Home / Animais / Samoieda Preto: Características, Personalidade E Fotos

Samoieda Preto: Características, Personalidade E Fotos

Com certeza já passou pela sua cabeça a possibilidade de adquirir um cachorrinho. E, se você está aqui, provavelmente é porque você esteja considerando isso no momento.

Possuir um cachorro garante ótimas risadas, aventuras, companheirismo e uma proteção a mais para a nossa casa ou propriedade.

Mas e quando existem tantas raças de cachorros que ficamos em dúvida? Tem cachorro grande, pequeno, com poucos pelos, com muitos pelos, mais companheiro, menos companheiro… e a lista vai longe.

Então, em alguns casos, fica um pouco difícil para que a gente possa fazer a escolha certo. Um cachorro pode ser tudo isso e muito mais.

E hoje, você irá aprender tudo sobre o Samoieda preto. Uma raça muito conhecida, e considerada uma das mais fofas e carinhosas do mundo canino.

Sabe aqueles cachorros lindos e fofos que aparece em filmes, comerciais, fotos, séries, e muito mais? Então, o samoieda preto já deve ter aparecido uma vez ou outra, e você, provavelmente, ficou apaixonado.

Confira, a seguir, o guia completo dessa raça, com tudo o que você precisa saber sobre a personalidade, cuidados e curiosidades sobre o samoieda preto.

Características e Fotos

Com origem na Sibéria, um país frio e muito difícil de viver, o samoieda preto fazia funções como cão de trenó. Por esse mesmo motivo, essa raça é cheia de energia e adora fazer exercícios físicos, então dificilmente você o irá encontrar por aí parado.

Sua expectativa de vida varia entre 11 até 13 anos. E, quando adulto, costuma atingir uma altura 53 centímetros, e seu peso pode chegar até 20 quilos.

É um cachorro de porte médio, muito brincalhão e com atributos físicos muito resistentes. Sua elegância e traços marcantes tem origem na raça Spitz Ártico, uma raça de cachorros que possuem traços físicos de lobos.

Não apenas possui uma forma física de lobos, mas também leva em sua personalidade, um ar muito seguro, de quem possui força e poder. Com um corpo muito bem definido e com muitos pelos, a cabeça é bem marcada pelo seu focinho que é forte e um pouco pontudo.

Cachorro da Raça Spitz Ártico
Cachorro da Raça Spitz Ártico

Seus lábios são grandes, cheios e aderentes. Dessa forma, o samoieda preto solta alguns sorrisos famosos da sua espécie. Com olhos mais escuros, em um tom castanho, suas orelhas possuem forma triangular, são pequenas e estão sempre para cima.

O samoieda preto, no entanto, é extremamente raro, existindo até hoje apenas uma única foto dele com essa cor. As cores mais comuns são: branco, creme e bege.

História

A origem do samoieda preto está vinculada a povos antigos, conhecidos como samoiedos, que viviam em tribos no norte da Rússia. Os cachorros, nessa época, onde a tecnologia era pouco ou inexistente, fazia várias funções.

Para o samoieda preto, no entanto, sua principal função nesses locais extremos, frios e cheios de neve, era de proteger rebanhos, pastorar renas, mas principalmente, puxar os trenós.

Na história canina, é importante lembre, o samoieda preto é considerado uma das raças mais antigas e também puras do todo o mundo, pois tem como ancestral o lobo cinza, com o Malamute, Husky Siberiano e Chow chow.

Chow Chow Com a Língua de Fora
Chow Chow Com a Língua de Fora

Foi apenas durante o século XVII que a migração do samoieda começou de verdade. Na época, alguns exploradores foram para a Sibéria, se encantaram com a raça, e levou alguns desses cachorros para a Europa.

De forma rápida, no século XIX, o samoieda já estava conquistando o coração de todos, e rapidamente se tornou um cachorro companheiro, e era muito comum estar inserido em família nobres ou da realeza, principalmente na Inglaterra.

Além disso tudo, o samoieda preto começou a ser utilizado também para fazer expedições polares.

Comportamento

Sua personalidade possui uma base completamente gentil. Apesar de possuir uma origem de usar muito a força, o samoieda é totalmente amigável e consegue se comportar muito bem nos meios sociais.

De agressividade, timidez ou bravura o samoieda possui pouco. Com o dono, vai apresentar um comportamento carinho e se apega muito fácil.

No entanto, a sua origem na força, faz com que ele seja um pouco desobediente e teimoso. O ideal é que seu treinamento comece o mais cedo possível, ainda como filhote, para que no futuro não haja problemas.

Apesar de ser um dos cachorros indicados quando se trata de viver em apartamento, o samoieda precisa de exercício físico pelo menos algumas vezes na semana. Mas sua adaptação aos ambientes é muito fácil.

O samoieda preto é muito sociável, com pessoas de todos os perfis e idades, mas principalmente com crianças. O samoieda não é muito indicado para ser adquirido como cão de guarda. Sua simpatia se estende até mesmo a desconhecidos, e isso não irá ajudar na proteção da casa.

Assim como outras raças de cachorros, o samoieda preto irá crescer e conviver muito bem na sua casa, contanto que o treinamento seja feito de forma adequada e desde pequeno.

Cuidados

Samoieda Preto Fotografado de Lado
Samoieda Preto Fotografado de Lado

Com sua pelagem escassa, é importante manter um hábito de escovação, para que os pelos não encravem ou embaracem muito.

Por isso, é indicado que seja feita uma escovação ao menos três vezes na semana. Apenas quando a troca de pelo começar a acontecer, que são duas vezes a cada ano, a escovação precisa passar a ser diária.

Se a escovação for seguida corretamente, os pelos do samoieda ajudam a manter ele mais limpo, por isso, o banho pode ser dado a cada três meses, com a devida manutenção da sua pelagem.

Seus dentes não podem ser esquecidos. Para evitar problemas como tártaro e cáries, a escovação dos dentes precisa ser diária.

Como o samoieda gosta de se movimentar bastante, as suas unhas devem estar sempre aparadas também, para evitar que fiquem presas nos locais, ou rasgue tecidos da casa.

Samoieda Preto Deitado no Chão
Samoieda Preto Deitado no Chão

É um cachorro, no geral, muito resistente, e possui poucas predisposições a doenças específicas. Assim como outras raças, pode contrair glaucoma, com idades maiores, displasia no quadril, diabetes ou então hipotireoidismo.

Quanto a ração, é ideal que se consulte um veterinário para saber exatamente qual o tipo de ração ideal e a quantidade.

E aí, gostou dessa raça? Deixe nos comentários o que você achou do samoieda preto, e se você possui um, não deixe de contar as suas experiências!

Veja também

História do Guepardo e Origem do Animal

Um dos felinos mais conhecidos do mundo, conhecido especialmente por sua velocidade, é o guepardo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *