Home / Animais / Top 10 Tubarões Mais Perigosos do Mundo com Nome e Fotos

Top 10 Tubarões Mais Perigosos do Mundo com Nome e Fotos

Os tubarões são conhecidos por serem enormes animais marinhos que acabam assustando muitas pessoas e por meio de filmes, séries e desenhos essa fama aumentou e ele se tornou mais conhecido ainda, só que como um assassino. Ele ganhou essa fama por conta de seu tamanho e de sua aparência assustadora. No total já foram catalogadas 370 espécies de tubarões, porém apenas 30 dessas espécies são conhecidas por atacarem os humanos. Há algumas espécies de tubarões que são extremamente agressivas e que comem uns aos outros.

Nesse texto vamos citar quais são os 10 tubarões mais perigosos do mundo e qual é o motivo deles serem tão perigosos.

Top 10 Tubarões Mais Perigosos do Mundo com Nome e Fotos:

  1. O Tubarão Martelo

Os tubarões martelos são conhecidos por suas projeções nos dois lados da cabeça, onde estão localizados os olhos e as narinas dele. O fato do olho dele estar localizado nessas projeções faz com que ele tenha uma visão mais ampla e precisa do ambiente em que está. Ele é um predador muito agressivo, consome peixes, raias, lulas e até mesmo outros tubarões. Ele possui um porte relativamente pequeno, tendo no máximo 6 metros de comprimento, mas seu tamanho médio é de 3, 5 metros e possui em torno de 700 quilos. O tubarão martelo possui nove espécies existentes, dessas nove os mais perigosos são o tubarão martelo recortado e o grande tubarão martelo. Esse tubarão é mais encontrado em áreas temperadas e quentes em todos os oceanos. Normalmente essa espécie se desloca em cardumes que podem ter até 100 indivíduos participantes. Eles acabam sendo muito pescados, principalmente na Ásia, por causa de suas barbatanas, que complementam um manjar que os asiáticos adoram. Por conta disso o número de tubarões martelos está diminuindo cada vez mais.

  1. O Tubarão Limão

Essa espécie é facilmente encontrada em regiões tropicais e subtropicais da costa da América do Sul e da América do Norte no oceano Atlântico. Geralmente habitam áreas costeiras em profundidades médias. Essa espécie não costuma ser muito agressiva, apenas quando se sentem ameaçados. Sua alimentação contém aves marinhas, outros tubarões, arraias, lulas e crustáceos.

Tubarão Limão
  1. O Tubarão Azul

Essa espécie de tubarão pode ser encontrada nas áreas mais profundas dos oceanos que são de água temperada e tropical. É uma das espécies de tubarão que mais migram, formam pequenos grupos quando vão migrar e possui um caráter oportunista. Seu tamanho máximo é de 4 metros e seu peso é de 240 quilos, porém seu tamanho médio é de 2, 5 metros e seu peso médio são de 70 quilos. Sua dieta é baseada em sardinhas, tartarugas, lulas e aves. Ele consegue comer até quase explodir.

  1. O Tubarão Mangona

O tubarão mangona também conhecido como tubarão cinza são animais marinhos mais tímidos e são menos agressivos, só atacam quando se sentem ameaçados. Habitam mais águas rasas, porém também podem ser encontrados em até 200 metros de profundidade, vivem em todos os oceanos. Eles podem chegar a medir até 3, 9 metros de comprimento, e os machos na maior parte das vezes são menores que as fêmeas. Sua alimentação tem como base polvos, lagostas, lulas, raias, caranguejos e peixes. Possuem dentes bastante afiados e visíveis, fazendo com que eles pareçam mais ameaçadores.

  1. O Tubarão Cinzento dos Recifes

Essa espécie de tubarão é bastante ativa durante o dia, mas se alimenta durante o período da noite, sua alimentação é baseada em peixes dos corais, polvos e crustáceos. Esse tubarão é mais comum de ser encontrado no Oceano Índico e no Oceano Pacífico Central, habitam mais as zonas costeiras, perto de recifes. Sua medida máxima é de 250 cm, as fêmeas se tornam maduros e independentes quando atingem 120 cm e os machos quando atingem 130 cm. Essa é uma espécie de tubarão que possui uma curiosidade um tanto quanto estranha, quando os tubarões dessa espécie se sentem ameaçados eles dobram seu corpo até formar um “S”.

  1. O Tubarão Anequim

Essa espécie de tubarão também conhecida como Tubarão Mako é considerada o predador mais rápido e o maior da família dos tubarões. Ele consegue alcançar uma alta velocidade que pode ser superior a 70 quilômetros por hora, ele consegue saltar da água em até 6 metros de altura, isso faz com que ele se torne um dos predadores mais perigosos do mar. O peso máximo dessa espécie é de 580 quilos e o seu tamanho máximo é de 4, 5 metros, já o seu tamanho médio é entre 3, 2 a 3, 5 metros de comprimento. É considerado uma espécie extremamente agressiva. Geralmente ele é encontrado em mares tropicais e temperado.

  1. O Tubarão Galha Branco Oceânico

Essa é uma espécie de tubarão rara de ser encontrada em águas rasas, geralmente são encontrados em águas quentes e abaixo de 20 metros de profundidade. Ele pode chegar a medir até 4 metros e pesar no máximo 168 quilos, mas seu tamanho médio é de 2, 5 metros e seu peso médio são de 70 kg, os filhotes nascem medindo cerca de 60 a 65 cm. Essa espécie está entre uma das três espécies mais abundantes nos oceanos, também é uma das espécies que mais atacaram humanos por engano. Normalmente vive solitário, só nada em grupos quando há uma grande oferta alimentar.

  1. O Tubarão Tigre

O tubarão tigre está na lista de um dos maiores predadores marinhos, e junto com o tubarão branco faz parte da lista dos maiores tubarões. Esse tubarão recebe este nome por possuir algumas listras na lateral de seu corpo que lembram as de um tigre e por causa de seu temperamento. Ele possui um tamanho médio de 5 metros de comprimento, mas em alguns casos, eles podem ter mais de 7 metros de comprimento, e seu peso pode chegar a mais de uma tonelada. Geralmente ele vive em profundidas abaixo de 12 metros e em águas tropicais. Seus dentes possuem um formado triangular, são muito fortes, conseguem cortar até cascos de tartarugas usando eles. Essa espécie de tubarão é bastante perigosa para os humanos pois ele gosta de caçar perto da superfície e da costa, muitas vezes são encontradas no estômagos deles partes de corpo humano. Em alguns países é realizada a pesca de tubarões tigres para a proteção da população.

Tubarão Tigre
  1. O Tubarão Cabeça Chata

Esse é um tipo de tubarão que vive tanto em água salgada quanto em água doce, porém eles preferem habitar as águas salgadas, rasas e quentes perto da costa. São tubarões encontrados em todos os oceanos. Eles usam a técnica de trombar e morder quando vão pegar a vítima da vez, essa técnica funciona assim: o tubarão bate contra a vítima para que ele possa provar o gosto do que ele vai comer, e então ele a destroça. Eles possuem um porte pequeno, medem entre 2, 1 a 3, 5 metros de comprimento. Seus dentes possuem um formado mais triangular, os dentes inferiores se parecem com pregos e servem para segurar a vítima, já os dentes superiores são afiados e servem para rasgar a carne da vítima. Conseguem viver em uma profundidade de 30 metros ou em até uma de menos de um metro.

  1. O Tubarão Branco

Podemos falar que esse é um dos tubarões existentes mais conhecidos, a maioria das pessoas quando falam de tubarão já pensam no gigantesco tubarão branco. Está entre um dos maiores do mundo, faz parte do gênero Carcharodon e pode acabar sendo referido muitas vezes como “Tubarão Killer”, ou seja, tubarão assassino. É o tubarão que mais aparece presente nos filmes, pois ele é extremamente agressivo. Ele pode chegar a medir até 8 metros de comprimento e seu peso pode alcançar mais de 3, 5 toneladas. Ele conta com linhas de dentes que podem chegar a medir 7, 5 cm, seus dentes são afiados e corta a vítima de forma rápida e ágil. Esse é um tubarão muito veloz e é encontrado tanto em águas profundas quanto nas águas rasas, na maioria das vezes ele é encontrado no litoral. Mesmo sendo um tubarão muito perigoso, veloz e ágil, ele está em extinção.

Quer saber mais sobre os tubarões, qual é a origem deles e qual é a história que eles possuem? Então acesse esse link e leia mais um de nossos textos: História do Tubarão e Origem do Animal

Veja também

Chihuahua Cores Raras – Quais São? Onde Encontrar?

A raça do cão Chihuahua tem muitos tamanhos e formas diferentes, mas o que mostra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *