Home / Plantas / Adubação e Plantio da Banana Pacovan

Adubação e Plantio da Banana Pacovan

A banana é um dos alimentos mais consumidos no Brasil e no mundo, sem falar que é a fruta com mais facilidade de se encontrar nos solos brasileiros. A quantidade de cultivadores é imensa, sem falar sobre a renda milionária que o cultivo das bananas gera para o país e para as famílias.

Pela bananeira ser uma erva — e não árvore — bem fácil de produzir, ela é uma das mais procuradas no que se refere à produção em massa. A espécie pacovan, por ser uma subespécie da banana prata, possui características favoráveis para quem está começando a entrar neste ramo.

Como foi dito, a banana pacovan é uma das mutações, derivadas de uma espécie mais conhecida, a prata. Com isso, todas as características da banana prata são transferidas para ela.

Como conseguem se adaptar ao clima tropical, ela é bastante recomendada para quem quer começar a plantar bananeiras. Não só por isso, mas a espécie pacovan é uma das que mais são vendidas no território nacional, além de serem exportadas em uma quantidade considerável.

Como a fertilidade do solo afeta a bananeira? Como você pode identificar deficiências nutricionais? Que tipos de fertilizantes dão os melhores resultados? Nosso guia de cultivo de banana responde a todas essas perguntas e muito mais, prossiga com a leitura!

Como Cultivar Bananas?

Para obter um maior rendimento de suas bananeiras não é necessário contar com a sorte, mas com um resultado de conhecimento e experiência.

Uma das maneiras é adquirindo um profundo conhecimento com profissionais do ramo, que podem oferecer tudo o que sabem durante as décadas de experiência que possuem. Ou, você pode ler algum guia da internet (como este!).

Este guia contém uma explicação abrangente da nutrição da banana e recomendações detalhadas de fertilização, juntamente com informações gerais relevantes para o cultivo de banana. O guia de cultivo de banana pode ajudá-lo a tirar o máximo proveito do seu fertilizante de banana, para fornecer rendimentos mais altos e uma melhor relação custo / benefício.

Confira Uma Amostra das Informações:

O solo ideal para as bananas deve ser bem drenado, com boa capacidade de retenção de água. O pH do solo deve estar entre 5,5 e 6,5.

As bananas crescem melhor em áreas com 2.500 mm ou mais de chuvas bem distribuídas por ano. A irrigação é necessária se a precipitação for inadequada ou irregular.

O nitrogênio é o principal promotor do crescimento. Induz o crescimento vegetativo do pseudocaule e deixa-lhes a cor verde saudável desejada.

Quanto maior o número de folhas grandes e saudáveis ​​produzidas durante os primeiros 4-6 meses, maior será o tamanho do cacho de frutas.

Devido ao alto teor de potássio (K) na banana e nas folhas, é considerado o nutriente vegetal mais importante na produção de banana.

Estima-se que as perdas anuais de solo apenas através da remoção de frutos são 400 kg de K elementar (equivalente a 480 kg de K2O) por ha, com uma produção de 70 toneladas de fruta.

Bananas costumavam ser a única província de cultivadores comerciais, mas as diferentes variedades de hoje permitem que o jardineiro da casa as cultive também. As bananas são alimentadoras pesadas para produzir doces, então alimentar as bananeiras é de primordial importância.

Mas, a questão é: Como alimentar as bananeiras? Quais são os requisitos de fertilizantes de banana e como você fertiliza uma planta de bananeira? Vamos aprender mais.

Como Nutrir as Bananeiras

Nutrir as Bananeiras
Nutrir as Bananeiras

Como muitas outras plantas, os requisitos de fertilizantes de banana incluem nitrogênio, fósforo e potássio.  Você pode optar por usar regularmente um fertilizante balanceado que contenha todos os nutrientes micro e secundários de que a planta precisa ou divida as refeições de acordo com as necessidades crescentes da planta.

Por exemplo, aplique um fertilizante rico em nitrogênio uma vez por mês durante a estação de crescimento e depois corte quando a planta florescer.

Neste ponto, mude para um alimento com alto teor de fósforo ou alto teor de potássio.  Fertilizar uma bananeira com nutrientes adicionais é bastante raro. Se você suspeitar de algum tipo de deficiência, pegue uma amostra do solo e faça uma análise, e alimente-a conforme necessário, de acordo com os resultados.

Como fertilizar uma bananeira  Como mencionado, as bananeiras são alimentadores pesados, então eles precisam ser regularmente fertilizados para serem produtivos.

Existem algumas maneiras de alimentar a planta: Ao fertilizar uma planta de banana madura, use 250 gramas por mês; para plantas de interior anão, use metade desse valor. Escave esta quantidade em torno da planta e deixe-a dissolver cada vez que a planta for regada.

Ou você pode dar à banana uma aplicação mais leve de fertilizante toda vez que for regada. Misture o fertilizante com a água e aplique como você irrigar.

Com Que Frequência Você Deve Regar e Fertilizar?

Regando a Bananeira
Regando a Bananeira

Quando o solo secar a cerca de 10 centímetros, regue e fertilize novamente. Se você optar por usar fertilizantes com alto teor de nitrogênio e alto teor de potássio, o método é um pouco diferente.

Adicione o alimento com alto teor de nitrogênio ao solo uma vez por mês durante a estação de crescimento na dose completa, de acordo com as instruções do fabricante.

Quando a planta começar a florescer, corte o fertilizante com alto teor de nitrogênio e mude para um que seja rico em potássio. Pare de fertilizar se o solo tiver um pH de 6,0 ou menos ou quando a planta começar a frutificar.

O rendimento das bananeiras é impressionante. Caso você seguir todos os processos corretamente — e evitar a disseminação de pragas — não tem motivos para que a sua plantação não dê certo. Procure os produtos de melhor qualidade para a sua plantação!

Veja também

Arroz Tem Glúten ou Não? É Bom Para Emagrecer?

Uma pessoa pode ter um estilo de vida sem glúten porque tem doença celíaca, alergia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *