Home / Natureza / Óleo de Prímula: Para Que Serve? Quais os Benefícios?

Óleo de Prímula: Para Que Serve? Quais os Benefícios?

Prímula é o nome que se é dado a mais de 500 espécies de flores da família Primulaceae, e essas flores possuem as mais variadas cores possíveis, por isso são flores extremamente cultuadas como plantas ornamentais.

A prímula é o tipo de flor que enfeita qualquer jardim, ainda mais com seus gêneros de cultivares que conferem cores variadas e mais fortes às flores, que variam do violeta ao amarelo e branco.

A prímula é uma flor muito comum na América do Norte, crescendo em ramos que alcançam o máximo de 40 centímetros de altura, e onde seus ramos consistem de flores que soltam sementes e que podem ser polinizadas.

A prímula também é uma flor conhecida por desabrochar ao entardecer e não durante o dia como as outras flores, tanto que nos Estados Unidos e Canadá, a mesma é conhecida como Evening Primrose, fazendo parte das Plantas Que Exalam Perfume à Noite.

Os principais polinizadores da prímula são as abelhas, as borboletas, mariposas, morcegos e os besouros, mas a prímula também é um tipo de flor que derruba suas sementes que são ingeridas por inúmeros animais herbívoros como lagartos e até mesmo marimbondos, fazendo assim com que as mesmas sejam levadas para outros locais na natureza.

A principal característica da prímula, que é a mesma razão pela qual essa flor é mundialmente conhecida e apreciada, é o fato de que é possível extrair um óleo especial de suas sementes.

Evening Primrose

O óleo de prímula contém inúmeras propriedades benéficas ao organismo e o mesmo é utilizado até mesmo em tratamentos médicos.

Acompanhe esse post e descubra tudo sobre o óleo de prímula e todos seus benefícios e efeitos na vida do ser humano. Aproveite também e confira alguns posts relacionados:

Óleo de Prímula: Conheça Mais Sobre o Óleo de Prímula

Os primeiros usos do óleo de prímula iniciaram através de estudos feitos com informações retiradas de nativos americanos, que criavam pastas com flores, folhas e talos da prímula para passar sobre ferimentos, assim como os mesmos faziam chás e ingeriam essa pasta para combaterem algumas indisposições comuns às pessoas, tal como diarreia, contusões, inchaços, cortes, mordidas de animais e outros fatores comuns aos nativos da época.

O óleo de prímula é muito rico em Ómega-6, um ácido gorduroso essencial para o bom funcionamento do organismo, dando muita disposição e resultados benéficos ao corpo.

Atualmente o óleo de prímula pode ser encontrado sendo vendido em cápsulas, assim como a espirulina e inúmeras outras super-vitaminas.

Para Que Serve o Óleo de Prímula?

Os usos do óleo de prímula são incontáveis, e aqui listaremos alguns dos principais sintomas que o óleo de prímula combate:

  • Dermatites
  • Psoríase
  • Acnes
  • Ictiose
  • Artrite Reumatoide
  • Osteoporose
  • Osteopenia
  • Síndrome de Reynald
  • Esclerose Múltipla
  • Síndrome de Sjogren
  • Hepatite B
  • Colesterol
  • Doença de Alzheimer
  • Esquizofrenia

Como pode ser visto, o óleo de prímula é um óleo miraculoso que combate inúmeras enfermidades, mas o seu uso principal não está relacionado com esses fatores listados acima, e sim com o controle hormonal que o mesmo confere ao organismo, e isso possui usos exclusivos no universo feminino devido ao fato de que ele ajuda a diminuir sintomas que aparecem nas fases de período onde o ovário sofre descamações e provoca dores quase que insuportáveis na maioria das mulheres.

A presença do ácido gama-linolênico ajuda no equilíbrio de hormônios liberados pelo organismo feminino, fazendo com que as inflamações durante o processo menstrual não sejam tão agressivos, aliviando, dessa forma, as dores e fortes pontadas comum desses dias.

Foi constatado por mulheres em uma pesquisa sobre os efeitos do óleo de prímula para desenvolvimento do livro Arquivos de Ginecologia e Obstetrícia que os sintomas da TPM são aliviados mediando o uso do óleo de prímula, onde dores nos seios e nas costas, assim como o sangramento também são reduzidos.

Óleo de Prímula: Excelente Aliado na Perda de Peso

O óleo de prímula é um componente que pode ser de extrema importância para quem está pensando em perder peso, já que muitas propriedades presentes no óleo da semente de prímula ajudam o organismo a combater os sintomas que envolvem a fome e a retenção de líquidos que acarreta no sobrepeso.

No entanto, como nem tudo são flores, não é certo concluir que simplesmente a ingestão de pílulas de óleo de prímula irá fazer com que o corpo pare de ganhar peso, ou seja, o óleo de prímula é um auxílio muito importante nas dietas, tanto para pessoas que simplesmente querem perder alguns quilos, assim como para pessoas que necessitam de uma dieta mais específica, como pessoas com obesidade, diabetes, síndrome da gota e outros males que tem a ver diretamente com a alimentação.

Para que uma pessoa possa perder peso através da ingestão do óleo de prímula, é extremamente aconselhável que essa pessoa tenha uma dieta regulada e também que a mesma pratique exercícios físicos, tais como caminhadas e corridas.

Óleo de Prímula: Usos Para Uma Vida de Melhor Qualidade

Ter uma vida saudável é uma tarefa árdua nos afazeres atribulados do dia-a-dia, onde as pessoas saem pela manhã de casa e muitas vezes voltam somente à noite, tendo todo o trabalho de casa para ser feito ainda, como a limpeza, a organização, sem contar com os filhos, por isso muitas vezes se torna inviável ter uma alimentação correta balanceada com exercícios físicos.

É por isso que, às vezes, alguns esforços são necessários, como se alimentar corretamente com saladas, verduras e produtos que não sejam fritos e nem processados, assim como incluir e ter conhecimento sobre vitaminas e super-alimentos que irão ser de extremo auxílio no combate à enfermidades e mal-estar, e é nessa parte que o óleo de prímula torna-se peremptório.

Óleo de Prímula

Uma pessoa que levanta cedo para trabalhar e que toma de três a quatro copos da água antes de ingerir qualquer alimento, está garantindo um corpo hidratado que não ficará exausto já pela parte da manhã. Agora, se essa pessoa inclui algumas capsulas de óleo de prímula no seu dia-a-dia, essa mesma pessoa estará garantindo não só um dia saudável, mas uma vida com muita energia e longevidade.

Veja também

Gastrodia Agnicellus

Qual a Flor Mais Feia que Existe?

Para os amantes de flores hoje vamos falar de um assunto bem delicado, será que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.