Home / Natureza / Ecologia e Sustentabilidade: Biologia

Ecologia e Sustentabilidade: Biologia

A biologia é a área da ciência que estuda a vida e todos os organismos vivos! Esta ciência é muito ampla: trata tanto da biologia dos vírus e das células, quanto da biologia marinha e humana. E esses são apenas alguns exemplos. A biologia é dividida em muitos campos especializados e subdisciplinas; e, neste texto, conheceremos alguns deles. Entretanto, nosso foco será a ecologia e a sustentabilidade, que também são áreas de estudo oriundas da biologia, e como elas se relacionam entre si.

A ecologia consiste em um campo de estudo da biologia que aborda o meio ambiente e a sua relação com os seres vivos que o habitam. Sendo assim, a questão da sustentabilidade é parte muito presente nesta área, pois a sustentabilidade consiste, basicamente, em como se deve agir perante a natureza, visando a sua preservação. Ou seja, a sustentabilidade está intrinsecamente ligada à ecologia.

Neste artigo vamos explorar sobre estes dois importantes campos de estudo da biologia: ecologia e sustentabilidade; e, assim, compreenderemos como eles se relacionam, e como podem ser muito próximos.

Os Campos de Estudo da Biologia

Para a compreensão da relação entre ecologia e sustentabilidade, é importante antes vermos um panorama sobre a biologia, pois é esta a ciência que engloba estas duas áreas.

A biologia consiste, fundamentalmente, na ciência que estuda a vida e os organismos vivos. No meio acadêmico, a ampla possibilidade de estudos em biologia é conhecida como “ciências biológicas”. A seguir, citaremos alguns exemplos sobre assuntos estudados pela biologia, mas fique ciente de que existem muitos mais!

Um exemplo de campo de estudo na biologia é o evolucionismo, que estuda a origem e a descendência das espécies a partir da teoria da evolução, que sugere que as espécies se modificam ao longo do tempo por conta da ação das mutações e da seleção natural. Outro exemplo seria a biologia humana, que tem como foco a compreensão do funcionamento do corpo humano.

Além disso, também há a biologia marinha, que estuda a vida nas águas, incluindo animais e plantas, e as suas relações ecológicas. E há ainda a botânica, que tem como objeto de estudo o reino vegetal.

E, agora, introduzindo o foco do nosso artigo, temos a ecologia. Esta ramificação da biologia compreende os estudos dos seres vivos e das relações que estes estabelecem com o meio ambiente. E ainda há como um ramo da ecologia a sustentabilidade, que é a área que busca compreender os impactos destes seres vivos no meio ambiente e vice-versa.

O Que é Ecologia?

Ecologia é a especialidade da biologia que estuda as relações que os seres vivos estabelecem com o meio ambiente. Mas, apesar de poder ser descrita em poucas palavras, a ecologia é, na verdade, um campo muito extenso e complexo.

A ecologia estuda diferentes assuntos, como as razões que motivam a migração que faz uma espécie, até o que leva a motivar o agrupamento de determinadas espécies em um local específico do meio ambiente. E, outro fato que mostra a complexidade desta ciência é o de que ela existe apenas na companhia de outras áreas do conhecimento, como a química, a física, a geografia e, até mesmo, a matemática!

O Que Estuda a Sustentabilidade?

A sustentabilidade, como já foi mencionado antes, é o ramo da ecologia que compreende uma condição de permanência de um processo diante dos recursos naturais. Ou seja, busca entender como podemos ser bem sucedidos ao interagir com o meio ambiente, sem comprometê-lo, e sem comprometer gerações futuras.

Por mais que a sustentabilidade seja uma área que acabe sendo englobada tanto na biologia, quanto na ecologia, é, ainda assim, uma área complexa. A sustentabilidade possui diversas responsabilidades; tais responsabilidades podem ser resumidas no chamado “tripé da sustentabilidade”, que é composto pela questão social, questão energética e questão ambiental. A questão social trata do respeito ao ser humano, para que este respeite também o meio ambiente. Cabe a questão energética o fato de que a energia é um pilar indispensável para o desenvolvimento, pois sem energia não há o que hoje consideramos condições dignas de vida. A questão ambiental trata do meio ambiente, pois com ele degradado, o futuro é insustentável; necessitamos do meio ambiente para o desenvolvimento tanto do ser humano quanto da economia.

Além do tripé da sustentabilidade, podemos também dividi-la em tipos, como sustentabilidade ambiental, sustentabilidade  social, sustentabilidade econômica e sustentabilidade empresarial. A sustentabilidade ambiental diz respeito à conservação e à manutenção do meio ambiente; seu objetivo é não comprometê-lo para as gerações futuras. A sustentabilidade social sugere o bem-estar da população; pois as propostas da sustentabilidade só podem prosperar com o engajamento da população. Já a sustentabilidade econômica diz respeito ao desenvolvimento sustentável da economia, que visa gestão adequada dos recursos naturais, e tem como objetivo o desenvolvimento tanto social quanto econômico. A sustentabilidade empresarial sugere a responsabilidade das empresas perante o meio ambiente e, também, os seres humanos que trabalham nela e aqueles que usufruem de seus produtos.

Ecologia e Sustentabilidade

Agora você precisa compreender como estas duas áreas atuam simultaneamente! A ecologia nos dá a possibilidade de compreender as espécies que habitam nosso planeta e, sendo assim, nos ajuda a compreender como funciona o planeta Terra. E, quando temos informações suficientes sobre o funcionamento dos seres vivos em relação ao meio ambiente, podemos prever os impactos negativos causados à natureza e, assim, tomar medidas de preservação para que eles sejam revertidos com sucesso. Este processo descrito consiste no domínio da sustentabilidade!

Um exemplo concreto de estudo em sustentabilidade seria o seguinte: há um determinado local na natureza onde os animais que o tem como habitat natural estão correndo uma ameaça de extinção devido à escassez de alimento; e, assim, é promovido um estudo para compreender a degradação deste local da natureza, para que medidas de preservação do meio ambiente e das suas espécies possam ser tomadas antes que o caso se agrave ainda mais.

Resumindo: a ecologia é um campo de estudo que pertence à biologia, e a sustentabilidade é um campo de estudo que pertence à ecologia. Simples assim! Agora que você já sabe do que tratam estas áreas e está ciente das suas importâncias, pode conscientizar as pessoas ao seu redor.