Home / Natureza / Quanto Tempo é Necessário Para o Solo se Formar?

Quanto Tempo é Necessário Para o Solo se Formar?

O solo é composto de camadas aproximadamente paralelas à superfície da Terra, em resposta a cinco fatores formadores. Mas, qual seria o tempo necessário para o solo se formar por completo?

Todos os solos, da superfície às profundidades mais baixas, se desenvolvem naturalmente como resultado de cinco fatores. Estes são:

  • Material original;
  • Relevo ou topografia;
  • Organismos (incluindo humanos);
  • Clima;
  • Tempo.

Se um material monoparental for exposto a climas diferentes, uma parte diferente do solo será formada. Se qualquer um dos cinco fatores for alterado, mas os quatro restantes permanecerem os mesmos, um novo solo será formado. Esse processo é chamado de “gênese do solo”.

Para que você possa entender um pouco mais sobre o assunto, leia todo o artigo até o final. Assim, você pode ter uma noção de como e em quanto tempo se dá esse processo.

Qual é o Tempo Necessário Para o Solo se Formar?

A resposta mais detalhada para essa pergunta será dada ao longo da exposição das informações principais. Entretanto, podemos dizer que para o solo se formar demora muito, mas muito tempo. Apenas uma camada com cerca de 2,5 centímetros de espessura leva entre 500 e 1000 anos para se formar.

Pensa-se que cerca de 95% dos solos do mundo foram movidos ou transportados para o local atual. Apenas 5% são “solos residuais” ou solos formados a partir do material original existente.

Contudo, existem outras diferenças que são determinadas pelo fato de um solo ser formado em material mineral (areia e argila) ou se o solo é formado por material orgânico (matéria vegetal e / ou animal que está em vários estágios de decomposição).

Os solos formados em material predominantemente orgânico são classificados como histossolos de acordo com a taxonomia do solo. O material original contribui com propriedades químicas e físicas para um solo individual.

5 Fatores de Formação do Solo

1. Material Principal

Os eventos geológicos fornecem ao solo uma grande variedade de materiais originais. Alguns desses materiais têm propriedades muito específicas, como:

  • Peso muito leve;
  • Capacidade de reter grandes quantidades de água;
  • Suscetibilidade à compactação por veículos quando estão molhados.

Também existem muitas formações rochosas, portanto também existem muitos tipos de rochas nos solos. Exemplos são:

  • Granito;
    Granito
    Granito
  • Xisto;
    Xisto
    Xisto
  • Calcário;
    Calcário
    Calcário
  • Basalto;
    Basalto
    Basalto
  • Tufo;
    Tufo
    Tufo
  • Muitos outros.

Durante o tempo necessário para o solo se formar, a água transporta e deposita grandes quantidades de material em todas as partes. Isso acaba criando outro tipo de material parental no solo.

A água que flui mais lentamente carrega partículas como areia, argila e pequenas pedras. Quando ocorre o assentamento, os sedimentos formam os materiais principais do solo.

2. Topografia

A maioria dos solos exibe a topografia relacionada ao tipo de relevo que ocupa. Um local da paisagem:

  • Tem uma elevação acima ou abaixo de outra parte da paisagem;
  • Tem uma forma distinta (convexa, côncava ou linear);
  • Enfrenta uma direção específica;
  • É apenas um componente da paisagem.

Esses fatores influenciam a drenagem, escoamento, deposição e erosão, bem como a coleta de energia solar.

As paisagens planas mais comuns são as de amplos vales ao longo dos rios. Os solos nessas áreas variam de pouco drenado a moderadamente bem drenado e têm escoamento muito limitado.

Durante as inundações, o material do solo geralmente é depositado nessas posições da paisagem e a erosão comumente não é uma preocupação. A erosão das encostas circundantes também resulta em deposições adicionais de material do solo no fundo do vale.

Esse locais são, em geral, mais frios por causa da drenagem do ar das áreas mais altas do entorno. O gado costuma usar demais essas áreas, o que resulta na compactação do solo superficial.

3. Clima

O clima realmente influencia em quanto tempo é necessário para o solo se formar. E isso varia muito de um lugar para outro. De fato, o clima do solo muda rapidamente em distâncias muito curtas.

Menos desenvolvimento ocorre em áreas mais secas porque, quando a água se move rapidamente para dentro e através do solo, aumenta a taxa de intemperismo dos materiais. Por exemplo, materiais solúveis como matéria orgânica, argila e carbonato de cálcio e outros sais são movidos para baixo em um perfil do solo e às vezes fora do seu perfil se houver água suficiente disponível.

Formação do Solo
Formação do Solo

Em termos gerais, a profundidade em que o material solúvel ocorre em um perfil do solo indica a quantidade de água que ele recebe. Portanto, é importante um registro da precipitação média anual e da temperatura média anual do solo em cada local.

4. Organismos

Plantas e animais vivos (incluindo humanos) afetam a formação e o tempo necessário para o solo se formar. Os tipos de plantas que crescem na terra afetam o tipo de resíduo e como ele é incorporado.

Galhos, folhas, caules e raízes das plantas fazem parte da composição juntamente com os diferentes tipos de organismos que vivem no solo. As variadas plantas produzem materiais ácidos e outras produzem materiais alcalinos. Isso também altera o tipo de solo que se forma em determinados locais.

Outros organismos, como os vermes que se enterram no solo, criam pequenos canais que auxiliam no movimento da água e do ar para dentro e através do solo. Animais escavadores, como ratazanas, toupeiras e esquilos, misturam o solo à medida que cavam tocas, o que também ajuda a mover a água e o ar para o perfil da terra.

5. Tempo

Esse é o último dos cinco fatores que influenciam no tempo necessário para o solo se formar. No entanto, isso não significa que não seja importante. Os solos que se desenvolvem são produtos de processos dinâmicos contínuos de formação.

O tempo é tão importante quanto cada um dos outros fatores. Esse período é relativamente longo. No tempo geológico, muitos dos processos e áreas de formação do solo resultantes do intemperismo são comumente temporários. Leva-se anos para que todas as coisas aconteçam, embora algumas delas sejam agora medidas em nanossegundos.

E então? Gostou de saber o tempo necessário para o solo se formar? Muitos acreditam que essa é questão que se dá em poucos anos, mas como vimos, todo o processo pode demorar mais de 5 séculos! Lembre-se disso sempre que pisar no chão!

Veja também

Como Fazer Sabão Caseiro de Óleo Usado?

Nem todos possuem maneiras de eliminar o óleo usado na cozinha, você já pensou em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *