispõem em cachos e por isso recebem este nome. É muito bonita e é uma espécie brasileira, uma excelente opção para você ter em casa.

Orquídea Vanilla

Estas são famosas pelo aroma e pelas flores amareladas. A partir delas é que se faz a baunilha, o aroma artificial.

Orquídea Vanda

Esta excêntrica espécie de orquídea é uma variedade muito pouco avistada. O que chama atenção são suas raízes dispostas em baixo da planta e que podem ser vistas. Elas não precisam de vaso ou terra, e ficam em algum suporte.

Enfim, existem inúmeras opções para você colocar em seu painel de orquídeas, como: as hibridas, a Ludisia discolor, Cattleya, Phalaenopsis e muitos mais.

Jardim de Parede ou Vertical – O Que é?

Jardins de parede e horta vertical são excelentes opções para quem deseja ter belíssimas flores, mas não possui espaço em casa.

Então uma alternativa é coloca-las na parede. Desta forma, os vasos são colocados em suporte e mais variadas espécies podem estar presente ali.

Muitas pessoas já entraram na onda e criaram  seu orquidário próprio, ou mesmo sua plantação vertical.

Nas paredes verticais podem ser plantadas qualquer tipo de planta, não tem problema se é uma planta frutífera, ou uma flor exótica, ou mesmo um tempero, o importante é que você saiba as características de cada planta que você tenha e cuide de acordo com esse conhecimento; pois cada planta possui sua excentricidade e seus cuidados específicos.

Então procure, se informe e escolha as mais belas e exuberantes flores para compor a sua horta ou jardim vertical.

Quer saber como deixar sua casa ainda mais bonita e colocar suas orquídeas na parede, com um belo painel de orquídeas? Confira a seguir!

Painel de Orquídeas e Jardim de Parede: Como fazer?

Para fazer um painel de orquídeas, você precisará de alguns materiais específicos, como por exemplo o próprio painel de madeira.

Você pode tanto fazer um, como procurar um já pronto. Em lojas de jardinagem, paisagismo e feiras você pode encontrar suportes de madeira.

Mas para quem deseja fazer de modo manual, precisará dos seguintes itens e:

  • Madeira
  • Cerra
  • Lixa
  • Pregos e martelo
  • Arame
  • Furadeira

Você pode procurar por madeiras específicas para esse tipo de material. Corte-a e una um pedaço a outro pelas extremidades e martele o prego.

Deixe um espaço entre cada madeira para que você possa depois acomodar o suporte para o vaso.

Este suporte será feito com pequenos pedaços de madeira e você pode fura-los com uma furadeira e passar o arame, para que fique redondo e do tamanho que o vaso possa estar apropriado e adequado.

É interessante você buscar por madeiras de qualidade. Cortar em medida igual e pregar sem que fique torto. É preciso ter a mão firme e dedicação!

Após o suporte e o painel estarem prontos, é hora de procurar pelo vasos que você acomodará as orquídeas escolhidas.

Não se esqueça, as orquídeas não gostam de sol e calor intenso. Posicione o painel em um local com sombra e lembre-se de rega-las todos os dias.

Para saber se ela está com muita ou pouca água, coloque o dedo dois dedos abaixo da superfície do vaso. Se estiver limpo, é sinal que ela precisa de água; agora se estiver suja, é porque está encharcada e desta maneira não necessita de água.

É importante destacar também que estes painéis podem ser encontrados em diferentes lojas. Mas sempre há quem prefira fazer de modo caseiro e manual.

Selecione as mais belas orquídeas e deixe sua casa com um espaço de harmonia, vivo e muito colorido; encantando a todos que te visitam.

Gostou do artigo? Continue acompanhando as outras postagens no blog e compartilhe com a gente como anda o seu painel de orquídeas.

Veja também

Curiosidades Sobre a Ameixa e Fatos Interessantes

A ameixa é um membro da família das rosas e é um parente próximo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *