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Quem Está de Dieta Pode Comer Abacate? Quantas Calorias Tem?

Será que o abacate é um aliado de quem quer emagrecer? Se essa também é sua dúvida, acompanhe esse artigo até o final e descubra.

O abacate já foi considerado um grande vilão das dietas, devido à grande quantidade de açúcar presente na fruta, bem como suas calorias. Porém, depois de muitas pesquisas e estudos viu-se que a fruta é um bom alimento e traz diversos benefícios, como proteger o coração e ajudar no envelhecimento.

Mesmo assim, a fama de engordar ainda é vinculada ao abacate. Mas será que ele realmente engorda? Quem está de dieta pode comer abacate? A seguir respondemos essas e outras perguntas, acompanhe.

Características e Nutrientes do Abacate

O abacate é uma fruta que vem do abacateiro, sua casca é verde escura e em formato de Pêra. Sua polpa é amarelada e possui apenas 1 grande semente. Tem sua origem no México e é cultivado em regiões de clima tropical ou subtropical, inclusive no Brasil, que é o quarto maior produtor da fruta. Atualmente existem mais de 500 variedades de abacate.

Esse fruto tem quatro vezes mais nutrientes que outras frutas. Ele é rico em fósforo, magnésio, fibras, zinco, potássio, cobre, ferro, gorduras e proteínas. Também é rico em vitamina A, vitamina C, vitaminas B2, B3 e B5. Uma unidade de abacate tem cerca de 300 calorias, 77% dessas calorias são gordura composta por ácido oleico, que é muito benéfico para a saúde.

Abacate Características

Quem Está de Dieta Pode Comer Abacate?

Toda pessoa que está de dieta fica muito preocupada se determinado alimento vai ajudar a emagrecer ou vai engordar se consumi-lo. É preciso entender que todo alimento possui calorias, então, teoricamente, todo alimento “engorda”. Para conseguir emagrecer consumindo certos alimentos é necessário comer pequenas quantidades e fazer exercícios para eliminar suas calorias.

Quanto ao abacate, ele já foi tratado como um alimento restrito para quem está de dieta. Pois é um alimento com bastante gordura e calorias. Porém, com o passar do tempo e com a realização de estudos, o abacate passou a ser considerado um aliado as dietas. Isso porque a gordura presente nele, apesar de calórica traz diversos benefícios.

O abacate possui muitos nutrientes que ajudam a manter o equilíbrio do corpo e ainda ajudam na eliminação de gordura, como o ômega 6, ômega 7 e ômega 9. Além disso, a fruta é rica em fibras, então ajuda a diminuir a fome e faz o intestino trabalhar melhor.

O ácido oleico é um dos principais responsáveis por todos os benefícios do abacate. Ele possui a mesma gordura do azeite de oliva, que é uma gordura boa. Essa gordura ajuda diminuir o nível de triglicerídeos e colesterol no corpo, prevenindo de doenças cardíacas, aumentando a saciedade e ainda diminuindo inchaços e gorduras no corpo.

Ao consumir 2 colheres de abacate antes de ir dormir, ele promove um efeito de intensificação do GH no nosso corpo. O GH é um hormônio de crescimento e tem seu pico de produção a noite. Sua função é ajudar na formação de músculos e fazer o organismo usar a gordura que temos estocada no corpo. Assim, ao consumir o abacate ajudamos o nosso corpo a secar.

Além disso, o abacate, se consumido de forma regular, auxilia nos treinos, pois melhora o rendimento. Ao consumi-lo antes de treinar, ele fornece mais energia para o corpo e ajuda na hipertrofia dos músculos. Como possui proteínas, o abacate ainda ajuda a recuperar os músculos após o exercício, além de prevenir cãibras e repor os sais minerais do corpo, além de evitar a fadiga.

Por ser rico em potássio, ele melhora a absorção das proteínas no nosso corpo. O ácido fólico presente nele auxilia a formar os tecidos musculares e aumenta os níveis de testosterona, o que causa aumento de massa magra.

Como Consumir Abacate Para Emagrecer

É recomendado consumir abacate de duas a três vezes na semana. Pode ser consumido sozinho, ou acompanhado de outras frutas, ou em saladas e lanches. Lembrando sempre que deve ser consumido em pequenas quantidades e nunca acompanhado de açúcar.

Uma boa opção para consumi-lo, é acompanhado de uma torrada. Em muitos lugares do mundo essa dupla é bem famosa, além de ser saborosa e ser uma ótima opção de café da manhã ou pré treino. A torrada tem carboidratos, e dá energia, já o abacate é fonte de gorduras boas, que aumenta a saciedade, juntos são uma ótima combinação. Inclusive, você pode adicionar algum alimento que seja fonte de proteínas para aperfeiçoar ainda mais o prato e ter uma refeição completa.

Outros Benefícios do Abacate

Além de tantos benefícios para quem quer emagrecer, o consumo do abacate ajuda em diversas coisas. Confira.

Pele

O abacate possui diversas substancias que protegem o corpo contra radicais livres. Assim, ele previne o envelhecimento precoce e até alguns tipos de câncer. Ele ainda pode ser usado em cremes, deixando a pele bem hidratada e saudável.

Colesterol e Triglicerídeos

Suas fibras solúveis e nutrientes ajudam prevenir de doenças cardíacas. Isso porque ele diminui o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom. Também reduz os níveis de triglicerídeos além de melhorar a circulação sanguínea, devido aos minerais e antioxidantes presentes na fruta.

Funcionamento do Cérebro

Os antioxidantes e gorduras boas presentes na fruta ajudam no bom funcionamento do cérebro. algumas delas, como a luteína e o ômega 3 estimulam a renovação das células cerebrais, otimizando a memória.

Ótimo Contra Gases

A polpa da fruta ajuda contra o ácido úrico e reduz a criação de gases, devido a propriedade carminativa. Além disso, o chá da casca, da semente ou das folhas ajuda na digestão gástrica e funciona como um diurético, por isso pode ser usado em situações de diarreia e prisão de ventre, por exemplo.

Cuidados no Consumo

Assim como todo alimento, se consumido em demasia, o abacate pode provocar resultados contrários do esperado, principalmente quando se trata de emagrecer. Isso acontece, pois ao consumir grandes quantidades da fruta acaba-se ingerindo muita gordura e calorias, que ficam armazenadas no corpo e, consequentemente, aumentando a gordura corporal. Por isso, é importante consumir pequenas quantidades, apenas o recomendado. Nada obstante, a alimentação saudável exige equilíbrio e disciplina para então obter resultados.

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