Home / Natureza / Qual É O Tipo De Rocha Que Forma O Pão De Açúcar?

Qual É O Tipo De Rocha Que Forma O Pão De Açúcar?

Este ponto muito visitado e conhecido no Rio de Janeiro já está bem presente na vida dos brasileiros, mas o que nós sabemos sobre ele? Já nos acostumamos tanto a vê-lo lá bem no alto, que talvez se fossemos indagados a respeito de algumas coisinhas mais profundas sobre ele, não saberíamos responder!

Hoje eu me propus a fazer algo bem mais desafiador do que simplesmente falar sobre este lindo ponto turístico, pelo contrário, vou falar sobre o que o sustenta, mais precisamente sobre a grande rocha a qual está o nosso lindíssimo Pão-de-Açúcar.

Você sabe do que é feito esta grande rocha? Conhece as suas composições? Se for tão curioso(a) quanto eu, então sugiro que me acompanhe nesta misteriosa matéria!

Que Tipo De Rocha Forma O Pão-De-Açúcar?

Você sabe o que é uma rocha metafórica? São rochas formadas a partir de outras como ela, aquela grande pedrona que dá sustentação ao nosso Pão-de-Açúcar faz parte desta classe!

Como este assunto é um tanto complicado eu vou tentar transcrevê-lo de uma forma mais simples possível, espero que você compreenda!

Nossa rocha metafórica é fruto de um outro tipo de rocha, as chamadas magmáticas, estas são oriundas da solidificação de um material chamado magma. Isso parece meio complicado não é mesmo?! Mas tenha calma, é só ler tudo bem devagar que as coisas vão ficando mais claras!

Ei, talvez eu tenha deixado uma pergunta pairando no ar, quem sabe você esteja se perguntando o que é magma, mas sabe aqueles filmes de vulcão em que mostra-se um material escuro misturado a lavra? Isso é o tal magma, ele mais se parece com uma terra negra pastosa!

Viu como tudo fica bem mais simples quando a explicação também é simples?! Espero que você esteja realmente entendendo e que continue aqui comigo até o fim da matéria!

Já que não sou um especialista no assunto lá vamos nós procurarmos o que dizem os estudiosos. Bom, segundo eles as rochas metafóricas, pelo menos a maioria delas, surgem a partir do momento em que outras rochas são submetidas a uma intensa pressão ou temperatura.

Lembrando que estas outras rochas as quais eu falo no parágrafo a cima tratam-se das rochas magmáticas, estas se transformarão nas futuras rochas metafóricas!

Não se esqueça de que a pressão e as altas temperaturas fazem com que as rochas assumam novas formas e, consequentemente, mudem também os seus componentes se tornando espécies metafóricas!

Saiba que existem diversos tipos dessas tais rochas metafóricas e elas estão mais presentes no nosso dia a dia do que você possa imaginar. Os materiais de construção que o digam, as ardósias por exemplo são um tipo de rocha metafórica bastante conhecida por nós!

Agora que você já está por dentro de todo o assunto relacionado a rocha que sustenta o nosso incrível Pão-de-Açúcar, que tal agora aprender sobre como é este lindo ponto turístico? Dessa forma eu lhe deixarei 100% por dentro do assunto!

Coisas Que Você Precisa Saber Sobre O Pão-De-Açúcar

Foto Antiga do Pão de Açúcar
Foto Antiga do Pão de Açúcar

Já pensou de onde surgiu este nome tão famoso no Rio de Janeiro? Se acaso nunca tiver parado para pensar nisso não se preocupe, pois eu também nunca havia refletido sobre o assunto!

Fique sabendo que existem muitas histórias a respeito da origem do nome do nosso belíssimo Pão-de-Açúcar, porém, há uma que se encontra na boca dos mais conhecedores deste incrível ponto turístico, portanto, tenho a certeza de que é esta a correta. Vou lhe contar sobre ela agora!

Novamente lá vou eu me baseando nos conhecimentos dos estudiosos para informar você da maneira mais correta possível, enfim, tudo começou lá entre o século XVI e XVII com os portugueses, são eles os protagonistas desta história.

Sabe aquele período que eu acabei de citar no parágrafo acima? Então, nele o Brasil estava no ápice da produção de cana-de-açúcar e os portugueses após ferver e espremer a cana, faziam com que ela se tornasse blocos de açúcar em um formato similar ao pão, por isso o nome Pão-de-Açúcar!

Viu como um simples nome pode carregar consigo uma história superinteressante?! Nenhum nome vem do nada, tudo está sempre atrelado a uma boa história!

 

Produção de Cana de Açúcar
Produção de Cana de Açúcar

Somente no século XIX é que o tão famoso nome Pão-de-açúcar tomou proporções maiores, tudo isso por causa de artistas franceses que vieram ao Brasil para executar seus trabalhos e fizeram questão de enaltecer o ponto turístico.

Uma atividade importante do lugar é o tão desejado passeio de bondinho, nele você tem acesso a uma vista incrível que mistura comunidades famosas do Rio de Janeiro com outros lugares super sofisticados.

Ao andar de bondinho no Pão-de-açúcar você conseguirá ver um contraste na realidade brasileira, a pobreza e a riqueza se dividindo de uma maneira bem próxima, porém, cada um destes lados sociais possui o seu próprio espaço.

Outros Pontos Turísticos Lindos Que O Brasil Tem

É estranho como as coisas acontecem não é mesmo?! Estávamos falando sobre rochas metafóricas e agora estamos tratando de pontos turísticos brasileiros!

Bom, se já falamos de pontos turísticos como o Pão-de-Açúcar, então porque não falarmos também de outros locais turísticos que você pode conhecer e ficar impressionado(a) com tanta beleza?

Enfim, o próximo ponto que eu desejo muito que você conheça é o Cristo Redentor, famosos do mundo todo que passaram por aqui já foram neste local maravilhoso. Agora só falta você!

 

Que tal ver um ponto turístico super legal bem de perto e ainda pode ter uma vista da chamada cidade maravilhosa? Você terá acesso a tudo isso se for conhecer o tão famoso Cristo Redentor!

Já falei demais não é mesmo?! Me lembro que comecei tratando apenas das rochas metafóricas e depois acabei terminando esta matéria falando a respeito de pontos turísticos do Brasil, também né, como falar da rocha que sustenta nosso famoso Pão-de-Açúcar e não tratar de comentar a respeito deste ponto turístico maravilhoso? Isso é quase que impossível!

Eu espero de coração que você tenha gostado desta matéria super bacana, eu tentei ser o mais simples possível ao explicar que tipo de rocha é essa que sustenta nosso lindo Pão-de-Açúcar, espero que eu tenha conseguido cumprir minha missão!

Muito obrigado por sua visita e até a próxima!

Veja também

Mulher ao Lado das Bananas

Quantas Bananas se Pode Comer por Dia?

Se você adora comer bananas e esse título chamou a sua atenção, fique conosco até …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.