Home / Plantas / Hibisco Doente, Amarelado ou Com Botões Caindo: Como Tratar?

Hibisco Doente, Amarelado ou Com Botões Caindo: Como Tratar?

As plantas e flores são parte essencial da vida no planeta Terra, sendo extremamente importantes para a manutenção da qualidade de vida em qualquer parte do mundo.

Assim, é natural que as pessoas tenham uma relação de proximidade com as plantas e as flores, algo que pode ser visto em diferentes áreas de todo o Brasil, já que o uso para flores, por exemplo, pode ser variado.

Entre essas distintas formas de uso, se destaca bastante o uso das flores para o paisagismo, uma técnica capaz de melhorar o visual de ambientes e tornar os locais muito mais belos e sofisticados, além de ser uma forma de aproximar mais as pessoas das grandes cidades do ambiente natural do campo.

Dessa forma, as flores são a parte central do paisagismo, já que a partir das flores é possível adaptar esses cenários e torná-los mais bonitos.

Como Se Pode Usar as Flores

Dessa maneira, há diversas possibilidades de uso das flores no paisagismo, já que a técnica e o estudo do emprego de flores e plantas em ambientes não são uma ciência exata e, muito distante da matemática, possibilitam variadas soluções para um mesmo problema.

É possível que, com as mesmas flores disponíveis, se monte um jardim totalmente diferente e totalmente belo, sem sequer repetir a ordem das flores e plantas no local. Ademais, no paisagismo há toda uma grande variedade de cores e tipos diferentes de flores, algo que possibilita uma grande variação para os profissionais do setor, já que dessa maneira se torna mais simples e acessível realizar mudanças nos ambientes sem causar qualquer tipo de prejuízo.

Isso porque algumas pessoas são alérgicas a alguns tipos de plantas em especial, mas, como atualmente é possível encontrar praticamente qualquer tipo de flor em qualquer tipo de cor a partir das mutações, isso deixou de ser um grande entrave, servindo apenas para aguçar a criatividade dos profissionais paisagistas.

Além disso, fora toda a questão do paisagismo e da organização visual dos ambientes, as flores ainda podem ser usadas para outros fins muito diferentes, sempre a depender do tipo de flor empregada.

Em muitos locais do mundo, por exemplo, flores comestíveis são usadas para a composição de pratos de cozinha, servindo como uma forma agradável, bela e não convencional de tornar o prato mais sofisticado. Assim, muitas pessoas em muitos locais do planeta Terra consomem flores diariamente, embora a prática não seja tão popular no Brasil.

Ademais, as flores e plantas ainda podem servir muito bem para a produção de chás medicinais, que são capazes de tratar diversas doenças e solucionar muitos desafios para a saúde humana, algo que pode acontecer com qualquer pessoa.

Logo, as soluções naturais para esse tipo de problema são variadas, já que a partir de flores e plantas é possível fazer uso de muitas propriedades medicinais, que tornam a recuperação e a luta contra doenças algo mais acessível para todos e, além disso, muito menos agressivo para o organismo.

Esse é o caso do hibisco, uma flor que serve muito bem para o tratamento de alguns problemas de saúde e, além disso, também encaixa muitíssimo bem como um item de decoração em qualquer ambiente.

Veja abaixo mais informações a respeito do hibisco, compreendendo melhor as características dessa flor, além de entender como o hibisco pode apresentar problemas e, logo, como é possível tratar desses problemas da bela flor.

Botões Caindo no Hibisco

Hibisco Murcho
Hibisco Murcho

Quando se compra o hibisco, muitas vezes os botões já estão prestes a abrir e florescer, algo que torna qualquer jardim muito mais bonito. Porém, muitas vezes acontece de o hibisco apresentar problemas em relação aos botões, com esses amarelando e caindo antes mesmo de florescerem.

O problema é bastante comum entre esse tipo de flor, mas apresenta solução e não é tão complicado assim fazer com que o hibisco volte a ficar bonito e pomposo.

A forma mais fácil de evitar esse tipo de problema é evitar que pragas em geral possam se aproximar das flores, já que o hibisco é bastante atrativo para muitos insetos, que acabam por matar a planta antes mesmo de as flores começarem a aparecer.

Dessa maneira, o mais recomendado é que não se permita que esses insetos se aproximem, por vezes sendo até necessário fazer uso de alguma substância química controlada e regulamentada para evitar o problema.

Outro ponto muito importante, ademais, é cuidar do local onde está o hibisco da forma correta.

Assim, a terra preta presente no solo deve ter boa matéria orgânica, além de um pouco de areia para facilitar a drenagem. Além disso, o hibisco deve ser regado com regularidade, já que a planta gosta de bastante água e, se possível, de um solo bastante úmido. Essas atitudes ajudam a evitar novos problemas para o hibisco.

Poda e Rega do Hibisco

Rega do Hibisco
Rega do Hibisco

A poda é um processo importante para a saúde de qualquer vegetal, já que a partir da poda é possível tornar a planta mais forte e resistente ou até mesmo matá-la. Assim, não é nada diferente com o hibisco, que deve ser podado apenas uma vez ao longo do ano, se possível no mês de maio.

Corte os galhos na diagonal, tirando metade de cada galho, o que não causará problemas para o hibisco.

Ademais, o hibisco deve ser regado de forma regular, mais precisamente de maneira diária. Além disso, a planta ainda deve ser adubada a cada 30 ou 40 dias.

Como Acabar Com Pragas no Hibisco

Hibisco no Vaso
Hibisco no Vaso

Há uma forma prática e rápida de acabar com as pragas no hibisco, sendo necessário despejar em dois recipientes 1 litro de álcool em cada.

Depois coloque 100 gramas de alho em um e 100 gramas de pimenta no outro. Ferva 2 litros de água e coloque igualmente em ambos, além de colocar 100 gramas de são de coco ralado em cada. Trate de realizar cada etapa do processo.

Deixe descansar por 15 dias. A partir disso, basta jogar a mistura, de forma pulverizada, no hibisco até que as pragas sumam por completo.

O processo deve ser realizado diariamente, sem interrupções, e rapidamente as pragas deixarão o local.

Veja também

Nectarina Sunlite: Características, Nome Científico, Muda e Fotos

A nectarina é uma fruta muito apreciada no Brasil e possui algumas variedades. Neste artigo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *