Home / Plantas / O Que É Chapéu de Sol? Para Que Serve?

O Que É Chapéu de Sol? Para Que Serve?

O nosso Ecossistema terrestre possui uma flora extremamente diversificada com um número praticamente infinito de espécies vegetais, principalmente quando paramos para levar em consideração todas as espécies que ainda não foram descobertas pelos cientistas, mas serão em um futuro próximo ou até mesmo distante.

Além disso, temos que por conta dessa grande variedade de espécies existe também uma grande variedade de nomes populares, já que de acordo com a Ciência existe apenas um nome científico, mas fora dela os nomes populares existem uma grande quantidade.

Porém, é interessante notarmos que devemos aprender mais sobre essas plantas justamente para entendermos como a fauna funciona como um todo, já que na grande maioria das vezes apenas pegamos informações picadas sobre as mais diversas espécies, sejam elas animais ou vegetais.

Portanto, neste artigo vamos falar de maneira mais específica sobre uma planta conhecida como chapéu de sol. Caso você ainda não conheça ou queira saber mais, continue lendo o artigo para conhecer a espécie e entender o que ela é e, principalmente, para que ela serve.

O Que É Chapéu De Sol?

Como dissemos anteriormente, temos um número infinito de espécies vegetais para conhecer, sendo que dentro dessa classificação podemos encaixar flores, legumes, sementes, verduras, frutas e muito mais, o que pode gerar bastante confusão.

No caso do chapéu de sol, podemos classificar como uma planta, mais especificamente uma espécie de árvore, responsável pela produção de amêndoas; ou seja, o chapéu de sol nada mais é do que uma amendoeira.

Algo interessante é que o chapéu de sol pode ser conhecido popularmente pelos seguintes nomes: amendoeira da praia, castanholeira, árvore de anoz, terminália, guarda sol e muitas outras variedades que vão depender da região em que essa planta está sendo citada, já que ela possui diversos nomes populares ao redor de nosso país.

Dessa maneira, o chapéu de sol nada mais é do que uma variedade de planta que temos no nosso país, mesmo que esse nome possa gerar muita confusão e em um primeiro momento as pessoas não entendam exatamente do que esse ser vivo se trata, e é exatamente por isso que a grande variedade de nomes populares pode ser considerada um problema para a ciência.

Portanto, agora que você já sabe de maneira mais detalhada o que é o chapéu de sol, chegou a hora de falarmos um pouco mais sobre quais são as utilidades que ele possui no nosso dia a dia, já que muitas plantas possuem sim diversas funções interessantes que podemos levar em consideração.

Para Que Serve O Chapéu De Sol?

A verdade é que o uso de plantas está cada vez mais comum para diversas finalidades do nosso dia a dia, principalmente porque herdamos dos indígenas essa capacidade de fazermos diversos tratamentos utilizando elementos naturais.

Dessa maneira, podemos imaginar que o chapéu de sol tenha uma influência bem grande no dia a dia das pessoas, já que ele realmente possui diversas utilidades diferentes.

Pensando nisso, vamos ver agora para que o chapéu de sol pode servir no dia a dia!

Remédio Natural

O uso de plantas para finalidades medicinais está cada vez mais deixando de ser uma prática antiga e se tornando algo corriqueiro entre as pessoas.

Exatamente por esse motivo, o chapéu de sol também é uma das plantas utilizadas com a finalidade de tratar enfermidades, e é por isso que o uso como remédio natural é uma das maiores utilidades que essa planta possui.

Vamos listar agora algumas enfermidades que podem ser curadas por meio da ação do chapéu de sol.

Chapéu de Sol - Chá
Chapéu de Sol – Chá
  • O remédio natural feito de chapéu de sol é excelente para a prisão de ventre, já que faz com que o intestino funcione de maneira mais acelerada ao mesmo tempo com que absorva mais nutrientes dos alimentos que são consumidos;
  • Dores de estômago também podem ser facilmente curadas por essa planta, que serve justamente para agir contra a má digestão e, por esse motivo, pode fazer com que o estômago volte a funcionar normalmente de maneira rápida;
  • Mesmo que seja uma doença praticamente erradicada no Brasil, em alguns locais do mundo o chapéu de sol é utilizado como uma maneira para se curar a malária, e é por esse motivo que podemos ver como essa planta possui propriedades realmente curativas.

Portanto, esse é um dos usos que podemos citar quando o assunto é o chapéu de sol.

Sombra

Muito provavelmente você ainda não entendeu por qual motivo o chapéu de sol recebe esse nome, não é mesmo? E é exatamente por conta da explicação que daremos a seguir que podemos perceber como os nomes populares são interessantes e dizem muito sobre os seres vivos.

Basicamente, o chapéu de sol é uma árvore extremamente grande e imponente quando comparada a muitas outras árvores que temos na fauna. Isso porque apenas o tronco desta árvore pode chegar a ter mais de 50 metros de altura, o que basicamente significa que ela é mais de 30 vezes o tamanho de um ser humano.

Além disso, a copa desta árvore também é muito grande, fazendo com que ela ocupe um grande espaço geográfico.

Assim, por conta de toda essa imponência é claro que o chapéu de sol também teria uma sombra bem grande, e é exatamente por isso que esta árvore recebe esse nome. Basicamente, porque ela funciona como um local no qual as pessoas podem ter uma sombra em locais muito quentes.

Portanto, esta é uma outra utilidade que esta planta possui: proteger as pessoas do calor intenso e também do risco da grande exposição ao sol por meio do seu tamanho, que proporciona uma grande sombra excelente para quem precisa se esconder nos dias ensolarados.

Logo, agora você já sabe exatamente o que é um chapéu de sol e também qual é a sua utilidade. Você já conhecia da existência dessa planta? No local em que você mora ela recebe esse nome ou é chamada de outra maneira? Conta para a gente!

Gostaria de aprender mais sobre outras espécies vegetais? Confira aqui: Tintura de Jambolão – Para Que Serve? Como Tomar?

Veja também

Tudo Sobre Jasmim do Imperador: Características e Nome Cientifico

O jasmim do Imperador, de nome científico Osmanthus Fragrans, é uma espécie nativa da Ásia. Compreende sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *