Home / Plantas / Flor Amor Perfeito Preta: Características, Nome Cientifico e Fotos

Flor Amor Perfeito Preta: Características, Nome Cientifico e Fotos

O amor perfeito é uma mudinha herbácea que, com suas flores coloridas, tem adornado muitos jardins, varandas, terraços e outros espaços de apreciação livre pelo mundo afora. Já se deparou com alguma quase completamente negra? Pois é, apesar de parecer inacreditável, exite. Mas como?

Flor Amor Perfeito Preto: Características, Nome Cientifico e Fotos

A cor preta das flores é um fato completamente incomum, estritamente inexistente. De fato, na maioria dos casos de flores apresentadas no mercado como “negras”, nos encontramos diante de amostras de uma cor particularmente escura, originalmente vermelha, azul ou roxa, para parecer preta.

O fenômeno se deve, de acordo com a explicação atual, a uma concentração de pigmentos (antocianinas), de modo a impedir a filtragem da luz. Uma explicação certamente válida, mas que talvez deva ser aprofundada. O gênero de flores que possui mais variedades de preto-escuro é, sem dúvida, constituído pelas violetas, tanto pelo grupo de violetas (Viola cornuta) quanto pelas amores perfeitos (viola tricolor).

Entre os mais conhecidos estão o Viola nigra, a Viola híbrida “molly sanderson”, a Viola “black moon” e a viola “black pansy” (os dois últimos pelos ingleses Thompson & Morgan). Além disso, o francês Baumaux tem em seu catálogo várias variedades de “violas negras”. Também entre os íris existem várias variedades com tendência a preto, mesmo que sejam poucas aquelas com coloração uniforme, como no caso dos íris chrysographes.

Outras flores de uma cor particularmente escura, tendendo ao preto, podem ser encontradas nos gêneros aquilegia, nemophila, rudbeckia e tacca. Um ponto especial deve ser destacado para as tulipas: a chamada “tulipa negra”, da variedade “Rainha da Noite”, é, de fato, vermelho escuro. A seleção e comercialização de flores negras das espécies mais comuns e conhecidas, como orquídeas, amores perfeitos, lírios ou rosas, são anunciadas periodicamente.

Mas, na realidade, é sempre uma cor vermelha muito escura, como a “rosa negra”, apresentada com muita publicidade na Euroflora em Gênova. Geralmente são variedades híbridas criadas em estufas ou em laboratórios, muito poucas espontâneas; embora a natureza nunca deixe de nos surpreender.

Flor Amor Perfeito Preta Características

Um exemplo é a descoberta, em 2007, na selva do Vietnã, de uma flor aparentemente negra pertencente ao gênero aspidistria, cujas primeiras fotos em circulação são muito interessantes. Entre a flora espontânea italiana, a primazia da flor mais escura provavelmente está no hermodactylus tuberosus, uma iridácea presente em toda a Itália, mas sempre bastante rara.

Das comparações feitas até agora com a maioria das variedades mencionadas acima, verifica-se que a papoula “evelina” é decididamente mais escura (“mais negra”) do que as outras. O campo das espécies de plantas com folhas escuras é muito mais amplo, mas tratá-las aqui nos levaria longe demais.

Informações Básicas de Amores Perfeitos

Com exceção do que já falamos sobre a cor da floração, as características da planta em nada difere das espécies padrões de amor perfeito. A flor amor perfeito preta é uma planta herbácea da família violaceae, com uma média de 20 centímetros de altura, é fornecida com um sistema de raízes intercaladas, composto por inúmeras raízes longas e grossas, pouco mais que um fio de cabelo.

As folhas carregadas por galhos herbáceos finos são ovate-lanceoladas e de cor verde que pode ser lanceolado ou arredondado; as flores são carregadas por pecíolos eretos, têm pétalas viradas para cima e, além da cor mais enegrecida, podem ter cores diferentes, dependendo da variedade do cultivo: amarelo, roxo, azul ou muitas outras nuances e cores.

As flores compostas por pétalas em diferentes tons de cor têm um centro escuro, geralmente preto. As folhas pequenas e ovadas são verde escuras. Flores amor perfeito surgem em diferentes períodos do ano: início da primavera, outono e inverno. A primeira floração geralmente ocorre num período de outono, a segunda floração na primavera seguinte.

Dicas de Cultivo e Manutenção

A exposição da flor amor perfeito preta depende do período de cultivo. No outono, locais claros e ensolarados são recomendados, enquanto nas plantas com flores da primavera as áreas semi-sombreadas devem ser preferidas para evitar que a luz solar direta queime folhas e flores.

Por outro lado, flores de amor perfeito pretas em vasos podem ser facilmente movidas de uma área para outra, dependendo da estação. Os amores perfeitos não temem o frio e o calor, mas não toleram locais ventilados. A flor de amor perfeito preta não possui requisitos especiais de solo, desde que seja fértil e bem drenada; no entanto, é bom enterrá-la em solo universal misturado com areia.

A flor de amor perfeito preta requer rega frequente, geralmente regando a cada 10 a 15 dias sempre em relação à estação. No inverno, as irrigações serão mais esparsas e deixarão o substrato secar um pouco antes de regar novamente. Para estimular a floração, a cada mês, administre fertilizante líquido específico para plantas com flores adequadamente diluídas na água usada para regar. Para obter um derramamento mais abundante, o fertilizante deve ter uma ingestão adequada de potássio (K) e fósforo (P).

As estacas dos brotos laterais devem ser feitas no início do verão. Com tesouras bem afiadas e desinfetadas, são tiradas brotações laterais e colocadas em uma caixa contendo solo misturado com uma quantidade igual de areia que deve sempre ser mantida úmida até o enraizamento das estacas. O recipiente deve ser colocado em um canto com sombra até que apareçam novos folhetos. Essa técnica de propagação é realizada apenas se você quiser amostras geneticamente idênticas à planta mãe.

A semeadura é realizada em um canteiro contendo solo leve misturado com turfa e areia. As sementes, espalhadas manualmente em um substrato misto, são cobertas com uma leve camada de areia. O canteiro deve ser embrulhado com uma folha de plástico transparente e colocado em local escuro até uma temperatura constante de cerca de 18°C até a germinação completa. As plantas são fortalecidas antes de serem finalmente plantadas.

Dicas de Replantio

É possível realizar o transplante em terra firme ou em vasos quando as plantas enraizaram e liberaram pelo menos 2 ou 3 folhas. O transplante deve ser realizado a alguns centímetros de profundidade, em orifícios de 10 a 15 cm um do outro para garantir um desenvolvimento harmonioso e obter uma copiosa floração.

Para aumentar ainda mais a beleza e a elegância da flor amor perfeito preta ou mesmo de outras cores, poderíamos pesá-las com outras plantas com flores da primavera, como frésias, narcisos, tulipas, jacintos, etc. Para estimular o lançamento de novos brotos, corte as hastes desbotadas e remova as flores murchas. Aproveite as dicas e bom cultivo!

Veja também

Chá de Barbatimão Para Corrimento Vaginal Funciona? Como Fazer?

Muito comum na região do Cerrado do Brasil, o barbatimão (nome científico Stryphnodendron adstringens Mart …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *