Home / Natureza / O que Acontece Quando o Ph do Solo é Ácido?

O que Acontece Quando o Ph do Solo é Ácido?

A plantação é um dos atos mais antigos criado pelo ser humano, isso porque desde os tempos mais antigos e remotos, o ser humano já necessitava de alimentação.

Com o passar do tempo, é claro, a plantação foi evoluindo, e foi implantando as novas tecnologias que o ser humano começou a desenvolver.

Não apenas tecnologia, mas também conhecimento foi implantado na técnica da plantação, como, por exemplo, a pedologia.

A pedologia é a área de conhecimento que estuda sobre o solo, ou seja, do que ele é formado, suas classificações e propriedades.

Dessa forma, é possível entender exatamente como o solo de uma região funciona, e qual o melhor tipo de plantação para aquele solo.

No entanto, existem também alguns solos que são ricos ou pobres em algum material, e isso pode afetar alguns tipos de plantações.

Você, por exemplo, o que acontece quando o pH do solo é ácido? Quais plantações podem ser feitas nesse tipo de solo?

Caso a resposta seja não, você está no lugar certo! Hoje, você vai entender exatamente o que ocorre quando o pH de um solo é muito ácido.

O que é pH do Solo?

O pH é uma solução química que representa uma escala onde neutro é igual a sete, e valores menores que sete indica acidez, enquanto valores maiores que sete indica algo básico.

No solo, o pH significa qual a concentração de íons H+, ou seja, vai indicar se o solo estudado é fértil ou infértil.

Para os agricultores, a faixa ideal de pH de um solo é quando ele fica em torno de 5,5 até 6,5, pois nessa faixa os nutrientes que as plantas precisam ficam disponíveis de forma mais fácil.

O solo possui sua acidez definida de acordo com as rochas que o formam, na interação que ele possui com o clima do local, e também na capacidade de absorver os sais alcalinos pela plantação presente, ou ainda na forma como o solo reage com produtos de fertilizantes.

Para que um estudo do solo seja bem feito, a recomendação é que engenheiros florestais, engenheiros agrícolas ou técnicos em agricultura coletem amostras do solo para que seja estudo no laboratório.

O que Acontece Quando o pH do Solo é Ácido?

Quando o pH de um solo é muito ácido, algumas plantas não conseguem se adaptar, e podem acabar morrendo, como é o caso da soja e do arroz.

Um solo muito ácido pode apresentar influências em várias partes de uma plantação, como no crescimento, na cor que as flores terão e também no desenvolvimento.

A hortênsia, por exemplo, é um ótimo exemplo para demonstrar o que ocorre quando ela é planta em um solo muito ácido.

Em solos normais, a hortênsia apresenta flores com cores que podem variar entre lilás, roxo, branco, sendo que a cor mais comum é a azul.

O que ocorre é o seguinte: quando a hortênsia é plantada em um solo ácido, a cor da sua flor é azul, quando plantada em um solo básico, a cor da sua flor é rosa.

Quanto mais o solo for ácido, mais azul se tornará suas flores, produzindo assim flores com uma cor azul muito escura.

No entanto, quando a hortênsia é plantada em um solo básico, é comum que suas flores sejam de cor rosa, e quanto mais básico o solo for, mais esse rosa será claro.

Esse tipo de transformação nas cores, dependendo da acidez do solo, ocorre com outras substâncias que levam o nome de indicadores ácido-base.

O que pode ser Plantado em um Solo Ácido?

Um solo considerado ácido apresenta poucas quantidades de um nutriente que é essencial para as plantas, que é o cálcio.

Algumas plantas, no entanto, conseguem sobreviver e terem seu crescimento de forma muito positiva, mesmo quando são plantadas em um solo ácido.

O alho, por exemplo, é um ótimo exemplo de planta que consegue ser plantada em um solo ácido.

Sua resistência é muito alta, e ele consegue suportar solos que apresentam uma variedade do pH entre 5,5 até 8,3.

Com uma adaptação muito boa também em diferentes climas, o alho é plantado em diversos locais, desde chácaras, sítios e hortas comunitárias até o próprio quinta da sua casa.

Plantação em Solo Ácido
Plantação em Solo Ácido

O solo deve ser muito bem drenado, deve ser leve, e com riqueza em matéria orgânica, e sua plantação pode ser feita em canteiros.

A colheita do alho varia bastante, e pode ocorrer apenas 3 meses depois do seu plantio, mas em alguns casos, pode demorar até 9 meses.

Por ser uma planta que consegue se adaptar em vários tipos de solo, tanto os ácidos, como os básicos, o alho é uma das plantações mais feitas em todo o mundo, servido há anos como o principal tempero nas casas de todas as famílias.

Como Ajustar o pH do seu Solo

No entanto, pode ocorrer também, a necessidade de se ajustar a acidez de um solo, tanto para mais, como para menos.

E é totalmente possível realizar esse ajuste! Realizar esse tipo de ajuste em determinadas situações é essencial para o desenvolvimento correto das plantações.

Quando o pH do solo está muito ácido, normalmente é utilizado alguns materiais que são inseridos diretamente no solo, como, por exemplo, compostos que são feitos de cal ou calcário em pó.

Com a implantação de cal ou calcário em pó, os nutrientes que ficam mais presentes no solo são: potássio, cálcio, boro e fosfato.

Caso o objetivo seja aumentar a acidez do solo, o processo que é feito é um pouco diferente, no entanto, muito simples também.

Nesses casos, alguns materiais orgânicos como agulhas de pinheiro ou adubo natural, ou ainda enxofre, podem ser utilizados para aumentar a acidez do solo desejado.

Mas tenha em mente que esse processo é um pouco mais demorado, então, normalmente é feito de forma bem antecipada, pensando no longo prazo para obter resultados.

E então, o que você achou do conteúdo? Você já fez uma plantação em solo ácido que deu super certo? Deixe nos comentários a sua experiência ou qualquer dúvida que tenha surgido!

Veja também

Ácido Linoleico

Quais os Benefícios do Ácido Linoleico Para a Saúde?

Quando se fala em ácido linoleico, se fala em ômega-6, e provavelmente você já ouviu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *