Home / Natureza / Quais São os Setores do Agronegócio?

Quais São os Setores do Agronegócio?

O agronegócio é o setor de negócios que engloba atividades comerciais agrícolas e relacionadas a agricultura. O negócio envolve todas as etapas necessárias para enviar um bem agrícola para o mercado: produção, processamento e distribuição. É um componente importante da economia em países com terras aráveis, uma vez que os produtos agrícolas podem ser exportados .

Agronegócio refere-se ao negócio de agricultura, embora, estranhamente, o termo não seja usado frequentemente em correlação com fazendas reais. Em vez disso, o agronegócio significa mais comumente um negócio relacionado à agricultura que fornece insumos agrícolas, como maquinário agrícola e fornecimento de sementes.

O agronegócio tornou-se sinônimo de grandes corporações e empresas que produzem produtos não-orgânicos ambientalmente questionáveis, ao mesmo tempo em que asseguram que fazendas menores e potencialmente sustentáveis não tenham lucro.

A Divisão por Setores

O agronegócio trata os diferentes aspectos da criação de produtos agrícolas como um sistema integrado. Os fazendeiros criam animais e coletam frutas e vegetais com a ajuda de técnicas sofisticadas de colheita, incluindo o uso de GPS para direcionar as operações de colheita. Os fabricantes desenvolvem máquinas cada vez mais eficientes que podem dirigir-se. As plantas de processamento determinam a melhor maneira de limpar e empacotar o gado para envio. Embora seja improvável que cada subconjunto da indústria interaja diretamente com o consumidor, cada um está focado em operar eficientemente para manter os preços razoáveis.

Setores do Agronegócio

O termo aplica-se a qualquer empresa que esteja direta ou indiretamente envolvida na produção de alimentos ou na agricultura. Essas empresas incluem aquelas que fabricam equipamentos agrícolas, armazéns e linhas de navegação, produtores de ração animal, atacadistas, empresas de fornecimento agrícola orgânico ou convencional, fazendas turísticas, empreendimentos agrícolas sustentáveis ​​e muitos outros. Em suma, o termo é uma das aplicações mais amplas, que são muito mais diversas do que a maioria suspeitaria.

A Orientação do Mercado

As forças do mercado têm um impacto significativo no setor do agronegócio. Mudanças no gosto do consumidor alteram os produtos que são cultivados e criados. Por exemplo, uma mudança no gosto do consumidor para longe da carne vermelha pode fazer com que a demanda – e, portanto, os preços – da carne bovina caia, enquanto o aumento da demanda por produtos pode mudar a mistura de frutas e vegetais que os agricultores criam. Empresas incapazes de mudar rapidamente de acordo com a demanda interna podem procurar exportar seus produtos para o exterior, mas se isso falhar, elas podem não ser capazes de competir e permanecer no negócio.

Competitividade

Países com indústrias agrícolas enfrentam pressões consistentes da concorrência global. Produtos como trigo, milho e soja tendem a ser semelhantes em diferentes locais, tornando-os commodities. Permanecer competitivo requer que o agronegócio opere de forma mais eficiente, o que pode exigir investimentos em novas tecnologias, novas formas de fertilizar e irrigar as culturas e novas formas de se conectar ao mercado global. Os preços globais dos produtos agrícolas podem mudar rapidamente, tornando o planejamento da produção uma atividade complicada. Os agricultores também podem enfrentar uma redução nas terras utilizáveis ​​à medida que as áreas urbanas e suburbanas se expandem para suas regiões.

Novas Tecnologias

O uso de novas tecnologias é vital para se manter competitivo no setor global do agronegócio. Os agricultores precisam reduzir os custos das culturas e aumentar o rendimento por hectare para se manterem competitivos. A nova tecnologia de drones está na vanguarda da indústria, estes estão revolucionando a agricultura . Essas técnicas, incluindo análise de solo e campo, plantio e monitoramento de culturas, serão fundamentais para melhorar o rendimento das colheitas e avançar o setor do agronegócio. As principais áreas de preocupação com o uso da tecnologia drone continuam sendo a segurança das operações de drones, questões de privacidade e questões de cobertura de seguro.

Instituições e graus acadêmicos, bem como associações comerciais, fomentam o desenvolvimento de vários campos do agronegócio. A pesquisa no agronegócio geralmente vem dos campos acadêmicos de economia agrícola e estudos de gestão, ou gestão de agronegócios.

Dinamismo

A indústria do agronegócio está passando por um período de mudanças consideráveis ​​em várias frentes. De mudanças nas preferências alimentares dos consumidores, e mudanças relacionadas a produtos “limpos”, a preços baixos sustentados de commodities para os agricultores, ao recente aumento no desenvolvimento e adoção de Ag Tech, o setor do agronegócio encontra-se em meio a enormes mudanças e tendências dinâmicas que continuará a moldar como os alimentos são cultivados, criados e produzidos nos próximos anos.

Entre as inúmeras forças em jogo na cadeia de valor do agronegócio, existem nove principais tendências que impulsionam a transformação dentro do setor. Estas tendências tocam praticamente todas as partes da cadeia de valor agrícola, incluindo produtores, fornecedores / distribuidores de insumos, processadores e investidores, e são relevantes para culturas e proteínas animais. Embora essas tendências sejam complexas – com muitas interdependências e graus diferenciais de impacto, dependendo do ponto de vista que se observe devem ser analisadas  a fim de se estabelecer  seu respectivo impacto na indústria como um todo.

Setorização

Os negócios agrícolas, também conhecidos como agronegócio, são a agricultura, a administração, a produção e a comercialização de commodities agrícolas, como a pecuária e a agricultura. O campo de negócios agrícolas inclui gerenciamento de recursos, agricultura, conservação, pecuária e vendas. À medida que a tecnologia progrediu e os mercados se tornaram cada vez mais globais, os negócios agrícolas se desenvolveram para atender e resolver as necessidades e os problemas da agricultura de alta tecnologia.

A agricultura moderna, incluindo o cultivo de alimentos e combustíveis, e a criação de animais para alimentação, lã e muito mais, é uma indústria complexa. À medida que os agricultores aprendem a competir e permanecem viáveis ​​em um mercado global, eles se baseiam em princípios de negócios e em uma complexa rede de profissionais agrícolas e empresariais. Isso inclui aproveitar os novos avanços na agricultura, como a bioengenharia, a mecanização e novas práticas de criação, decidir como vender culturas, seja localmente ou em uma bolsa de mercadorias, e administrar e garantir a terra da maneira mais lucrativa.

O agronegócio é simples e amplamente o negócio da agricultura e tudo o que isso implica – cultivar, cuidar, colher, transportar e comercializar alimentos.

 

Veja também

O que é uma Infecção Fúngica? Quais os Sintomas?

Infecções fúngicas são infecções causadas pela presença de fungos parasitas no ser humano. Os fungos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *