Home / Natureza / Spitz Japonês: Características, Mini, Fotos e Cores

Spitz Japonês: Características, Mini, Fotos e Cores

O spitz japonês é uma raça de cachorro relativamente nova, desenvolvida no Japão nos anos de 1920 e 1930.

A raça tem sido criada como um cão doméstico e demonstra ser tão protetor quanto carinhoso, e seu porte varia entre o porte pequeno e o porte médio (com uma ínfima variação).

Sua principal característica é a sua coloração branca com pelos lisos e estáticos, o que proporciona uma aparência extremamente agradável e fofa à raça, que tem se espalhado cada vez mais pela Eurásia.

A origem oficial do Spitz Japonês se dá através do cruzamento de várias espécies de cachorros com uma antiga raça conhecida como Samoieda, um cão de porte grande e médio que habita o Norte da Eurásia.

Quer conhecer mais sobre os cachorros? Não deixe de acessar nossos artigos mais lidos sobre eles!

Principais Características do Spitz Japonês

O Spitz Japonês tem um comportamento ativo, onde não conseguem ficar de fora de nenhuma atividade que envolva seus donos, pois os mesmos querem fazer parte de tudo e nunca se contentam em ficar em cantos ou sozinhos e longe de seus donos.

É um cachorro altamente leal que possui características de proteção intensa em relação aquele humano ao qual mais se apega.

O Spitz Japonês, geralmente, chega a medir de 40 a 45 centímetros, e é um tipo de cão ideal para conviver com crianças e até mesmo pessoas mais velhas que necessitam de uma companhia fiel e agradável.

Spitz Japonês
Spitz Japonês

Outra característica importante dessa raça é o fato de que ela é altamente adaptável a lugares pequenos, como apartamentos, por exemplo, não obstante o fato de ser um cão altamente obediente que consegue facilmente compreender ordens.

Existe algumas espécies de cachorros chamados do tipo Spitz, que somam uma variedade enorme, onde até mesmo os Huskies e o Akita entram nessa categoria; alguns dos principais tipos de cão Spitz são o Esquimó Americano, Cão de Canaã, Spitz Dinamarquês, Cão Finlandês da Lapônia, Spitz Alemão, Kishu, Jindo Coreano, Samoieda e inúmeras outras raças.

Conheça o Spitz Mini: A Menor Raça de Spitz

Apesar de serem dezenas de raças de cães do tipo Spitz, existe uma conhecida como Zwerspitz, ou Spitz-Alemão-Anão e até mesmo conhecido como Lulu-da-Pomerânia. O mesmo recebe esse nome pelo fato de ser originária da Pomerânia.

Apesar de ser um cão-anão, também caracterizado como toy, o spitz-alemão-anão tem origem de seus parentes robustos como o Samoieda.

Diferentemente do Spitz Japonês, o Lulu-da-Pomerânia não possui a coloração branca, e pode variar em várias cores, desde o branco até o preto, onde os mais comuns são os marrons com manchas pretas, lembrando as manchas do lhasa apso e alguns se parecem muito com os Yorshires.

O Lulu-da-Pomerânia não passa dos 30 centímetros de altura, e não pesam mais do que 3,5 kg.

São cães pequenos, mas muito energéticos e teimosos, sendo bastante difícil o adestramento, pois demonstram características imponentes e independentes.

Porém, ao mesmo tempo são extremamente carinhosos e apegados aos donos, mesmo demonstrando eventuais momentos de estresse.

Muitas vezes, o Spitz-Alemão-Anão pode ser agressivo com outros animais, pois dessa forma tenta provar sua territorialidade através de latidos estridentes. Isso significa que eles preferem mais a convivência com humanos do que com outros pets.

Variedades de Cores do Spitz Japonês

É muito comum que as pessoas achem que o Spitz Japonês possua várias colorações, mas na verdade essa raça é exclusivamente branca.

O que acontece é que muitos outros tipos de cães Spitz se assemelham com o Spitz Japonês, mas são de outra raça, tal como o Spitz Alemão, que além da coloração branca, pode apresentar a coloração dourada, preta e marrom.

Cada tipo de cachorro Spitz possui diferenças nítidas entre suas características físicas e comportamentais, porém, algumas variedades físicas se assemelham, apesar de serem de raças diferentes.

Ou seja, muitos tipos de Spitz apresentam inúmeras colorações, sendo na maioria das vezes colorações misturadas, como branco e preto, marrom e cinza, cinza e branco, cinza e preto e outras combinações.

Essas combinações, porém, não ocorrem em todas as raças, tal como acontece com o Spitz Japonês, que possui uma variedade exclusivamente branca, onde nenhuma mancha cinza, marrom, dourada ou preta o preenche, o que torna a sua cor a sua principal característica dentre as demais variedades do tipo Spitz.

Curiosidades Sobre A Raça Spitz Japonês

A raça de cão Spitz Japonês não é uma raça reconhecida oficialmente pelo órgão Kennel Club, pois a mesma considera que o Spitz Japonês nada mais é do que o Esquimó Americano, pois ambos compartilham características quase que idênticas.

O único fato que os diferencia integralmente é o fato da região onde os mesmo foram criados, pois o Esquimó Americano foi desenvolvido nos Estados Unidos, enquanto o Spitz Japonês, no Japão.

O Esquimó Americano é um tipo de cachorro que pode nascer em três variedades de tamanho, enquanto o Spitz Japonês possui um tamanho padronizado.

Uma das características mais evidentes que diferenciam o Esquimó Americano do Spitz Japonês, é o fato de que algumas variedades de Esquimó Americano apresentar uma coloração de branco creme, um pouco mais forte do que o branco convencional.

Os maiores problemas que o Spitz Japonês enfrenta são fraturas na patela e corrimento nos olhos.

Para evitar esse tipo de problema, é importante não deixar que o cachorro pule de lugares altos e corra em locais lisos.

Para evitar o corrimento nos olhos, uma ração específica para a raça deve comprada.

Veja também

Cultivo do Pé de Graviola

Pé De Graviola, Como Cuidar? Dicas De Cultivo

A graviola (Annonna Muricata) é uma variedade de planta muito comum no Brasil, pois é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *