Home / Animais / Verme De Milho: Características, Nome Científico E Fotos

Verme De Milho: Características, Nome Científico E Fotos

Neste artigo vamos falar sobre verme do milho. Seu nome científico, suas características e vamos também apresentar fotos e mais algumas curiosidades. É provável que você nunca tenha ouvido falar desse termo, pois se trata de um termo específico do sobre o negócio agrícola. Porém você provavelmente conhece o termo isolado “Verme”, e o termo isolado “milho“. Entendemos que a palavra verme não remete a algo bom, mas sim a possíveis insetos ou larvas que fazem mal ou causam algum tipo de dano. Os vermes de milho não são diferentes, são conhecidos por produtores de milho como terror da lavoura.

Características e Nome Científico

Vamos começar com a informação mais simples, o nome científico dado aos vermes de milho é: “Conoderus Scalaris“. Existem outros nomes populares dados pra eles como praga do milho, larva do milho ou lava arame. Para entender mais sobre o verme do milho é preciso entender sobre a produção de milho e a vida dessas larvas.

A larva arame é responsável por grandes prejuízos em plantações de milho e grandes perdas na economia de grandes produtores. Basicamente, essas larvas têm hábitos subterrâneos, ou seja, elas vivem debaixo da terra e direcionam todo seu ataque as raízes e tubérculos dois milhos plantados. A planta que foi atacada normalmente fica com uma coloração amarelada e em pouco tempo ela murcha e morre, pois, seu principal sustento, sua raiz, está deteriorada.

Conoderus Scalaris
Conoderus Scalaris

Existem inseticidas que combatem a aparição desses vermes, eles podem ser uma ótima solução para esse problema.

Esta praga é uma das principais que consegue causar um prejuízo muito grande a economia dos produtores de todo lugar do mundo.

Larvas: Vermes de Milho

Como muitos já sabem, as larvas são simplesmente uma parte de um grande processo. Isso significa que normalmente os insetos possuem um ciclo de vida, e um período desse ciclo eles passam sendo larvas e se alimentando para a próxima fase que são os casulos. Portanto, se a larva arame é simplesmente uma fase de vida de algum animal, qual inseto ela se tornará? De acordo alguns estudos, o inseto adulto referente ao final do ciclo desta larva é um besouro pequeno que pode chegar a 15 mm de comprimento.

Vermes de Milho
Vermes de Milho

Esses besouros específicos possuem formato de corpo achatado, uma cor avermelhada ou marrom, em sua fase adulta ele também ataca diversos tipos de plantações como batata, trigo, milho, arroz, entre outros. Portanto, acabar com esses insetos na lavoura é muito importante para os agricultores isso porque enquanto larva, eles com as raízes e em sua fase adulta, eles atacam diretamente as plantas.

Hábitos: Verme de Milho

Para entender mais sobre os vermes de milho precisamos saber sobre seu ciclo de vida. A reprodução acontece desse jeito, as fêmeas depositam os seus ovos na terra. Eles levam certo tempo de maturação até que se tornem larvas. Essas larvas, nesse período, são brancas e somente com tempo ela vai se tornar amarronzada ou alaranjada e com aspecto de arame, do jeito que se conhece como verme de milho. Quando elas se tornam larvas predadoras, elas estão se alimentando para um grande período que passarão dentro de uma polpa ou casulo. Por isso ela se alimenta de diversas raízes e tubérculos das plantas. Esse período em que ela se alimenta, normalmente, é no verão. Por isso, os inseticidas devem ser aplicados antes da chegada dessas larvas.  Os maiores problemas é o fato de que esse período que elas se tornam larvas é um dos maiores pedidos de suas vidas. A maturação dos ovos leva somente alguns dias ou semanas, porém o período larval pode chegar a mais de cinco anos.

Verme de Milho: Prevenção

Para prever, primeiramente, é preciso entender. Imagine que você é um produtor, está tendo problemas com larvas e pragas em sua plantação, é usa um inseticida qualquer que você encontra para atacar os predadores.  a utilização de inseticidas errados pode atacar a planta, com produtos químicos e propriedades que podem as vezes nem chegar a atacar os insetos. Portanto, para evitar o prejuízo é necessário entender que tipo de inseto está atacando e qual o tipo de inseticida que poderá ser lançado sem machucar a planta. Entenda que algumas plantas são sensíveis, e devem ser muito bem cuidadas até quando são adubadas. Se algum dos adubos podem prejudicar as plantas imagine inseticidas que são verdadeiros venenos.

Os vermes de milho normalmente atacam depois que a semeadura do milho é feita. Elas preferem essa planta especificamente, portanto quando há produção de milho com a presença dessas larvas os danos são muito severos e os prejuízos são muito grandes.  Um agravante sobre os vermes de milho é o fato de que eles não somente se alimentam das raízes como também abrem caminhos e furos para diversos fungos e bactérias também se infiltrarem se alimentarem das plantas, portanto, a falta de cuidado pode trazer a morte total da plantação de milho.

Acabar com o problema que ele apareça, é necessário que se aplique o inseticida correto antes da chegada do verão. A ideia é atacar os ovos enquanto ainda estou maturando. Realmente, os inseticidas utilizados são inseticidas em pó. Eles devem ser muito bem misturados com o solo, e o solo deve estar drenado também. Essa junção fará com que, após a maturação dos ovos, as larvas precisem se aprofundar muito mais na terra, sem encontrar a raiz da planta. Dessa forma elas morrem antes de atacar a plantação de milho.

Importância do Milho

O milho é um dos principais cultivos para produção de grãos no nível mundial, O Brasil é uma grande potência na produção de grãos como milho sendo a cultura mais cultivada, pois consegue se adaptar a diversos ecossistemas, e consegue ocupar, em todo lugar do Brasil cerca de 12 milhões de hectares, a produção anual chegar em média em torno de 40 milhões de toneladas, sendo que o centro dessa produção está concentrado no nos estados de Mato Grosso, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, todos esses estados representam cerca de 98%  da produção nacional.

Veja também

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Pug: Características e Fotos

Tudo o que podemos falar sobre a raça de cachorro pug é que ela é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *