Home / Animais / Tritão-Comum: Características, Nome Científico e Fotos

Tritão-Comum: Características, Nome Científico e Fotos

Muitas vezes pensamos que já conhecemos todos os seres vivos que existem ao nosso redor, não é verdade? E esse pensamento é bem recorrente principalmente na mente de quem estuda de maneira mais profunda sobre os animais, mas a grande verdade é que nunca sabemos o suficiente quando o assunto principal é a fauna do nosso mundo.

Por muitas vezes no Mundo da Ecologia acabamos nos deparando com animais que não conhecíamos anteriormente, e é nesse momento que nosso conhecimento se amplia e todo o estudo realmente passa a valer a pena.

O tritão comum é um animal não muito conhecido ao redor do mundo, mas ao mesmo tempo de extrema importância para o nosso ecossistema, justamente por fazer parte da fauna e, consequentemente, de uma cadeia alimentar e de uma teia alimentar de maneira geral.

Mesmo assim, é extremamente comum que ninguém saiba nada sobre ele, e mesmo assim muitas pessoas nem pesquisam mais sobre a espécie.

Caso você seja diferente e queira aprender mais sobre espécies diferentes esse é o melhor texto para você! Assim, continue lendo até o final para saber mais características desse animal, conhecer seu nome científico, seu estado de conservação e muito mais!

Características do Tritão Comum

As características de um ser vivo são extremamente importantes para que você consiga aprender mais sobre as espécies de uma maneira geral e também para que conheça os seres vivos também pela aparência, já que nunca iremos reconhecer um animal na natureza apenas por sua fisiologia.

 

Dessa maneira, vamos listar agora algumas características dessa espécie.

  • Esse animal possui o corpo mais ou menos alaranjado e também diversas manchas arredondadas em tons de preto, o que faz com que ele até mesmo se pareça com um leopardo;
  • Essa é uma espécie de anfíbio caudado, o que significa basicamente que ele tem hábitos de vida semi aquáticos e possui cauda;
  • Ele possui hábitos alimentares carnívoros, e por isso é predador de muitos peixes menores;
  • Está distribuído de maneira abundante na Europa e na Ásia, sendo que está muito mais presente em países da Ásia do que a da Europa;
  • Esse animal é muitas vezes confundido com um lagarto por conta do formato do seu corpo e sua aparência de forma geral.

Portanto, essas são algumas características básicas desse animal que você precisava saber!

Nome Científico do Tritão Comum

Aprender mais sobre a forma com que um ser vivo é chamado também é uma excelente maneira de aprender mais sobre ele como um todo, já que o nome diz muito sobre características e muitas outras coisas sobre muitos seres vivos.

Nesse caso, o nome científico sempre será formado por dois termos principais: em primeiro lugar, o nome do gênero do animal e, em segundo lugar, o nome da espécie do animal. Nesse caso, é importante ressaltarmos que o nome do gênero será grafado com a primeira letra maiúscula, enquanto o nome da espécie será grafado todo minúsculo, inclusive sua primeira letra.

Lissotriton Vulgaris
Lissotriton Vulgaris

Logo, seguindo essa estrutura podemos afirmar que o nome científico do tritão comum é Lissotriton vulgaris e dessa maneira o seu primeiro nome possui a primeira letra maiúscula e seu segundo nome possui todas as letras minúsculas, assim como informamos na formação do nome.

Portanto, agora você já sabe exatamente como o nome científico de um ser vivo é formado e também como é possível grafar o nome da maneira correta, já que na grande maioria das vezes as pessoas se confundem e acabam escrevendo da maneira errada. Viu como ele é bem mais simples do que você com certeza havia pensado?

Estado de Conservação da Espécie

Estudos sobre o estado de conservação das espécies vegetais e animais vêm se tornando cada vez mais frequentes, e isso basicamente mostra como há uma urgência no mundo de entender como os nossos animais se comportam e pelo que eles estão passando, já que o ser humano cada vez mais está destruindo a flora.

Nesse caso, podemos dizer como uma forma de boa notícia que o tritão comum não corre perigo de extinção nos dias atuais. Isso porque atualmente ele encontra-se classificado como LC, ou seja, pouco preocupante na Lista Vermelha da IUCN que deve ser feita de maneira periódica.

Isso significa que não precisamos cuidar do animal e tudo está salvo? Muito pelo contrário. Isso significa que precisamos cuidar ainda mais dele, já que dessa forma podemos garantir que ele não seja extinto, já que esse é o caso de muitos animais que acabaram estimulado a caça e, por esse motivo, foram extintos.

Portanto, agora você já sabe tudo o que há de mais interessante sobre o tritão comum, viu como é extremamente importante estudar mais sobre as características gerais de um animal?

Classificação Científica

A classificação científica é uma excelente maneira de entender como um animal se encaixa no meio em que ele vive e como ele se relaciona com outros seres do meio, já que eles são classificados justamente de acordo com agrupamentos de características parecidas.

Nome Científico - Lissotriton Vulgaris
Nome Científico – Lissotriton Vulgaris

Nesse caso, podemos dizer que a classificação científica do tritão comum é:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Caudata
Família: Salamandridae
Gênero: Lissotriton
Espécie: Lissotriton vulgaris

Como podemos perceber, esse animal se trata de um anfíbio (pois faz parte da classe Amphibia), que possui cauda por toda a sua vida (pois faz parte da ordem Caudata) e pertence a mesma família que a salamandra pertence, justamente porque ele faz parte da família Salamandridae.

Portanto, lembre-se de sempre estudar a classificação científica dos animais que você conhece, já que assim você aprenderá ainda mais sobre eles entendendo o significado de algumas poucas palavras, como essas que citamos anteriormente.

Curiosidades do Tritão Comum
Curiosidades do Tritão Comum

Viu como o tritão comum pode ser um animal extremamente interessante quando paramos para observar as características mais comuns dele? É por isso que estudar os seres vivos de maneira aprofundada é tão legal!

Quer ler mais artigos parecidos com esse e não sabe onde encontrar? Então confira agora mesmo aqui no site: O Ciclo de Vida da Pulga: Afinal, Quantos Anos Elas Vivem?

Veja também

Alimentação do Dachshund: o Que Eles Comem?

O nome dessa raça é Dachshund, mas muitos chamam de salsichinha ou salsicha. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *