Home / Animais / Sapo Boi Gigante Com Fotos e Características

Sapo Boi Gigante Com Fotos e Características

Os sapos tendem a causar um certo desconforto devido a sua aparência e o fato de conseguirem pular tão alto como somente eles conseguem. Apesar disso tudo, não podemos ignorar o fato de que eles são de extrema importância para nós seres humanos e também para todo o ecossistema em que estamos inseridos.

Com a variação gigantesca que existe de sapos, é comum encontrarmos as mais diferentes características. Alguns diferenciam-se em relação a sua cor, outros em relação ao veneno. E tem a diferença de peso e comprimento. Esse, apesar de não ser muito ajudante para identificar qual sapo é qual, faz parte de uma espécie de forma bem importante.

O sapo boi gigante é considerado um dos maiores sapos existentes. E é sobre ele que iremos falar no post de hoje. Cheio de informações sobre suas características físicas, morfológicas, químicas, além de curiosidades, tudo com fotos.

Os Sapos

A primeira coisa que devemos saber é que existem mais de 5.000 espécies de sapos espalhados ao redor do mundo. Cada um possui suas características físicas, químicas e morfológicas próprias que os fazem ser diferentes um do outro. Entretanto, para serem considerados da de uma mesma família, é preciso que existam semelhanças entre essas espécies. Se você quiser saber mais afundo sobre as semelhanças do sapo, você pode entrar nesse post: Tudo sobre sapos.

Olhando o físico, eles possuem uma pele sempre bem fina, pois é dela que eles vão realizar as trocas gasosas, assim como sua respiração, chamada de respiração cutânea. Para a sua alimentação, eles contam com a sua língua que é muito extensa e flexível, ela os ajuda a capturar insetos. Um sapo adulto pode chegar a comer até 100 insetos por dia, dependendo de sua espécie.

A coloração dessa pele varia muito de um sapo para outro. A maioria dos sapos também é produtora de veneno, e cada um conta com uma força diferente da outra, assim como a forma que ele é excretado. Em alguns sapos, o veneno é guardado em bolsas de veneno nos dois lados de sua cabeça, enquanto que em outros o veneno é excretado diretamente pela sua pele.

Os sapos precisam estar próximos de água doce para que consigam se reproduzir, e depositar os ovos. Os girinos, ao nascerem, vivem completamente dentro da água, até se desenvolverem em sapos. A partir disso, não é mais necessário estar sempre próximo da água, até a hora em que começarem a sua reprodução novamente.

Seu tamanho também vai variar de espécie para espécie, mas de forma geral, não passam de muito mais que 25 centímetros de comprimento e 1,5 quilogramas de peso. Na maioria dos sapos, as fêmeas costumam ser maiores que o macho, o que ajuda no próprio processo de reprodução deles.

Variações e Tipos de Sapo Boi Gigante

Existem muitas variações do sapo boi espalhados pelo mundo. Alguns nem são tão grandes assim, por isso, geram uma certa discussão e controvérsia. Atualmente, existem três variações de sapo boi gigante: o da Amazônia, Azul e Indiano. Vamos explicar um pouco mais sobre cada um deles a seguir.

O gigante da Amazônia é o mais conhecido no Brasil, e tem esse nome por estar realmente na Amazônia. Por essa floresta ser bem úmida, se torna o lugar perfeito para esses sapos viverem. Seu nome científico é Bufo marinus, e também podem ser encontrados pela América do Sul e Central. Algumas vezes também no sul dos Estados Unidos.

Seus hábitos são bem parecidos com o de outros sapos, como por serem noturnos, se alimentarem de insetos e outros. Além disso, produzem um veneno muito perigoso e tóxico.

Outro sapo boi gigante é o azul, e é também encontrado aqui no Norte brasileiro e no Suriname, país da América do Sul. Ele é um daqueles que não são tão gigantes quanto outras espécies, mas são o suficiente para estarem nessa categoria. O seu nome vem devido a sua cor de azul vibrante por todo o corpo.

Na natureza, quanto mais forte a cor de um animal, mais perigoso ele mostra ser, por isso, outros animais acabam fugindo antes de encontra-los. O sapo boi azul não é diferente, ele tem um veneno em toda a sua pele muito perigoso. De acordo com a IUCN, esse sapo está em risco de extinção e de acordo com cálculos, pode deixar de existir ainda nesse século.

O último é o sapo boi gigante indiano. É encontrado principalmente na Índia, mas também em outros países como Paquistão, Nepal e Afeganistão. Esse é outro sapo que possui cores fortes. Seu corpo é todo de pele amarela, enquanto que seu saco vocal na cabeça é bem azul vibrante.

Sapos Boi Gigante Indiano
Sapos Boi Gigante Indiano

Também são bem venenosos, e seu veneno pode chegar a prejudicar seriamente uma pessoa adulta. O indiano excreta seu veneno pela pele, assim como outras espécies de sapos.

Existe uma espécie de sapo que é chamada de sapo boi, mas que ainda há dúvidas se ele deve fazer parte ou não da classificação dos gigantes, que é o sapo cururu. Ele é encontrado por toda a América do Sul, aqui no Brasil em lugares como o Cerrado e Mata Atlântica. Diferente dos outros, eles possuem cores mais neutras, castanho claro com manchas marrons escuras.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre esse animal e suas variações. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e deixe suas dúvidas, ficaremos felizes em responde-las. Leia mais sobre sapos e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Hábitos da Abelha e Comportamento

As abelhas são insetos interessantes de serem observados. Além de terem hábitos bem peculiares, também …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *