Home / Natureza / Mangostão, Benefícios e Malefícios Da Fruta

Mangostão, Benefícios e Malefícios Da Fruta

A fruta Mangostão já mencionada nos posts deste site, é proveniente de uma planta exótica asiática que produz um fruto de casca grossa e também dura de cor roxa, quando está amadurecida, cujos benefícios são interligados aos efeitos de emagrecimento saudável, podendo ser mais encontrada nos meses de setembro e outubro, que são os meses de sua maior safra. Esta fruta não é tão grande quanto as folhas e flores de sua árvore. Possui um tamanho pequeno, cujo formato é arredondado, composta de uma casca dura e dentro é constituída por sementes, que varia entre seis e oito.

Benefícios Do Mangostão

Benefícios Do Mangostão
Benefícios Do Mangostão

O Mangostão é uma fruta bastante benéfica ao emagrecimento com saúde, e além disso também é considerada uma planta medicinal. Ainda, com a fruta mangostão é possível realizar uma variedade de chás que podem melhorar problemas como as infecções urinárias. Mas esta não é sua única disponibilidade medicinal, ainda é possível criar com esta fruta pomadas naturais para os tipos de pele, principalmente àquelas que sofrem com a acne.

Algumas pesquisas apontaram que o mangostão age como uma forma de prevenção do câncer, além de ser um fruto que possibilita o controle da pressão arterial, sendo um grande auxiliar na saúde da pele; melhora ainda problemas gástrico-intestinais, a diabetes, problemas cardiovasculares, alzheimer, e ainda controla o peso por contar com um baixo teor de calorias.

Por fim, os seus benefícios são mencionadas prevenções de doenças mais sérias, assim como também o auxílio no tratamento de problemas estéticos como os problemas de pele que envolvem a acne. Entre suas formas de consumo, pode ser ingerida in natura, em forma de chás, sucos ou sobremesas e outras formações.

Malefícios Da Fruta

Como cada organismo funciona de uma forma diferente, os benefícios citados acima podem não ocorrer. Isso acontece porque tal fruta pode oferecer alguns efeitos colaterais, os quais podem vir à prejudicar a saúde de seus consumidores, como o surgimento de alergias por exemplo.

Alergias

As alergias ao Mangostão acontecem através das chamadas Urticárias, por meio de vermelhidão em partes do corpo, coceira, inchaço, e também erupções cutâneas. Quando esses sintomas surgem, não podem ser ignorados e o consumo da fruta deve ser parado imediatamente. A procura de um médico adequado à tratar do problema deve ser feita urgentemente e a alergia será tratada.

Mangostão Cortado ao Meio
Mangostão Cortado ao Meio

Além das alergias causadas por esta fruta, pode acontecer de alguém contrair uma acidose láctica. Isso porque o consumo exagerado e costumeiro do mangostão gera o ácido láctico na corrente sanguínea. Portanto, o acúmulo por meses deste alimento pode ocasionar a acidose láctica inclusive na modalidade grave do problema! Então, assim como todo e qualquer alimento é necessário ingerir com moderação, para que não sejam causados desequilíbrios no organismo e com isso surjam problemas sérios de saúde.

Prejudicial À Quimioterapia

Como dito anteriormente, a fruta pode atuar como agente que previne doenças como o câncer. Por outro lado, estudos comprovam que em algumas pessoas, os efeitos relativos à quimioterapia podem ser alterados pela ingestão da fruta. Fato que se justifica pela necessidade de radicais livres no combate aos tumores, e pelo Mangostão contar com diversos antioxidantes, pode acontece a eliminação destes radicais livres e assim, resta prejudicada a quimioterapia do paciente com câncer.

Quimioterapia
Quimioterapia

Prejudicial À Diabetes

Para alguns diabéticos este fruto passa a ser contraindicado desde que condicionado à algumas situações. Este é o caso dos sucos de Mangostão postos nos supermercados. Isso mesmo! Tal fato acontece porque o suco da fruta é rica em açúcar, principalmente se esta modalidade de venda é industrializada. E além desse problema, também pode interferir na coagulação sanguínea por contar com xantonas, além de poder atuar com medicamentos que geram a diluição do sangue como varfamina podendo causar uma hemorragia gastrointestinal grave.

Pode Causar Constipação

Além dos malefícios mencionados, podem levar ainda à constipação ou fezes soltas temporariamente. Isso significa dizer que se você é acostumado a tomar o suplemento desta fruta e possui a Síndrome do Cólon Irritável e também a Diabetes, está na hora de controlar este hábito e reduzir significativamente o uso do suplemento de mangostão.

Polycythemia Rubra Vera

Polycythemia Rubra Vera
Polycythemia Rubra Vera

Ainda, com a ingestão do fruto é possível ocasionar a condução da chamada Polycythemia Rubra Vera, que nada mais é que um distúrbio onde a medula óssea gera glóbulos vermelhos no sangue. Quem produz o problema, deve evitar consumir o mangostão e se está ingerindo normalmente, deve parar imediatamente de consumi-lo.

Sedação Excessiva e Problemas Na Lactação De Mulheres Grávidas

Por fim, mais dois outros malefícios podem acontecer pelo uso desta fruta, como a sedação excessiva, por causa das mencionadas xantonas, podendo gerar intoxicação e também não é adequada ou indicada para mulheres grávidas que estão em fase de lactação. Diante do exposto, percebe-se que os benefícios da fruta são relativos. Isso porque cada organismo em funcionamento age e atua de maneiras diferentes, fazendo com que diversos benefícios sejam incidentes, ou fazendo com que alguns efeitos colaterais apareçam. O ideal é sempre realizar exames de rotina, principalmente os alérgicos para estar ciente de todo e qualquer alimento ou produto que pode lhe causar mal.

Mulher Comendo Mangostão
Mulher Comendo Mangostão

Conclui-se portanto que ainda que o mangostão parecia uma ótima opção àqueles que gostam de manter a saúde com uma alimentação saudável e natural, alguns aspectos dessa ingestão devem ser previamente analisadas. Isso porque com o número de malefícios apontados por este artigo, percebe-se que não são todas as pessoas que poderão desfrutar deste alimento livremente de algum acontecimento indesejado. Além disso, o controle na quantidade é essencial aos seus consumidores, pois, como dito anteriormente, o exagero ou o uso costumeiro da fruta também pode trazer algumas complicações.

Assim, aparecendo qualquer dos efeitos citados naqueles que comem a fruta, aconselha-se que procurem ajuda profissional médica adequada ao problema insurgente, e àqueles em que a fruta não oferece mal algum, é indicado que façam o uso moderado da mesma, para evitar que o exagero ou a grande quantidade do mangostão passe a prejudicar de alguma forma a sua saúde ou seu sistema digestivo, sanguíneo, e entre outros.

Veja também

Intoxicação por Inalação

Quais os Sintomas de Intoxicação por Inalação?

Envenenamento ou intoxicação é o nome dado a lesão ou morte devido à deglutição, inalação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *