Home / Animais / Como o Rinoceronte se Locomove? Sistema Locomotivo: Funcionamento

Como o Rinoceronte se Locomove? Sistema Locomotivo: Funcionamento

O rinoceronte é um animal de grande porte e que pesa toneladas. E isso faz com que muitas pessoas tenham a dúvida de como ele faz para se locomover, pois ele tem que carregar seu peso de toneladas dividindo em apenas quatro patas. Ou melhor, já imaginou como que ele faz para correr? Pois é a resposta para essa pergunta é difícil até mesmo para nós pensarmos, agora imagina na prática.

Nesse texto nós vamos te dar a resposta para a pergunta que fizemos acima, vamos te falar se o rinoceronte consegue correr e o que ele faz para que isso aconteça. Vamos falar sobre qual é a velocidade máxima que esse animal pode atingir e vamos contar uma curiosidade muito interessante sobre ele e seu sistema locomotivo. E caso você não conheça muito sobre esse animal, mas mesmo assim está curioso para saber como que funciona seu sistema locomotivo, vamos falar um pouco de suas principais características (chifres, pele, audição, reprodução, habitat e conservação) para que você possa conhecer um pouco mais sobre esse animal tão grande e interessante.

Características Gerais: Chifres, Pele e Audição

O rinoceronte está incluso na lista dos maiores mamíferos que existem na Terra e uma de suas características mais marcantes além de seu grande peso, é o fato dele possuir uma pele extremamente grossa e chifres na ponta de seu nariz. Eles fazem parte da espécie de Perissodátilos, por conta de possuírem uma quantidade em número impar de dedos em suas patas, eles possuem apenas três dedos em cada pata, com unhas que parecem uma casca grossa.

No nariz do animal podem ter de um a dois chifres, a quantidade depende a qual espécie ele pertence. Esses chifres ao contrário do que muitas pessoas acham, ele não é feito de osso e sim de pelos, são pelos que estão muito compactos, o que forma uma estrutura um tanto quanto rígida e possui a forma de um chifre, esses chifres podem chegar a medir até 1 metro. Além do mais, a pele dele pode chegar a medir até 7 centímetros de espessura, e é uma pele totalmente enrugada, mesmo possuindo uma pele grossa ele é um animal sensível ao sol e a picadas de insetos. O rinoceronte consegue ouvir muito bem, mesmo não possuindo orelhas grandes, e já a sua visão é bastante debilitada.

Características Gerais: Habitat, Conservação e Reprodução

Os rinocerontes são naturais das savanas e das florestas tropicais localizadas no continente da Ásia e da África. Alguns séculos atrás, eles também habitavam o continente europeu e o norte americano, porém eles acabaram sendo extintos de lá. O rinoceronte não tem utilidade nenhuma para o homem, mas durante muito tempo as pessoas acreditaram que os chifres dos rinocerontes possuíam propriedades medicinais importantes, presumia que essas propriedades tinham o poder de curar doenças e continha um efeito rejuvenescedor.

Nessa época, havia várias espécies de rinocerontes, hoje em dia há apenas cinco que representam essa espécie, que são o rinoceronte negro, o rinoceronte branco, o rinoceronte Sumatra, o rinoceronte de Java e o rinoceronte indiano.

Rinoceronte Características

Um dos motivos que faz com que essa espécie de animal entre de forma mais fácil na lista de extinção é o fato que a gestação do rinoceronte demora muito tempo, isso faz com que eles acabem não se reproduzindo o bastante e diminui o número de população de forma mais fácil. A gestação dos rinocerontes dura em média 480 dias, isto é muito tempo, pois após o nascimento do filhote, a mãe tem que amamentar ele até seus dois anos de vida e além do mais ele só começara a se tornar independente com cinco anos. Temos que lembrar também que além de sua gestação ser demorada, os rinocerontes atingem sua maturidade sexual um pouco tarde, a fêmea atinge sua maturidade sexual entre seus 4 e 6 anos de idade e o macho atinge um pouco mais tarde, entre seus 7 e 10 anos de idade. A estimativa de vida dos rinocerontes que vivem na natureza é de em torno de 30 a 35 anos de vida.

Até Qual Velocidade o Rinoceronte é Capaz De Alcançar?

Os rinocerontes pesam em média 3 mil quilos, medem cerca de 1, 60 metros de altura e em torno de praticamente 4 metros de comprimento.

Mesmo sendo um animal tão grande e pesado, o rinoceronte consegue correr sim, existem espécies que conseguem alcançar até 70 quilômetros por hora, porém a média da maioria das espécies é de 54 quilômetros por hora.

Curiosidade: O Rinoceronte Só Sabe Andar Para Frente?

E a curiosidade que falamos que iriamos te contar sobre o sistema locomotivo do rinoceronte é essa, ele é um animal que só consegue olhar e andar para frente. Isso acontece por conta do rinoceronte ser um animal de grande porte e não muito ágil em relação a isso. Essa curiosidade pode ser um pouco estranha, mas se pararmos para pensar há muitos animais que são assim, por exemplo, o querido e amado cachorro, os enormes elefantes, os crocodilos, as pequenas formigas, os grilos e muito mais. Mas esse fato não impede o animal de fazer uma curva e voltar de onde ele estava vindo. Por conta disso, os rinocerontes preferem viver em áreas mais abertas, para que eles não encontrem nada que atrapalhe seu caminho e que faça com que eles tenham que fazer uma curva.

Essa curiosidade fez com que o rinoceronte se tornasse um animal famoso através de um símbolo de uma marca de sucesso que foi criada por um jovem estilista que também era grafiteiro. E esse fato interessante fez também com que o rinoceronte se tornasse um animal considerado positivo, pois ele não anda para trás, só para frente, ou seja, ele não regride só progride.

Quer saber mais sobre as espécies de rinocerontes e quais são suas principais características? Acesse esse link e leia um de nossos textos, esse texto que estamos te recomendando vai falar sobre os rinocerontes de Java, são os rinocerontes de umas das últimas cincos espécies de rinocerontes existentes, leia e confira mais um de nossos completos textos, basta clicar nesse link: Rinoceronte De Java: Foi Extinto? Características, Habitat e Fotos

Veja também

Chihuahua Cores Raras – Quais São? Onde Encontrar?

A raça do cão Chihuahua tem muitos tamanhos e formas diferentes, mas o que mostra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *