Home / Plantas / Chá de Folha de Bananeira Faz Crescer o Cabelo?

Chá de Folha de Bananeira Faz Crescer o Cabelo?

A banana, fruta queridinha dos brasileiros, já ganhou a muito tempo os nossos corações, por ser rica em minerais, carboidratos e amido. Além da polpa, a casca da fruta também pode ser aproveitada e inserida em receitas, sendo uma excelente fonte nutricional.

E o mais incrível nessa história é que os benefícios da banana não param por aí, a folha da bananeira é uma estrutura com um grande poder homeopático. Otimiza o sistema imunológico, tem ação antioxidante, atua em pequenas inflamações (também sendo eficaz contra a celulite) e é uma aliada excelente da beleza, proporcionando pele e cabelos incríveis.

Você que deseja madeixas incríveis e longas, provavelmente já deve ter ouvido falar que chá de folha de bananeira faz crescer o cabelo. No entanto, provavelmente deve ter alguma dúvida se essa informação é real ou não.

Então, venha conosco. Sua dúvida será respondida.

Boa leitura.

Folha de Bananeira: Informações Nutricionais

A polpa da banana é uma fruta que contém teor considerável de vitamina A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e Vitamina C. Sais minerais como o Potássio, Fósforo, Cálcio e Magnésio também estão presentes.

Polpa da Banana
Polpa da Banana

A casca da banana contém antioxidantes, Magnésio, Potássio, Vitamina B6, e uma quantidade maior de fibras solúveis do que a encontrada na própria polpa.

Casca da Banana
Casca da Banana

Por sua vez, a folha da bananeira (protagonista deste artigo) é rico em um antioxidante chamado polifenol, além de proteínas e hemicelulose.

A folha de bananeira também é rica em vitaminas A, C e K, além dos minerais Potássio, Cálcio, Magnésio, Sódio, Fósforo, Zinco e Cobre.

Uma informação importante é que, caso o solo no qual a bananeira se desenvolveu não tenha recebido correta adubação química e orgânica, essa deficiência irá ser transferida ao sistema foliar da planta, ou seja, as folhas não terão o nível adequado e esperado de nutrientes.

Chá de Folha de Bananeira: Benefícios e Utilidades

A presença de antioxidantes na folha da bananeira previne a ocorrência de doenças degenerativas do sistema nervoso, a exemplo do Mal de Alzheimer. Sinais de envelhecimento precoce também são atenuados.

Este chá é excelente para doenças do sistema respiratório, tais como as dores de garganta, que podem ser gradualmente reduzidas. Ingerindo o chá, no mínimo, 3 vezes ao dia também é possível reduzir a febre. Isto acontece pois, além das propriedades antioxidantes, a folha é adstringente e anti-inflamatória.

Chá de Folha de Bananeira
Chá de Folha de Bananeira

Nesse aspecto, também se torna excelente para reforçar ainda mais o sistema imunológico e prevenir-se de infecções oportunistas.

Os antioxidantes polifenóis e a alantoína, presentes na folha de bananeira, também são excelentes para controle dos desarranjos intestinais não inferindo na atuação das medicações convencionais prescritas para o caso.

Suas propriedades antinflamatórias, incrivelmente, atuam na redução da celulite, tanto através da aplicação de cataplasma sobre o local, quanto através da ingestão do chá.

A alantoína também é um composto conhecido por suas propriedades de renovação celular, sendo amplamente utilizado pela indústria cosmética. Devido a isso, a folha de bananeira pode curar feridas e irritações na pele, além de ser extremamente benéfica para o couro cabeludo (vamos falar sobre o assunto mais adiante).

Na culinária, por herança da cultura indígena, a folha de bananeira é utilizada para embalar pamonhas, bolinhos e peixes. Da mesma forma, também pode ser aproveitada para o artesanato.

Diante de todas essas potencialidades e benefícios, tudo o que podemos fazer é simplesmente aproveitar esse grande tesouro da natureza, ainda desconhecido por muitos.

Confira mais no artigo Propriedades da Folha de Bananeira.

Chá de Folha de Bananeira Faz Crescer o Cabelo? Possíveis Causas de Queda e Baixo Crescimento

Antes de darmos o veredito, é importante analisar quais as possíveis causas da queda de cabelo e/ou retardo no crescimento.

Nos homens, a perda de cabelo está frequentemente associada à calvície. Nas mulheres pode ser decorrente de doenças na tireoide, doenças autoimunes e/ou infecciosas, amamentação, gravidez e carência de vitaminas e minerais (em decorrência de uma alimentação inadequada). Fatores psicológicos como o estresse e a ansiedade também podem desencadear a queda dos fios.

A caspa também provoca queda de cabelo. Ela é caracterizada como uma doença crônica do couro cabeludo, que tem como sintomas a descamação, vermelhidão e coceira.

Crescimento de Cabelo
Crescimento de Cabelo

Pelo fato de ser uma inflamação, a caspa reduz a circulação sanguínea dos finos vasos capilares presentes no couro cabeludo. Com a redução da  circulação, consequentemente, há queda dos fios e/ou retardo no seu crescimento.

Em relação ao baixo índice de crescimento capilar, a carência nutricional é um fator muito relevante. Convém lembrar que o cabelo não cresce de modo contínuo, pois no seu ciclo de desenvolvimento há intercalação entre as fases de crescimento e de repouso. Uma boa alimentação, boa ingesta hídrica e visitas regulares ao cabeleireiro (para realização de hidratação e outros tratamentos de manutenção) auxiliam para que os fios cresçam mais rapidamente e, o mais importante de tudo, com uma aparência super saudável.

Chá de Folha de Bananeira faz Crescer o Cabelo? O Veredito

Chegamos enfim, a pergunta cerne desse artigo, e a resposta é sim!

Chá de folha de bananeira realmente faz crescer o cabelo.

Inclusive, é altamente recomendado para o controle da caspa e manutenção da saúde do couro cabeludo. O mais importante de tudo é que por ser um tratamento natural, ele dificilmente causará alguma irritação (exceto se você for alérgico a látex).

Além de ser um tratamento para caspa que não irrita o couro cabeludo (e muito menos resseca e danifica os fios), as vitaminas e minerais deixam o cabelo mais sedoso, com brilho e movimento. Você não se preocupará com o cabelo que não cresce mais por carência de vitaminas.

Lembrando que também é importante investigar qual a possível causa do retardo do crescimento e, se possível, consultar um dermatologista ou outro especialista. Se a causa for alguma doença crônica, é preferível tratar primeiramente a doença-base.

Como Preparar Chá de Folha de Bananeira?

Para preparar esta receita, basta pegar uma folha de bananeira e cortá-la em tiras. É importante não retirar a nervura (pecíolo) central da folha, pois essa estrutura também contém uma grande quantidade de nutrientes.

Após cortada, adicionar a folha a uma panela com 2 litros de água (pode ser até mesmo uma panela de pressão sem tampa) e deixar ferver por 5 minutos. Caso você queira o chá mais concentrado, coloque apenas 1 litro de água.

Após a fervura, abafar o chá durante 10 minutos. Esperar para que a temperatura esfrie, e aplicar.

Aplicação e Armazenagem do Chá de Folha de Bananeira

Após lavar os cabelos com xampu e condicionador, da forma habitual, você pode enxaguar os seus cabelos com o chá de bananeira (dessa forma, estará envolvendo o couro cabeludo e o comprimento dos fios).

Outras pessoas preferem borrifar o chá diretamente sobre o couro cabeludo. Essa outra alternativa pode ser utilizada quando a necessidade é unicamente controlar a caspa.

Após aplicado, você poderá enxaguar os cabelos após 6 horas ou no dia seguinte (se preferir e os seus fios não estiverem pesados).

Antes e Depois
Antes e Depois

Se sobrar alguma quantidade do chá, descarte-o ou acondicione na geladeira (com uma etiqueta identificadora) para uso posterior.

O uso recomendável é a cada 15 dias, ou 1 vez ao mês. Grávidas e pessoas com alergia ao látex não devem realizar esta receita.

Aproveite as dicas e tenha cabelos incríveis.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Agência de Informação Embrapa. Banana- Aspectos nutricionais. Disponível em: < https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia40/AG01/arvore/AG01_48_41020068055.html>;

Os 9 benefícios das folhas de Banana para a saúde. Disponível em: < https://www.saudedica.com.br/os-9-beneficios-das-folhas-de-banana-para-saude/>.

 

Veja também

Arroz Tem Glúten ou Não? É Bom Para Emagrecer?

Uma pessoa pode ter um estilo de vida sem glúten porque tem doença celíaca, alergia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *