Home / Animais / Lagartixa Madagascarense: Características, Habitat e Fotos

Lagartixa Madagascarense: Características, Habitat e Fotos

A lagartixa de madagascar, Phelsuma madagascariensis madagascariensis, é uma das diurnas espécies de lagartixas. Ele vive na costa leste de Madagascar e normalmente habita florestas tropicais e mora em árvores. A lagartixa de Madagascar se alimenta de insetos, frutas e néctar.

  • Existem lagartos de três olhos – os lagartos de Nova Zelândia tuatara têm dois olhos no meio da cabeça e um terceiro no topo.
  • A lagartixa é o único lagarto com uma voz. Todas as lagartixas, exceto as espécies da família Eublepharidae, não têm pálpebras; em vez disso, a superfície externa do globo ocular possui uma membrana transparente , a córnea . Espécies sem pálpebras geralmente lambem suas próprias córneas quando precisam limpá-las de poeira e sujeira.
  • Todas as lagartixas perdem a pele em intervalos razoavelmente regulares, com espécies que diferem em tempo e método. As lagartixas leopardo caem em intervalos de duas a quatro semanas. A presença de umidade ajuda no derramamento. Quando o derramamento começa, a lagartixa acelera o processo, retirando a pele solta do corpo e comendo-a.
  • Kermit the Frog foi criado pela primeira vez em 1955 por seu inventor como um lagarto.
  • A palavra “jacaré” realmente significa “o lagarto”, pois vem da palavra espanhola “El Lagarto”.
    Lagartixa de Madagascar
    Lagartixa de Madagascar

Lagartixas, uma família de répteis nos lagartos inferiores, generalizada e numerosa em todos os países mais quentes, onde se espalharam com seres humanos (como camundongos e ratos). Raramente com mais de 30 cm de comprimento. Lagartixas têm corpo gordo e geralmente pernas curtas e cauda que são facilmente jogadas para fins defensivos. Olhos grandes que, como cobras, são cobertos por uma membrana transparente. A maioria das espécies possui folhetos grosseiros na parte inferior dos dedos, o que lhes permite correr em paredes escorregadias e na parte inferior dos telhados. Colocam alguns (geralmente apenas dois) ovos redondos, com calcário (três gêneros da Nova Zelândia dão à luz filhotes). 85 gêneros e cerca de 800 espécies. Sete espécies europeias, incluindo lagartixas de meio dedo, Hemidactylus turcicus e lagartas de medula são comuns nos países do Mediterrâneo. Eles freqüentemente se escondem em habitações humanas durante o dia, e à noite caçam intensamente insetos, aranhas etc. Eles exterminam muitos insetos e, portanto, são animais de utilidade, mas são frequentemente mortos por pessoas ignorantes que acreditam que são venenosas. Um gênero, lagartixas voadoras , tem uma dobra de pele ao longo do lado do corpo, que serve como pára-quedas.

Fatos Rápidos

  • Quase todas as lagartixas têm voz, desde um pequeno chiado até os assobios ensurdecedores da lagartixa africana.
    A lagartixa cola seus ovos nas paredes ou nas rochas perto de fendas ou buracos. Mais de uma fêmea pode usar o mesmo ‘ninho’.
  • Os ovos são de casca macia inicialmente com uma superfície muito pegajosa. Eles endurecem logo após serem depositados.
  • Os lagartos acolchoaram os dedos com poder de aderência, o que há muito tempo é a obsessão dos cientistas. No entanto, sabendo o que a pesquisa encontrou, não é surpreendente. Cada um de seus quatro pés tem cinco dedos. Cada dedo do pé tem cabelos finos com 1/10 mm de comprimento, embalados em 5.000 cabelos por mm² (3.000.000 por polegada quadrada). Cada pêlo tem de 400 a 1.000 ramos que terminam em uma estrutura espátula com cerca de 1 / 50.000 polegadas de comprimento.
  • Cada cabelo é forte o suficiente para suportar o peso de uma formiga. Um milhão de cabelos pode sustentar uma criança pequena!
  • Os lagartixa Geckoes são criaturas solitárias, encontrando apenas o sexo oposto durante a estação reprodutiva. Eles são territoriais e defenderão seu espaço contra invasores da mesma espécie e de outras espécies, garantindo menor competição por alimentos.

  • Essas lagartixas podem causar mordidas graves se estiverem suficientemente ameaçadas.
  • Seu nariz é usado para respirar e também para detectar aromas. Um grande número de células sensoriais em uma membrana nas narinas e no órgão de Jacobson ajuda os lagartixas a caçar. Sua língua é usada para transportar partículas de perfume para os buracos no palato. Essas partículas são então transportadas para o órgão de Jacobson, que informa o cérebro sobre o meio ambiente (cheiro e sabor).
  • Eles têm dobras de pele que os impedem de projetar uma sombra enquanto descansam em uma árvore. Ao abrir completamente a dobra da pele, permite que se misturem com a casca da árvore.
  • Outra característica importante do lagartixa é sua capacidade de se livrar da cauda em defesa e depois regenerar uma nova. A parte rejeitada continuará a se mover por vários minutos, dando tempo para a lagartixa escapar. Demora aproximadamente três semanas para essas lagartixas regenerarem completamente uma nova cauda, ​​embora geralmente nunca seja tão longa quanto a cauda original.
  • Em partes do sudeste da Ásia, os lagartixas são considerados trazedores de sorte, boa sorte e fertilidade.

Ecologia e Conservação

As lagartixas lagartixa são importantes no controle de populações de pragas, como baratas e gafanhotos. Infelizmente, como eles são capazes de levar uma mordida poderosa, a maioria das pessoas não as quer por perto. Embora não corram perigo imediato, a destruição do habitat e o comércio de animais acabarão afetando suas populações. Uma coisa que eles não têm em comum é o tamanho. Lagartixas vêm em uma ampla gama de tamanhos. A menor lagartixa (e o menor lagarto) é a minúscula lagartixa anã. Ele cresce para minúsculo 0,6 polegadas (1,6 centímetros) de comprimento e pesa cerca de 0,0042 onças (120 miligramas). Rhacodactylus leachianus leachianus , uma subespécie da lagartixa gigante da Nova Caledônia, é uma das maiores lagartixas do mundo, segundo a Revista Reptiles . Pode crescer de 35 a 43 cm (14 a 17 polegadas), incluindo a cauda, ​​e pesa 7 a 10 onças. (212 a 279 gramas).

Rhacodactylus Leachianus Leachianus
Rhacodactylus Leachianus Leachianus

Habitat

Lagartixas são encontradas em todos os continentes, exceto na Antártica, e vivem em quase todos os habitats, incluindo florestas tropicais, desertos e montanhas, de acordo com a National Geographic. A maioria das lagartixas é noturna. Isso significa que eles estão acordados à noite e dormem durante o dia. Tomar um banho é uma tarefa difícil para lagartixas. Lagartixas têm pele coberta com centenas de milhares de espinhos semelhantes a cabelos. Esses espinhos retêm o ar e fazem com que a água ricocheteie, de acordo com um estudo publicado na Interface, o Journal of the Royal Society. “Se você viu como as gotas de água escorrem de um carro após a depilação com cera ou de um sofá que usa spray protetor, você já viu o processo acontecendo”, Lin Schwarzkopf, professor de ecologia de vertebrados da James Cook Universidade da Austrália e um dos pesquisadores do estudo, disse. “A cera e o spray tornam a superfície muito esburacada nos níveis micro e nano, e as gotas de água permanecem como bolinhas, que rolam facilmente e saem com gravidade ou mesmo com um leve vento”.

Sumindo?

As lagartixas são listadas de menos preocupante a ameaçadas de extinção, dependendo da espécie, de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Por exemplo, o Bavayia goroensis está em perigo. Só é encontrado em dois locais da Nova Caledônia, um arquipélago no Pacífico Sul, e a população está diminuindo à medida que a expansão das atividades de mineração reduz seu habitat.

Veja também

Anêmona: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

A anêmona do mar faz parte do filo cnidaria, como as águas vivas, e é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *