Home / Plantas / Como Plantar o Capim Cost Cross ?

Como Plantar o Capim Cost Cross ?

Criar pastagens de capins e gramíneas é a alternativa mais econômica para alimentação de caprinos. Na escolha das variedades, é necessário observar os fatores edafoclimáticos (ou seja, referentes ao clima e ao solo); e após a escolha, é preciso adotar técnicas adequadas de manejo e cultivo (de modo a possibilitar uma pastagem produtiva e evitar seu desgaste precoce).

A alimentação das cabras é formada basicamente por moitas, arbustos, gramíneas e ervas daninhas (com exceção das tóxicas e venenosas); todavia, também pode contar com a inclusão de raízes e tubérculos (a exemplo da mandioca, batata doce e abóbora), bem como cereais (milho, trigo, aveia, farelo de arroz e outros) e leguminosas.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre algumas das variedades de gramíneas comercializadas para consumo de caprinos (em especial do capim Cost Cross); além de conhecer dicas extras para alimentação e outros cuidados para criação de cabras.

Então venha conosco e boa leitura.

Importância da Alimentação dos Caprinos na Produtividade

Caprinos se Alimentando de Capim
Caprinos se Alimentando de Capim

Quando as cabras possuem uma alimentação inadequada, consequentemente vão manifestar carências nutricionais. A partir destas carências, haverá maior suscetibilidade a doenças e a verminoses, assim como diminuição na taxa de fertilidade, diminuição na produção de leiteira (para as famosas “raças leiteiras”), má formação óssea e atraso no crescimento e desenvolvimento (para os cabritos).

Independentemente da manifestação de sinais e sintomas e independentemente de falhas na alimentação, as cabras devem receber suplementação mineral, a qual deve ser balanceada de acordo com as exigências do animal e da composição de nutrientes do solo e forragens do local.

Sugestão de Gramíneas, Leguminosas e Outros Produtos Agrícolas para Incluir na Alimentação dos Caprinos

As gramíneas podem ser oferecidas através de silagem ou em pastagem. A nível informativo, silagens são rolos de gramíneas compactados que passaram por um processo de fermentação.

As opções de gramíneas presentes no mercado são diversas. Alguns exemplos são os capins Jaraguá, Napier, Quicuio, Camerum, Estrela, pangola, Pagolão e outros.

Alguns exemplos de leguminosas que podem ser oferecidas as cabras são o feijão de porco, amendoim forrageio, a alfafa, a soja perene, o feijão de porco e outros.

Em relação aos produtos hortícolas, folhas de nabo, de cenoura, de beterraba e outros.

Conheça as Opções de Alimentação dos Caprinos
Conheça as Opções de Alimentação dos Caprinos

Alguns dos cereais mais utilizados são o trigo, a aveia e o milho (o qual é o mais indicado para engorda). Farelo de arroz em pó deve ser oferecido em moderação, uma vez que pode facilitar o aparecimento de cálculos urinários. Deve-se evitar/ impedir o uso de farelo de algodão, pois o mesmo possui uma substância tóxica chamada de gossipol.

No caso das raízes ou tubérculos, estes devem ser oferecidos na forma de farelos, ou puros ou misturados à ração. Isso se aplica ao nabo forrageiro, cenoura forrageira, mandioca, aipim e outros exemplos. No caso da mandioca e do aipim, é obrigatório que sejam colocados para secar ao sol, de modo que percam a umidade, antes do consumo. Convém lembrar que estes alimentos já apresentam naturalmente o ácido cianídrico, o qual é altamente tóxico.

Outras sugestões incluem o rami-planta têxtil que possui fibras destinadas à fabricação de cordas e tecidos, mas que, no entanto, é uma excelente fonte de proteínas (as quais podem representar até 27% de sua composição nutricional), além de fácil cultivo.

Uma consideração importante é que antes de oferecer qualquer alimento aos caprinos, deve-se observar se os mesmos não apresentam qualquer sinal de mofo, insetos ou larvas.

Conhecendo o Capim Cost Cross

Saiba Mais Sobre o Capim Cost Cross
Saiba Mais Sobre o Capim Cost Cross

O capim coast cross é considerado um vegetal de crescimento prostrado, formando estalões longos e delgados. É uma das gramíneas mais comuns, sendo considerado um híbrido estéril nativo da América do Norte (mais precisamente no estado americano de Georgia).

Seu surgimento foi resultante do cruzamento das espécies/variantes Cynodon dactylon cv. Coastal bermuda com Cynodon nlefuensis cv. Robusto. A título de curiosidade, o gênero Cynodon possui um total de 90 espécies.

É uma gramínea de alta qualidade indicada para pastejo direto e formação de feno. Cresce a uma altura de 30 a 40 centímetros. Possui boa digestabilidade, boa palatabilidade e também boa tolerância à seca, todavia, requer solos com alta fertilidade e precipitações pluviométricas (‘índice’ de chuvas) entre 635 a 1700 milímetros anuais. Também possui boa tolerância ao frio.

Apesar de demandar certo índice pluviométrico, este capim não tolera alagamentos, logo devem contar com solos bem drenados.

O capim coast cross é indicado para animais caprinos, ovinos (ovelhas), equinos e bovinos.

Como Plantar Capim Cost Cross ?

A propagação deste capim é considerada vegetativa e realizada através de mudas que possuam entre 60 a 70 dias. No caso de mudas mais jovens, estas não contam com gemas plenamente desenvolvidas. Caso as mudas não sejam colhidas e plantadas no mesmo dia, devem ser armazenadas em sacos de material permeável (sugere-se ráfia), assim como postas na sombra e ‘irrigadas’ cerca de 3 vezes ao dia. Caso esses passos sejam cumpridos, poderão ser conservadas por até 4 a 5 dias.

Mudas de capim cost cross possuem talos finos, extremamente sensíveis à perda de umidade, logo desidratam com facilidade.

Em relação ao plantio propriamente dito, este pode ser realizado de 3 formas. No primeiro modo, através de sulcos com profundidade de 15 centímetros e espaçamento de 40 centímetros. No segundo método, as mudas são inseridas em covas de 30 a 40 centímetros abertas com enxada, sendo que tal estratégia é mais adequada para locais de terreno acidentado, nos quais não é possível utilizar maquinário agrícola. No terceiro método, as mudas são simplesmente lançadas ao solo, e posteriormente este solo recebe uma grade para que as mudas sejam incorporadas ao mesmo. De acordo com especialistas, o terceiro método é o mais barato, mais simples e com maior rendimento, no entanto, requer uma quantidade de mudas maior.

*

Depois dessas dicas ? Deixe-nos saber a sua opinião em nossa caixa de comentários abaixo. Quais outros temas gostaria de ver por aqui. Seu feedback é sempre bem-vindo.

Sinta-se à vontade para também conhecer outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

LEITE, G. G.; MACHADO, F. O. C. Embrapa. Capim “coast-cross” (Cynodon dactylon (L.) Pers). Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/554990/capim-coast-cross-cynodon-dactylon-l-pers>;

MARIA, M. S.; RIBEIRO, V. M. F.; COSTA, A. L. Embrapa. Recomendações para a criação de caprinos e ovinos no Acre. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/492218/recomendacoes-basicas-para-a-criacao-de-caprinos-e-ovinos-no-acre>;

Senar Paraíba.  Alimentos de origem vegetal fornecidos aos caprinos. Disponível em: <https://www.senarpb.com.br/noticia/alimentos-de-origem-vegetal-fornecidos-aos-caprinos/>;

Viver Grass. Coast Cross. Disponível em: <https://vivergrass.com/coast-cross/>;

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *