Home / Plantas / Como Usar a Canela Para Emagrecer?

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada uma especiaria. As especiarias revolucionaram o modo de temperar os alimentos, sendo as mesmas responsáveis pelo momento histórico das grandes navegações- momento que inclusive resultou no descobrimento do Brasil.

Certas especiarias já eram conhecidas pelos gregos, porém a descoberta de fato ocorreu durante as cruzadas (aproximadamente entre os séculos XI e XIII).

Neste contexto, a canela se destaca como uma especiaria bem famosa e bastante utilizada nos dias atuais (seja em doces, salgados ou receitas fitness). Pode ser comercializada em pó ou na forma de pau, e consiste na casca interna de árvores do gênero taxonômico Cinnamonum (compreendendo, no caso, mais de uma espécie).

Além de ser um componente delicioso e que agrega muito valor ao sabor dos pratos, a canela também possui benefícios nutricionais. Você, por acaso, já deve ter ouvido falar que a canela ajuda a emagrecer.

Mas, afinal, como usar a canela para emagrecer?

Venha conosco e descubra.

Boa leitura.

Benefícios do Consumo de Canela

Poucas pessoas sabem, mas a canela auxilia a aliviar quadros de diarreia e gazes Tal benefício deve-se à sua ação anti-espamódica, antibacteriana e anti-inflamatória. Outro benefício para o sistema digestivo é a melhora da digestão, principalmente quando a canela é consumida em associação com o mel.

A canela também é benéfica para o sistema respiratório, principalmente diante de quadros de infecção das vias respiratórias. A canela possui um efeito secante e ode atuar inclusive expectorante natural.

Os antioxidantes contidos na canela auxiliam no combate ao colesterol. Tabém traz uma sensação de saciedade, em virtude da presença de fibras.

Outros benefícios incluem o aumento da resistência ao estresse, assim como alívio da fadiga e melhora do humor.

Seus benefícios à circulação sanguínea, a tornam um condimento afrodisíaco melhorando consideravelmente a sensibilidade e o prazer durante o ato sexual.

A ação anti-inflamatória e antioxidante deste condimento também auxilia no relaxamento dos vasos sanguíneos.

E é claro, que a canela também pode ser uma forte aliada durante o processo de emagrecimento, mais isso é tema para tópicos mais a frente.

Composição Nutricional da Canela

Considerando um quantitativo de 100 gramas, esta concentração teria o equivalente a 10 gramas de água; 3,9 gramas de proteína; 3,2 gramas de gordura; 55,5 gramas de carboidrato; e 24,4 gramas de fibras.

A canela também conta com a presença de vitaminas e sais minerais, embora em concentração micrométrica e milimétrica.

Composição Nutricional da Canela
Composição Nutricional da Canela

As vitaminas A e C, por exemplo, considerando a mesma quantidade de 100 gramas de canela, estariam presentes em 26 microgramas e 28 miligramas, respectivamente.

Em relação à concentração de minerais, esta compreende 1230 miligramas para o Cálcio; 38 miligramas para o Ferro; 556 miligramas para o Magnésio; 500 miligramas para o Potássio; 61 miligramas para o Fósforo; e 2 miligramas para o Zinco. O quantitativo de Sódio equivaleria a 26 miligramas.

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela é um alimento termogênico, ou seja, um alimento que auxilia no aumento do gasto de calorias durante a digestão (uma vez que geralmente são alimentos mais difíceis de serem ingeridos), contribuindo, dessa forma, para uma aceleração do processo metabólico.

Além da canela, outros exemplos de alimentos termogênicos incluem 0 café, pimenta vermelha, gengibre, pimentão, laranja, mostarda, brócolis, guaraná, sardinha, couve, salmão, bacalhau, chá verde, aspargos, linhaça, acelga, laranja, kiwi, guaraná e outros.

Voltando ao mérito da canela, a melhor forma de usar a canela para emagrecer e aproveitar melhor o seu potencial termogênico é na forma de chá. Neste contexto, recomenda-se que seja utilizada a canela em pau e não em pó.

O preparo deste chá é extremamente simples, basta colocar um pau de canela em uma xícara de água fervente e deixar em repouso durante o tempo de 10 minutos, removendo o mesmo da água após decorrido este período.

A sugestão para a frequência de consumo do chá é de 3 xícaras ao dia, sempre antes das refeições.

Aqui também cabe uma observação adicional: caso o chá esteja com sabor muito forte, a recomendação é que o tempo o pau de canela permaneça por na água fervente por um período inferior (geralmente de pouco mais de 5 minutos). Adoçar o chá não é recomendado, sob o risco de que o mesmo perca parte de suas propriedades. Outra estratégia consiste em adicionar à bebida algumas gotas de limão, ou uma fatia de gengibre.

Outra dica de utilização da canela para emagrecer é consumi-la in natura, polvilhada sobre o cereal, panqueca, frutas ou interior da tapioca.

O Consumo de Canela Possui Efeitos Colaterais ou Contraindicações?

Até então, o uso moderado de canela é segurado Todavia, a espécie Cinnamomum cassia vem demonstrado reações ao consumo em grande quantidade. Tais reações envolvem hipoglicemia; alergia e irritações na pele; e até mesmo danos hepáticos (neste caso, para pessoas que já estejam com doenças graves no fígado).

Cuidado com o Consumo de Canela em Excesso
Cuidado com o Consumo de Canela em Excesso

Em relação às contra-indicações, obviamente pessoas com histórico de doença hepática devem evitar ingerir o condimento. No caso de pessoas com problemas hepáticos atuais, elas não devem consumir o chá de canela e nem receitas que utilizem a canela como ingrediente.

O consumo de canela também é altamente contraindicado durante a gravidez, bem como contraindicado para pessoas que possuam úlceras gástricas e intestinais.

Algumas Dicas de Receitas com Canela

Algumas dicas de uso da canela são bastante conhecidas. Por exemplo, o condimento fica uma delícia quando polvilhado sobre o mingau de milho, durantes as festas juninas. A canela também faz uma grande combinação com banana amassada no interior de uma tapioca.

Famosas receitas com canela incluem o bolo de banana e canela, bem como maça assada com canela (outra fruta que tem uma super combinação com o condimento).

Na receita deste bolo, são adicionadas bananas amassadas à massa crua e a mesma também é polvilhada com canela antes de ir ao fogo.

Na receita da maça assada, a fruta é polvilhada com açúcar mascavo e colocada em um refratário- para ir ao fogo a uma temperatura de 200 graus, durante 15 minutos. A adição da canela ocorre através da inclusão de um pau de canela no centro do refratário.

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre a canela, benefícios e dicas para consumo; nosso convite é para que continue conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Mundo Educação. Alimentos termogênicos. Disponível em: < https://mundoeducacao.uol.com.br/saude-bem-estar/alimentos-termogenicos.htm#>;

SALOMÃO, K. Globo Rural. Conheça a rota das especiarias. Disponível em: <https://revistagloborural.globo.com/Noticias/noticia/2014/02/conheca-rota-das-especiarias.html>;

ZANIN, T. Tua Saúde. 10 benefícios da canela para a saúde. Disponível em: < https://www.tuasaude.com/beneficios-da-canela/>;

ZANIN, T. Tua Saúde. Como usar a canela para emagrecer. Disponível em: < https://www.tuasaude.com/canela/>.

Veja também

Quais as Plantas que Curam Diabetes?

Diabetes é uma doença crônica, por vezes referida como síndrome metabólica, na qual ocorre uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *