Home / Natureza / Para Que Serve o Chá de Romã? Como Fazer?

Para Que Serve o Chá de Romã? Como Fazer?

A romã é uma fruta rica em benefícios e propriedades, o suco dela é bem famoso, mas talvez ela seja ainda mais adequada para ser consumida também através da preparação de um bom chá de ervas. Esta bebida, rica em antioxidantes e outras substâncias importantes para todo o organismo, pode ajudar a combater diarreia, gripe, constipação, mas também problemas mais sérios, como envelhecimento celular e doenças neurodegenerativas.

Para Que Serve O Chá De Romã?

O chá de ervas da romã tem diferentes benefícios e propriedades, cuja receita é fácil de fazer e, além disso, com um sabor único. A romã é uma fruta do feijão cor rubi com um sabor doce e um pouco azedo, que você usa para diferentes preparações de culinária para os cosméticos. Sempre um símbolo de prosperidade e abundância, seus grãos são um concentrado de bem-estar capaz de prevenir várias doenças, mais ou menos graves.

Conheceremos melhor as virtudes do chá de ervas de romã para tirar proveito de suas propriedades benéficas.

A romã é uma planta que pertence a um gênero que possui apenas duas espécies diferentes. Originalmente do Oriente Médio, era considerado o fruto da fertilidade por excelência. Em vez disso, na Grécia antiga, as noivas entrelaçavam os ramos da romã nos cabelos como um sinal propiciatório, enquanto os antigos egípcios já conheciam as propriedades terapêuticas.

A coloração viva de seus grãos é definida por alguns como um sinal bastante evidente da principal esfera de relevância a que se refere a ação benéfica do chá, a saber, o sistema cardiovascular. Esta bebida preciosa é de fato um excelente remédio natural para manter sob controle as doenças cardiovasculares já em andamento ou para preveni-las.

Mas também é capaz de manter a proporção correta de colesterol no sangue, evitando níveis muito altos que também podem aumentar o risco cardiovascular e, portanto, causar derrame ou ataque cardíaco.

Além disso, um estudo recente publicado numa revista por uma equipe de cientistas britânicos descobriu que uma substância específica, a punicalagina, é capaz de bloquear o processo inflamatório responsável pela neuro degeneração, típico de doenças como a doença de Alzheimer.

Propriedades Do Chá De Romã

O chá de romã é distinguido por várias propriedades benéficas, tanto para o interior como para o exterior do corpo. A casca da planta da qual deriva é reduzida a pó e usada para preparar uma bebida eficaz contra a diarreia. As deliciosas sementes de romã estimulam a diurese e reduzem a retenção de água, neutralizando acúmulos e imperfeições de fluidos, como celulite e pés inchados.

Todavia, as propriedades do chá de ervas de romã também têm utilidade externa: uma decoção à base de flores é usada para refrescar a cavidade oral, enquanto a infusão de casca tem propriedades adstringentes e purificantes para a pele, especialmente a oleosa. Vamos olhar especificamente para as outras propriedades:

Propriedade antioxidante: O chá de ervas da romã é rico em antioxidantes, ou seja, substâncias que neutralizam os radicais livres e mantêm as células protegidas do envelhecimento e da morte precoce.

Essa virtude é útil tanto no que diz respeito ao bem-estar da pele, que possui a capacidade de se regenerar e se reestruturar continuamente, quanto nos processos celulares degenerativos, que são bloqueados pela raiz ou impedidos com antecedência.

Como mencionado acima, a punicalagina não pode ser chamada de cura para a doença de Alzheimer, mas uma maneira de inibir o desenvolvimento de distúrbios neurodegenerativos e prevenir tais distúrbios.

Propriedades imunoestimulantes: O chá de ervas da romã pode ser definido como uma bebida muito rica em vitamina C e, portanto, entre outras propriedades, também tem a função de fortalecer o sistema imunológico e prevenir e tratar estados de resfriamento, como gripe, tosse e dor de garganta, típico da temporada de inverno.

Graças à decoção da romã, preparada com suas sementes, a ação vermífuga desta bebida é garantida. De fato, sempre foi usado para neutralizar de maneira natural o tenia solium, também conhecido como verme solitário, que afeta o intestino humano após ingerir carne de porco mal cozida.

Propriedade adstringente: Graças às virtudes adstringentes e antidiarreicas da romã, o chá de ervas é um método delicado e sem contra-indicações para combater a diarreia causada pela proliferação de bactérias intestinais ou por uma dieta inadequada. Nos dois casos, o problema tratado com o chá de ervas se acalma após alguns dias.

Propriedades antitumorais: Como toda a fruta e seu suco, o chá de ervas da romã parece favorecer a prevenção de vários tipos de câncer graves, como mama, intestino, pulmão e próstata, entre os principais e até agora estudados.

Benefícios da Romã
Benefícios da Romã

Graças aos inúmeros estudos realizados em células cancerígenas, os antioxidantes, em grande parte concentrados em frutas e vegetais frescos, incluindo romã, são a principal causa de seu desenvolvimento.

Propriedades para o coração: O chá de romã é um dos aliados do coração e de todo o sistema circulatório, porque, como vimos, reduz o risco cardiovascular e a formação de colesterol nas artérias.

Receita De Chá De Ervas De Romã

Para desfrutar de um bom chá de ervas com romã, você pode optar por comprar os filtros prontos para mergulhar em água quente, como no chá clássico, ou optar por uma preparação ainda mais natural, com os poucos ingredientes necessários.

Ingredientes Para 1 Xícara:

  • -2 colheres de sopa de grãos de romã secos
  • -Mel orgânico para adoçar
  • -250 ml de água

Preparação: Ferva a água em uma panela. Despeje os grãos de romã na água fervente e deixe em infusão por 10 minutos com o calor desligado. Depois filtre a infusão antes de consumi-la e adoce a gosto com mel orgânico.

Para obter benefícios visíveis, é necessário consumir um copo por dia, no máximo dois, evitando o consumo excessivo. Se necessário, contra diarreia ou baixa diurese, você pode tomar o chá de romã como lanche no meio da manhã ou consumir 2 xícaras por dia para fortalecer o sistema imunológico e combater a gripe, até que os sintomas desapareçam.

Aproveite e leia também “Como Fazer Chá de Romã Para Gargarejo?“. Talvez você encontre algum detalhe adicional de seu interesse!

Veja também

O que é uma Infecção Fúngica? Quais os Sintomas?

Infecções fúngicas são infecções causadas pela presença de fungos parasitas no ser humano. Os fungos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *