Home / Natureza / Anak Krakatoa Pode Explodir?

Anak Krakatoa Pode Explodir?

Quando falamos de um dos vulcões mais poderosos do mundo, que já causou devastações por longas áreas do seu território e aterrorizou milhares de pessoas e famílias, devemos estar atentos e nos perguntamos: Será que ele vai entrar em erupção de novo? É possível? Neste artigo vamos ajuda-lo a encontrar a resposta e guia-lo para que conheça melhor o Vulcão Krakatoa e seu filho Anak Krakatoa.

O vulcão Krakatoa, que possui cerca de 800 metros de altitude, é um vulcão localizado na ilha da Indonésia, entre as cidades de Sumatra e Java, mais precisamente no estreito de Sunda.

História do Vulcão Krakatoa

O Vulcão Krakatoa entrou em erupção em 1883, resultando em grandes explosões, que afetou grande parte da Ilha da Indonésia, devastando 165 aldeias e matando 36.000 pessoas. É considerada uma das maiores catástrofes naturais já registradas.

Em 1927, resultante dos processos vulcânicos, surge o Anak Krakatoa, filho do Krakatoa, uma ilha vulcânica que se formou a partir de processos da caldeira do Krakatoa; e, nos dias atuais já conta com mais 300 metros de altitude, com estimativas de que o crescimento anual seja 5 metros e em pouco tempo pode alcançar a altura de seu pai.

Foi uma explosão tão forte e intensa que nenhuma ação vulcânica posteriormente conseguiu alcança-la; nem mesmo chegar perto. Até o Santa Helena, que entrou em atividade em meados de 1980, considerado um dos mais fortes dos últimos tempos não foi capaz de chegar perto dos danos causados pelo Krakatoa. O que choca os cientistas é que foi algo tão devastador, de tremenda magnitude, onde se estima que possuiu uma força de impacto 13.000 vezes maior  que a bomba lançada em Hiroshima e Nagasaki.

Catástrofes Causadas Pelo Krakatoa

Além da morte de 36.000 pessoas e a total devastação da ilha; o Krakatoa afetou drasticamente o clima do planeta. Devido a grande quantidade de dióxido de carbono, de fumaça emitida na atmosfera terrestre, formou nuvens de longas durações, com enormes extensões, afetando profundamente o clima global; a temperatura do planeta caiu cerca de 1 grau durante um longo período, as nuvens formadas não deixavam o sol atingir a parte terrestre, impedindo da iluminação.

Juntamente com a erupção formada pelo Krakatoa, aconteceu também um enorme tsunami. O vulcão é acionado a partir do movimento das placas tectônicas. O movimento das placas tectônicas reflete na superfície terrestre e gera consequências, uma delas é o tsunami. Ele terminou de devastar o que o vulcão Krakatoa já tinha começado.

Há registros que dizem que os estrondos e tremores foram sentidos na Inglaterra, a muitos quilômetros de distancia, o que deixou o mundo todo assustado. E vem assustando ainda a população local.

Anak Krakatoa: Mais Forte que seu Pai

Como dissemos acima, o Anak Krakatoa é resultado de um processo do Krakatoa, ou seja, popularmente, ele é considerado filho do vulcão mais antigo. Mas o que muitos não sabem é que ele tem uma ação muito mais poderosa que seu pai.

Estudiosos afirmam que se ele explodir, grande parte da flora e da fauna mundial, além, é claro, da população, vão sofrer fortes impactos. Ele está ativo, em atividade; mas não sabemos quando será a data certa de sua erupção, mas eles afirmam que ela irá acontecer. O que podemos prever é que as ações e atividades no Anak Krakatoa são mais intensas que as do Krakatoa.

Anak Krakatoa vai Explodir?

Ele vai. Mas não sabemos quando. Pode ser daqui 200 anos, pode ser amanha. As atividades do vulcão tem se intensificado nestes últimos anos. O que deixa muitas pessoas com medo e algumas até já deixaram suas terras. Os tremores, ungidos, estrondos vindos do vulcão são cada vez mais frequentes.

A expectativa é que ele cresça e fique maior que o Krakatoa. Ele vem em um crescimento de 5 metros por ano. Está com 300 metros, estima-se que daqui alguns anos ele irá ultrapassar a altura de seu pai.

E algo muito curioso vem acontecendo recentemente. O vulcão Anak Krakatoa, filho do Krakatoa, está tremendo, fazendo estrondos e dando indícios que a qualquer momento pode explodir.

Se ele explodisse nos dias atuais, a catástrofe seria considerada como a maior catástrofe da história, pois iria devastar longas áreas das cidades, que já estão mais urbanizadas, e com mais habitantes; levaria a morte de milhares e milhares de pessoas.

Anak Krakatoa

Pesquisadores e cientistas afirmam que não é possível saber exatamente quando vulcão entrará em erupção. Mas acreditam que não será por agora; acreditam que será mais para frente, apesar dos fortes indícios. Dizem que a cada dia que passa as manifestações do vulcão dão índicos que ele está em atividade e qualquer momento pode explodir; porém não é possível “adivinhar” o dia exato que isso vai acontecer.

Enquanto isso a população aguarda e fica atenta aos sinais do vulcão; pronta para a retirada do local.

Como Funcionam os Vulcões?

Para entendermos melhor as atividades que ocorrem no Anak Krakatoa e nos mais diferentes vulcões do mundo, vamos explicar agora como eles funcionam.

Um vulcão é resultado do movimento das placas tectônicas, a atividade ao subsolo, dentro da câmera magmática, liberando a lava pela abertura em montanhas.

A lava que emerge do vulcão vem diretamente do núcleo da terra. Muito em baixo de nós, e a câmera magmática é o caminho que transporta essa lava para ser expelida pelas fendas abertas na superfície terrestre.

A indonésia sofre com intensas atividades vulcânicas; mas não é apenas ela, todos os países localizados nas bordas de placas tectônicas sofrem com estas ações. Acontece que quando as placas tectônicas em baixo de nós se chocam, elevam-se enormes montanhas na superfície terrestre e algumas delas resultam em caldeiras vulcânicas.

Podemos citar também o território chileno, na costa oeste da América do Sul, até a costa Oeste dos Estados Unidos, alcançando ainda o território japonês e parte do continente asiático. No Brasil não existe a ocorrência de vulcões, nem terremotos, nem tsunamis, porque se localiza em meio a uma placa tectônica e não na borda. Por isso é considerado um pais privilegiado, longe de catástrofes naturais que aterrorizam diversos outros países do globo terrestre.  De fato, é um pais privilegiado, naturalmente falando.