Home / Plantas / Manacá-da-Serra Curiosidades e Fatos Interessantes

Manacá-da-Serra Curiosidades e Fatos Interessantes

Não apenas a fauna do nosso planeta possui uma grande diversidade de espécies, mas também a sua flora, ou seja, o conjunto de organismos vegetais que temos ao redor de todo o mundo.

Dessa maneira não devemos aprender apenas sobre os animais, mas também sobre os seres vivos de uma maneira geral, já que é exatamente por conta das plantas que temos oxigênio disponível para respirar (já que elas fazem fotossíntese e trocas gasosas entre oxigênio e gás carbônico).

A manacá da serra é uma árvore muito famosa em nosso país principalmente porque ela faz parte da flora brasileira, de forma que a sua beleza exuberante é uma das coisas que mais chamam a atenção de quem gosta de cultivar plantas ou de quem apenas quer conhecer mais sobre o seu próprio país.

Portanto, neste artigo vamos falar exatamente sobre a manacá da serra. Assim, continue lendo para aprender diversas curiosidades sobre essa espécie como por exemplo o nome científico, o nome popular, sua classificação científica e muitas outras coisas!

Curiosidade 1: O Nome Científico

O nome científico é muito utilizado ao redor de todo o mundo justamente porque ele serviu para universalizar a linguagem científica e fazer com que todos os pesquisadores se entendessem. Isso porque antes da existência do nome científico todos os seres vivos eram chamados pelo nome popular e, apesar de isso não ser ruim para a população, isso com certeza era péssimo para os estudos científicos.

Dessa maneira, com o passar do tempo foi determinado que cada ser vivo teria um nome científico originado por meio do nome de gênero + o nome de espécie, sendo que o primeiro termo deveria possuir a primeira letra maiúscula enquanto o segundo termo deveria possuir todas as letras minúsculas, e toda a palavra deve ser grafada em itálico.

Por esse motivo, atualmente o nome científico da manacá da serra é Tibouchina mutabilis e isso pode ser explicado justamente porque o primeiro termo do nome faz referência ao gênero da manacá e o segundo termo do nome faz referência à espécie da manacá.

Portanto, agora que você já sabe qual é o nome científico dessa espécie tão interessante, vamos continuar vendo mais algumas informações interessantes sobre a manacá da serra que você muito provavelmente ainda não sabia mas com certeza vai gostar de saber!

Curiosidade 2: O Nome Popular

O nome científico como você já sabe serve para unificar os nomes e, consequentemente, por conta deles a tendência é que não existissem mais nomes diferentes para um único ser vivo.

Porém, a realidade é outra, e quando paramos para observar podemos perceber que um único ser vivo pode possuir diversos nomes dados pelas pessoas de acordo com crenças, cultura e idiomas, e é exatamente aí que nos deparamos com os nomes populares, que continuam sendo usados pela população e com certeza sempre serão, justamente porque eles são mais acessíveis.

Assim, a manacá da serra não é conhecida unicamente como manacá da serra, mas também como jacatirão, flor de maio, flor de quaresma, pau de flor e cuipeúna, sendo que cada um desses nomes você irá ouvir em uma localidade diferente, já que as culturas são diferentes e o modo de falar o português também.

Vaso de Manacá-da-Serra
Vaso de Manacá-da-Serra

Além de tudo isso, devemos também lembrar que esses são apenas os nomes populares existentes no Brasil, e é pensando nisso que percebemos que em outros países a manacá é chamada de outra maneira, então dessa forma um único ser vivo pode ter milhares de nomes populares.

Tudo isso é muito interessante mas estamos falando apenas do conhecimento popular; então, vamos ler algumas curiosidades mais científicas.

Curiosidade 3: Classificação Científica

Muitas pessoas podem chegar a pensar que uma classificação científico não poderia de forma alguma ser vista como uma curiosidade ou um fato interessante.

Porém, a grande verdade é que essa classificação nos aproxima dos seres vivos justamente porque por meio dela conseguimos perceber exatamente a relação existente entre cada um deles, já que os seres são agrupados principalmente de acordo com suas características em comum.

Assim, estudar a classificação científica é uma excelente maneira de achar semelhanças entre animais ou plantas que até um primeiro momento pareciam completamente diferentes, e é por isso que agora vamos ver um pouco mais sobre a classificação científica da manacá a título de curiosidade.

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Myrtales
Família: Melastomataceae
Gênero: Tibouchina
Espécie: Tibouchina mutabilis

Basicamente, podemos perceber que o nome científico está praticamente incluso na classificação científica e isso acontece justamente porque dentro da classificação científica temos o gênero e a espécie da planta classificados; portanto, agora você pode ver que o nome científico realmente é formado de uma maneira muito mais simples do que se pensa.

Por fim, vamos ver mais algumas curiosidades com relação à aparência dessa espécie vegetal.

Curiosidade 4: As características

Por fim, as características físicas de uma espécie também são curiosidades justamente porque são as características que fazem a espécie ser da forma que é.

  • Essa é uma planta de grande porte, já que a árvore pode medir até 12 metros de altura em sua fase adulta;
  • Essa é uma espécie endêmica do Brasil, e por isso se dá muito bem com o clima daqui e também o solo;
  • Suas sementes demoram no máximo 20 dias para começar o processo de germinação;
  • As folhas da manacá são roxas e lilases, sendo que tudo depende da época do ano levada em consideração;
  • Essa espécie é essencial para o paisagismo do Brasil, mas ao mesmo tempo também é muito importante pois de seu tronco é originada a madeira utilizada em diversas construções civis;
  • Entre novembro e fevereiro é normal ver a manacá com suas flores crescendo de maneira bem gradativa.

Logo, essas são algumas características curiosas da manacá que você provavelmente ainda não sabia, mas com certeza deveria saber para que tenha um conhecimento completo dessa espécie! Conta para gente qual das curiosidades você mais gostou!

Quer aprender mais curiosidades de outros seres vivos? Sem problemas! Leia também aqui: Anta Curiosidades E Fatos Interessantes Sobre O Animal

Veja também

Papel de Fibra de Algodão: Vantagens e Desvantagens

O papel é famoso pela sua origem através da madeira, ou melhor, das fibras de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *