Home / Plantas / Hidroponia Alface Brunela

Hidroponia Alface Brunela

Já falamos aqui do alface brunela e dos benefícios advindos dessa variedade geneticamente modificada. Esse produto exclusivamente nacional já tem ganhado significativo especial no comércio de lanches e nos requintados restaurantes, tanto no Brasil como para exportação. Agora vamos apresentar um método de cultivo que torna ainda mais fácil a produção deste bem como de outras variedades de alface, o método revolucionário da hidroponia.

Explicando o Cultivo Hidropônico

A alface hidropônica em crescimento é uma das maneiras mais fáceis e melhores para começar a jardinagem hidropônica. Se for feito corretamente, dentro de um curto período, você também notará que pode ser divertido, fácil e bastante produtivo. Se você não está bem informado sobre isso, a jardinagem hidropônica é o método de cultivar uma cultura, geralmente sob abrigo ou em ambientes fechados, usando condições artificiais de cultivo. No começo, pode parecer um processo complicado, mas isso não é necessariamente verdade. As configurações hidropônicas podem ser simples ou tão complexas quanto você quiser, e um sistema básico geralmente está bem ao alcance de qualquer pessoa com algum conhecimento básico, tipo faça você mesmo. A alface é uma planta versátil simples de cultivar que pode garantir grandes resultados quando cultivada no solo, contanto que você mantenha as pragas fora dela.

É onde o cultivo de alface hidroponicamente fará todo o sentido e será uma ótima primeira tarefa para qualquer instalação hidropônica. A hidroponia de alface normalmente cuida de si e não precisa de muitos nutrientes como outras plantas de alimentação pesada, como tomates. Obviamente, ainda é sempre uma ótima prática verificar suas plantas de alface hidropônica em crescimento todos os dias, para detectar quaisquer pragas ou outros problemas, embora esses problemas sejam consideravelmente reduzidos com a hidroponia, particularmente a hidroponia em ambientes fechados.

Sistema NFT de Hidroponia
Sistema NFT de Hidroponia

Na verdade, o único problema que você pode encontrar ao cultivar a alface hidropônica em casa é o tamanho. Alface totalmente cultivada pode ficar bastante grande, e se os recipientes em que plantou não forem grandes o suficiente, pode haver problemas com relação as folhas prensadas na ponta ou até mesmo as raízes serem estranguladas, com base na configuração do sistema de alface hidropônica.

Alface Hidropônica Plantada em Casa
Alface Hidropônica Plantada em Casa

Começando o Cultivo Hidropônico

Use uma faca de cozinha para cortar os quatro painéis de poliestireno, dimensionando-os de modo a encaixar em uma pilha ordenada sobre o topo do recipiente plástico raso. Coloque uma marca em um painel de poliestireno usando marcas de guia para perfurar os furos, que seguram os potes de rede. Espace o guia com 30 cm de distância usando uma régua e um marcador, em fileiras separadas por 20 cm. Você pode começar a 10 cm da borda. Um painel de 60 centímetros de largura por um metro e vinte centímetros de altura geralmente contém vinte e quatro buracos. Use uma furadeira para criar os orifícios, utilizando o primeiro painel como modelo de guia para criar cortes semelhantes nos restantes três painéis de poliestireno. Em seguida, empilhe os 4 painéis um sobre o outro, alinhando os furos. Coloque um pote líquido em todos os buracos.

Use água limpa para encher o recipiente de plástico. Água que é fortemente clorada às vezes leva a problemas com alface. Você deve usar água da cidade levemente clorada ou água de poço. Certifique-se de deixar cerca de um centímetro de espaço aéreo entre o fundo dos painéis de poliestireno e o topo da água, tornando o oxigênio acessível para as plantas. Você deve usar água para dissolver completamente a solução de mistura pronta.

Descanse os potes e painéis no recipiente de plástico. Retire com cuidado as mudas de alface das bandejas de tomada, colocando-as cuidadosamente na palma da mão uma a uma. Não puxe
os caules delicados, pois poderia matar a alface. Use os dedos para soltar suavemente e endireitar as raízes, colocando uma muda em cada pote de rede. Para garantir que as raízes atinjam a solução abaixo, você deve empurrá-las gentilmente pelas ripas.

Quando as mudas chegam a uma altura de cinco centímetros, que é de duas a três semanas após o plantio no meio sem solo, elas estão prontas para a solução. Procure um local ensolarado e coloque a alface sob luzes fluorescentes, oferecendo pelo menos quatorze horas de luz todos os dias. Examine com frequência a solução quanto a indicações de evaporação, mantendo o espaço de uma polegada de ar, substituindo qualquer água perdida. Você não deve adicionar solução extra. O período entre a germinação e a maturidade é geralmente de 5 a 6 semanas. Após a colheita, utilize a solução nutritiva usada para regar outras plantas da casa ou jardim.

Assegure-se de que o pH permaneça entre 5,5 e 6,5. O nível de pH de uma planta descreve o quão básico ou ácido ela é e determinará se ela pode ou não absorver corretamente os nutrientes disponíveis para ela. Examine regularmente o pH com um teste de tira de papel barato e certifique-se de que é um pouco ácido para quase neutro para obter a melhor produção de alface hidropônica. Compre ambos os reguladores de pH para baixo ou para cima que, quando colocados em seu reservatório, podem retornar o pH para o nível certo.

Escala pH
Escala pH

Existem vários tipos de sistemas hidropônicos nos quais você pode cultivar plantas, incluindo sistemas aeropônicos, sistemas NFT, sistemas de gotejamento, sistemas de fluxo de fluxo, muito mais. Sistemas de cultivo de água, onde as plantas flutuam diretamente sobre a água enquanto os nutrientes são absorvidos pelas raízes que crescem para baixo, são as mais simplistas e eficazes. Para simplificar a vida do cultivador iniciante, já existem no mercado sistemas completos de hidroponia para venda. Pode então, simplificar o processo consultando e adquirindo um desses, se preferir.

Cultivando a Alface Brunela na Hidroponia

Você tem muitas opções de enchimento para selecionar, que incluem areia, aparas de pinho, fibra de coco, lama de rio, lã de rocha, vermiculita e muito mais. Esses tipos de opções têm vantagens e desvantagens; no entanto, escolher qualquer um deles permitirá crescer alface sem problema. A opção mais utilizada é a lã mineral que é tanto porosa quanto estéril. Se você escolher lã mineral, tenha cuidado para evitar que fique muito saturada. Isso pode resultar em podridão de raiz, saturação de raiz e sufocação de raiz. Outra escolha amplamente utilizada é o cultivo de rocha, que mantém a umidade bem e tem um pH neutro.

Você deve pegar um recipiente que vai funcionar como um reservatório de nutrientes. Utilize um recipiente de armazenamento grande para usar como um reservatório de nutrientes para sua hidroponia de alface. Selecione um recipiente com uma grande área de superfície, mas também garantir que ele tenha uma profundidade de pelo menos vinte centímetros para que as raízes das plantas possam crescer para baixo sem dificuldade. Você não deve usar um recipiente de metal como seu reservatório de nutrientes, pois eles podem oxidar e corroer, emitindo substâncias químicas que podem interferir no suprimento de nutrientes para a planta.

Técnica da Hidroponia Permite Cultivar Plantas sem Terra
Técnica da Hidroponia Permite Cultivar Plantas sem Terra

Embora nossa sugestão do artigo seja para o cultivo hidropônico da alface brunela, eis algumas dicas sobre semente que vale para todas as variedades: À medida que as sementes de alface envelhecem, elas se tornam menos viáveis, e a taxa de germinação diminui incrivelmente. Certifique-se de usar sementes, que são embaladas para a atual estação de crescimento. Cubos iniciais devem ser umedecidos. Coloque as sementes nos furos dos cubos. Você precisará de cerca de cinco sementes por cubo, esperando que algumas não germinem e as que são fracas possam ser eliminadas posteriormente. Eles precisam ser colocados em uma bandeja e regados todos os dias com água pura, sem qualquer solução nutritiva até germinação e brotação começar, o que leva apenas alguns dias.

Transplante e Iluminação na Hidroponia

No momento em que as sementes de alface atingem o estágio de 2-3 folhas, e isso leva cerca de 14 ou 20 dias, elas estão prontas para o transplante. Tome cuidado para não colocar cubos ou bandejas de plântulas com plantas em superfícies não estéreis como o solo, pois isso pode causar doenças. O cubo com suas mudas é colocado no sistema de produção de alface hidropônica de placas de cultura de jangada ou canais NFT baseados no sistema utilizado. Tome cuidado para não danificar as raízes das plantas durante o transplante, pois esses danos tornarão a planta suscetível à doenças.É aconselhável transplantar a planta no final da tarde para evitar que fiquem estressados ??no calor do dia sob condições de radiação ultra violeta.

Alface cresce vigorosamente com iluminação fluorescente fácil. Evidentemente, ela cresceria muito melhor com a iluminação mais cara criada especificamente para a hidroponia, como a HID e algumas das últimas lâmpadas LED para plantas de interior. No entanto, em termos de custo-benefício, do ponto de vista do produtor de pequena escala, a iluminação fluorescente é a melhor.

Como se Sabe, os Japoneses são Sinônimo de Inovação Tecnológica e também Mestres no ofício do Cultivo.
Como se Sabe, os Japoneses são Sinônimo de Inovação Tecnológica e também Mestres no ofício do Cultivo.

Nenhum calor de fundo é necessário para germinar as sementes de alface. São culturas de climas frios, portanto, o excesso de calor pode, de fato, impedir ou retardar a germinação.

O período do cultivo hidropônico com alface brunela leva de 35 a até 45 dias, dependendo do sistema que usou e o custo benefício disso garante o sucesso da lavoura. O cultivo na hidroponia tem muitas vantagens comparado ao cultivo normal como o conhecíamos. Uma está no manuseio mais fácil, controlando melhor a quantidade certa de nutrientes que a alface precisa. E a outra é que você pode até fazer isso dentro de casa!

Veja também

Planta Mini Clusia: Características, Nome Cientifico, Mudas e Fotos

A variedade de plantas que temos na natureza é tão grande que muitas se parecem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *