Home / Animais / Tartaruga De Aquário: Como Cuidar, O Que Dar Para Comer E Fotos

Tartaruga De Aquário: Como Cuidar, O Que Dar Para Comer E Fotos

A gama de animais de estimação é muito grande pra escolher, e entre alguns dos bichinhos mais interessantes pra se ter em casa, uma pequena tartaruga de aquário é uma ótima pedida. Mas, como cuidar dela de maneira adequada? É o que nós vamos ver a seguir.

Considerações Iniciais

As tartarugas mais comuns encontradas nas casas sendo criadas como animais de estimação são as aquáticas, mas, ocasionalmente, as pessoas podem criar cágados e jabutis. E, as aquáticas precisam, obviamente, de um aquário para poderem viver em condições mínimas. Pode parecer estranho que aquários sejam usados, mas, acredite: essas espécies domésticas são bem pequenas, daquelas que cabem na palma da mão.

É verdade que ao contrário de outros animais de estimação, como cachorros e gatos, esses quelônios não são necessariamente ativos ou mesmo interativos, mas muitos apreciam o seu aspecto encantador e um tanto exótico.

Porém, é importante salientar que cuidar desse tipo de pet não é tão simples assim. Por mais que não pareça, essas pequenas tartarugas exigem muitos cuidados de seus respectivos donos. Também é preciso que se saiba que ter uma tartaruga aquática em casa é um investimento de longo prazo.

Caso seja bem cuidado, esse animal pode chegar facilmente aos 50 anos de idade, com algumas espécies podendo chegar aos inacreditáveis 100 anos. Isso significa que você precisa ter ciência de que realmente terá condições de cuidar do animal por anos e anos a fio.

Isso significa que o dono de um pet desses, de início, precisa de muita responsabilidade e dedicação. É preciso que se tenha um espaço adequado na casa, bem como com a alimentação do bichinho e de manter o aquário limpo com frequência.

Escolhendo a Espécie Adequada E Preparando Os Materiais

Boa parte dos pet shops vendem tartarugas aquáticas, então, basta procurar um e fazer a melhor escolha . É importante certificar que o local seja de confiança, e, se possível, prefira conversar com o vendedor para lhe orientar da melhor maneira. Você, no entanto, também pode entrar em contato com criados devidamente legalizados. E, claro: certifique-se de estar adquirindo um animal que esteja em plenas condições de saúde.

Já em relação aos utensílios para criar a sua tartaruga aquática, basta procurar lojas especializadas que vendam aquários ou terrários. Esses animais precisam estar em um ambiente adequado às suas necessidades, como, por exemplo, um aquário que tenha uma piscina com profundidade suficiente para que a tartaruga possa nadar de forma tranquila, além de uma área seca, para que ela possa tomar sol e descansar um pouco.

Tartaruga De Aquário
Tartaruga De Aquário

O tamanho do aquário ou terrário irá, evidentemente, depender do tamanho da tartaruga. O ideal é que o ambiente seja umas 4 ou 5 vezes maior do que o comprimento do animal, já que ele precisa se movimentar de maneira confortável pelo espaço. É importante sempre prezar pelo maior tamanho possível. Além disso, tenha em mente de que precisará trocar o espaço conforme a tartaruga for crescendo.

Depois, basta adicionar algumas decorações, como palmeiras, castelos ou plantas de plástico, o que sempre torna o ambiente mais bonito e agradável. Quanto mais o espaço lembrar o habitat natural da tartaruga, melhor.

Atenção Para a Temperatura

Todos os répteis são ectotérmicos, o que implica dizer que não possuem mecanismos internos que regulem sua temperatura corporal, precisando de agentes externos para fazer esse trabalho. Com as tartarugas não é diferente, e por isso, é importante ficar atento para a temperatura do aquário ou terrário, pois isso será imprescindível para a saúde do animal.

O ideal para as tartarugas aquáticas é que a água esteja morna, numa temperatura que gire entre 26 e 30°C. Também é fundamental que não haja grande variação de temperaturas externas, pois, desse jeito, ao saírem da água, haverá um choque térmico que poderá ser prejudicial para o pet.

Já na parte seca, o aquário ou terrário precisará ficar em um local que tenha alguma incidência de raios solares. Caso contrário, compensa isso comprando uma lâmpada que simule a luz natural na parte seca daquele ambiente. Isso porque a luz é indispensável para a sobrevivência da tartaruga, pois isso garantirá a boa saúde óssea e da carapaça do animal.

Em suma, nunca deixe o espaço próximo de fortes correntes de ar, e nem com temperaturas abaixo dos 5°C e nem acima dos 40°C.

Como Alimentar a Tartaruga De Aquário?

Quanto à alimentação dessas tartarugas, dá pra encontrar produtos especializados em lojas do ramo. Bom lembrar que se tratam de animais onívoros, ou seja, que comem de praticamente tudo. Dessa forma, dá pra variar bastante a dieta desses animais, oferecendo, por exemplo, peixe cru e que tenha pouca gordura, além de vegetais, larvas e pequenos insetos. O bom é sempre consultar um especialista.

Já a quantidade de comida que deverá ser dada vai depender da idade do animal. Em caso de serem filhotes, uma vez por dia é o ideal para uma dieta adequada. No entanto, se a tartaruga for grande, essa periodicidade deverá ser de três vezes por semana. Procurando um especialista, você também saberá qual a quantidade exata de comida dar por vez. Importante também reservar um espaço no local apenas para a comida, tomando cuidado de deixá-lo sempre limpo.

Tartaruga de Aquário Comendo
Tartaruga de Aquário Comendo

É preciso ter cuidado, pois as tartarugas podem comer tido o que veem pela frente, então, fique atento para saber se a quantidade que ela está ingerindo é ou não suficiente às suas necessidades nutricionais.

Ah, e nunca dê comida industrializada, muito temperada ou mesmo açucarada para esse pet.

Higiene E Saúde Da Tartaruga De Aquário

A limpeza do aquário ou terrário é primordial, e por isso, caso possa, compre um sistema de filtros desses que são vendidos em lojas de animais, pois, dessa forma, não terá que trocar a água do local toda semana. Nesse caso, basta limpar o filtro. Caso não possa usar esse sistema, semanalmente, 25% da água deverá ser trocada. Uma retirada total da água removeria também bactérias benéficas para o animal.

Como forma de higiene também, remova diariamente também os resíduos da própria tartaruga com uma pá, retirando também aqueles alimentos que estiverem velhos, trocando também a água de beber com muita frequência.

De um modo geral, as tartarugas são animais bastante saudáveis, só ficando doentes quando as suas necessidades mais básicas não são atendidas. Preferencialmente, pra finalizar, encontre um veterinário especializado em animais exóticos para verificar a tartaruga de vez em quando.

Veja também

Chihuahua Cores Raras – Quais São? Onde Encontrar?

A raça do cão Chihuahua tem muitos tamanhos e formas diferentes, mas o que mostra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *