Home / Animais / Tipos de Amoras Com Espinhos do Mato: Características e Fotos

Tipos de Amoras Com Espinhos do Mato: Características e Fotos

Quando o assunto é amoras com espinhos do mato estamos falando principalmente sobre a amora branca. Apesar de ser bem conhecida em algumas regiões, em muitas outras essa fruta não tem tanto destaque assim, e é exatamente por isso que devemos pesquisar um pouco mais sobre ela.

Porém, a grande verdade é que para aprender sobre uma espécie devemos pesquisar tudo sobre ela, como por exemplo suas características, qual sua utilidade, quais os benefícios que ela oferece no dia a dia e todas as coisas desse tipo.

Portanto, neste artigo iremos falar de maneira mais específica sobre a amora branca, como por exemplo suas características, para que ela é utilizada e muito mais. Continue lendo o artigo para aprender isso e muito mais!

Amora Branca – Utilidades

Antes de mais nada, é interessante aprendermos um pouco mais sobre quais são os tipos de uso que essa amora branca silvestre pode possuir no dia a dia; isso porque, apesar de muitas pessoas não saberem, esta espécie pode ser utilizada para as mais diversas finalidades.

Portanto, vamos conferir agora algumas das utilidades que essa espécie frutífera pode ter no nosso dia a dia no geral para que ela se torne ainda mais interessante no fim das contas.

  • Alimentação

É claro que uma das principais utilidades de uma fruta é a de alimentar as pessoas, mas quem pensa que apenas a fruta in natura vale a pena está muito errado, e é por isso que você deve saber que a amora branca pode ser utilizada também para a produção de geleias doces, sobremesas, diversos tipos de iogurtes e até mesmo sorvetes e sucos.

  • Preservação

Apesar de você provavelmente não saber disso, a amora branca é uma das espécies mais utilizadas para recriar áreas de preservação ambiental. Isso porque ela costuma atrair diversas espécies de pássaros que acabam ficando no local e fazendo com que essas espécies sejam preservadas.

  • Agricultura

Por fim, uma outra utilização interessante que podemos dar para a amora branca é justamente a de servir como uma forma de agricultura familiar. Isso porque ela não é uma planta muito exigente e por isso pode ser plantada com facilidade, facilitando a vida de quem quer ter hortas em casa.

Logo, essas são apenas algumas maneiras de utilizar a amora branca no seu dia a dia, escolha a sua favorita e mãos na massa!

Características Importantes

Aprender mais sobre as diversas características de um ser vivo é uma maneira muito boa em obter informações sobre ele e ao mesmo tempo aprender diversas noções científicas até então não descobertas.

Por esse motivo, vamos falar agora sobre algumas características das amoras em geral para que você conheça um pouco mais esse grupo de frutas tão interessante e tão desconhecido no Brasil.

Em primeiro lugar, é interessante citarmos que a amora branca possui outros nomes dependendo do estado e do contexto em que ela é citada, e por esse motivo muitas vezes ela pode ser chamada de taiúva em outras regiões do Brasil.

Em segundo lugar, podemos dizer que a amora na verdade não é apenas uma fruta, mas sim muitas frutas diferentes que possuem mais ou menos a mesma forma sólida e ao mesmo tempo não pertencem à mesma família botânica ou ao mesmo gênero.

Por fim, é interessante percebermos que essa fruta não é tão comum assim no Brasil por conta do clima que ela precisa para nascer; e é exatamente por isso que ela é muito mais comum em países de clima mais frio, como por exemplo aqueles na Europa ou então até mesmo os Estados Unidos na América do Norte. 

A Amora Preta

Amora Preta
Amora Preta

Como já dissemos anteriormente, quando o assunto são as amoras de espinho do mato basicamente as amoras brancas são as que ganham maior destaque, mas mesmo assim elas não são as únicas que devem ser citadas agora.

Isso porque há uma outra espécie de amora que também se encaixa na classificação de amora silvestre com espinhos do mato, e essa espécie é conhecida popularmente como amora preta.

Por isso, vamos falar agora um pouco mais sobre a amora preta para que você entenda exatamente como essa fruta é e quais são as suas características principais mais marcantes.

Em primeiro lugar,  essa espécie é na verdade originária da China e do Japão, e por isso é dificilmente encontrada aqui no Brasil em sua forma natural, já que não temos o clima necessário para que ela se desenvolva de maneira plena.

Em segundo  lugar, uma outra variedade dessa espécie é na verdade nativa do Brasil, e por isso ela é conhecida popularmente como amora do mato ou até mesmo pode ser chamada de capinuriba preta, principalmente em regiões mais próximas do Nordeste.

Por fim, existe também uma variedade dessa espécie que é nativa da Europa e também da América do Norte, e por isso ela está mais acostumada com o tempo frio que citamos anteriormente, e por esse motivo ela é conhecida como amora silvestre.

Portanto, essa é uma outra amora de espinho do mato e essas são suas variedades mais importantes que você provavelmente ainda não conhecia.

Conclusão

O Brasil é um país com uma Flora extremamente rica e isso claramente reflete na variedade de espécies de frutas que temos disponíveis em nosso território, e a amora está aqui para provar isso.

Isso porque citamos ao longo do texto diversas espécies de amoras silvestres com espinhos, e é muito interessante a maneira como uma única espécie e pode ser subdividida em diversas outras subespécies que tornam todo o estudo ainda mais profundo.

Portanto, essas foram as espécies mais importantes de amoras silvestres com espinhos do mato que encontramos. Você já conhecia alguma dessas espécies ou passou a conhecer todas por meio desse texto? Conta para a gente pois queremos saber ainda mais sobre o assunto por meio da sua opinião!

Gostou de aprender mais sobre as amoras e agora está interessado em aprender ainda mais sobre outros assuntos que possuem relação com Ecologia? Confira aqui: O Saguim-Cabeça-de-Algodão: Características, Habitat e Fotos

Veja também

Tudo Sobre o Pica-Pau: Características, Nome Científico e Fotos

As aves são essenciais para a vida no planeta, já que o seu trabalho não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *