Home / Animais / Como Cuidar De Um Samoieda?

Como Cuidar De Um Samoieda?

Os cachorros são os melhores amigos dos homens, mas isso não é novidade para ninguém, certo? Exatamente por isso, existem milhares de dicas, tutoriais e recomendações na internet, em livros e revistas sobre os cachorros.

As pessoas normalmente vão atrás para saber qual a alimentação correta, qual o melhor tipo de espaço para cada raça, e qual é o tipo de personalidade de cada cachorro.

Alguns cachorros são maiores, outros menores. Alguns são mais companheiros, e outros são mais protetores das residências.

No entanto, uma das maiores preocupações quando as pessoas adquirem um cachorro, é: como cuidar?

Além de existir diferenças pontuais nas características físicas de cada cachorro, cada um deles também exigem cuidados diferentes, seja com a sua pelagem, com sua alimentação, ou com seu preparo físico.

Hoje, você irá aprender tudo a raça samoieda, e além de aprender os cuidados recomendados para essa raça, você também já irá conhecer a sua história, suas características físicas.

Características do Samoieda

Considerado um cachorro de porte média, o samoieda possui uma altura que varia entre 48 a 59 centímetros, e pesa cerca de 23 quilos, podendo atingir até 29 quilos.

As suas orelhas são eretas de forma totalmente natural , e pode existir em várias cores, como branco e biscoito, creme, ou todo biscoito.

Sua pelagem é considerada de pelagem dupla e também lisa, o que faz com que exija grandes e importantes cuidados. No entanto, não se preocupe, iremos falar tudo sobre os cuidados que essa raça precisa.

Ele possui uma expectativa de vida que varia entre 10 até 12 anos, e possui tendência baixa para babar. Ronca muito pouco também, mas seu latido costuma ser considerado mediano.

Sua estrutura total é considerada robusta, forte e quadrada, com uma cauda considerada fofa e também emplumada, além de ser enrolada sobre seu dorso e também virada para algum lado.

Os lábios do samoieda, no canto, são inclinados e curvados para cima, e assim, forma o famoso sorriso da raça, que é muito característico dele. Apesar de possuir uma pele bem clara e branca, existe alguns pigmentos escuros próximo dos olhos e também dos lábios.

História

Durante uma época em que as pessoas viviam de forma nômade, ou seja, mudando de residência de tempos em tempos, o povo Samoiedas, saíram da Ásia Central e chegaram na região que hoje é conhecida como Sibéria.

Naquela época, as cargas eram transportadas nos trenós, por renas ou por cachorros. Conhecidos como spitz, esses cães eram fortes e resistentes, e além de puxar os trenós, eles também protegiam as renas de ataques de predadores no Ártico.

Além de fornecer esses serviços as pessoas das tribos, esses cachorros também esquentavam as crianças quando a noite chegava dentro das barracas.

Após muito tempo, os primeiros samoiedas chegaram na Inglaterra, em meados de 1800. Um dos primeiros cachorros da raça samoiedas foi mostrado para a Rainha Alexandria, que fez muito propaganda para que a raça fosse promovida.

Na América, o primeiro samoieda foi um presente dado ao Grão-Duque da Rússia Nicolau, em meados de 1906.

Já em 1900, os samoiedas começaram a integrar grupos de exploradores na Antártida, e sua fama também começou a chegar nas Américas, e a popularidade só aumentou após a Segunda Guerra mundial, prevalecendo até hoje.

No mundo inteiro, o samoieda é conhecido por ser uma raça de cachorro muito elegante, linda e carinhosa. Com seus pelo extremamente fofos, macios e brancos, ele possui uma grande popularidade como um cachorro que participa de desfiles, séries, filmes e fotografias.

Comportamento

Os samoiedas possuem um temperamento mais calma, tranquilo e relaxado, e por isso, era muito usado para carregar os trenós, pois outros animais na época era muito agressivos.

Para a família, o samoieda é muito brincalhão, gentil e também é um ótimo companheiro, e muito recomendado para crianças, ou para pessoas de qualquer idade.

São, de forma geral, muito ligados a família. Talvez porque, como citado aqui, muitos anos atrás, os samoiedas eram eternos parceiros e protetores das famílias nômades da época.

Além de ser amável e gentil com desconhecidos, o samoieda também é muito social com outros animais de estimação ou ainda outros cachorros.

Dentro de casa, caso ele seja criado dessa forma, ele vai se manter calmo, contanto que as atividades físicas e mentais estejam em dia, para que ele possa extravagar sua energia.

Em alguns momentos, caso ele fique chateado com algo, é comum que o samoieda cave e lata. É considerado um cachorro independente, e por vezes, muito teimoso também, mas está sempre disposto e querendo agradar o dono, além de fazer tudo o que as crianças pedirem.

Como possuem origem em cães pastoreios, os samoiedas costumam ter uma mania de brincar de seguir e mordiscar.

Não é recomendável que ele fique muitos períodos sozinhos, pois podem começar a latir alto, e ficarem estressados.

Como Cuidar De Um Samoieda

Como vimos, o samoieda é uma raça da cachorro muito especial e demanda certos cuidados e atenção.

A primeira coisa que chama muita atenção ao olhar para esse cachorro, é a sua pelagem extremamente fofa, densa e branca.

A pelagem vai precisar receber uma escovação cerca de duas até três por semana. Em épocas onde ocorre a troca de pelo, a escovação deve ser diária.

Contanto que a escovação seja de forma correta, muita sujeira sairá, então o banho pode ser dado a cada 20 ou até a cada 30 dias.

Algumas doenças que precisam de atenção maior são doenças que costumam ser comum para todas as raças de cachorros, como cataratas, obesidade ou ainda displasia coxa-femoral. Quando notar algo diferente, é muito recomendável levar ao veterinário o mais rápido possível.

Por ser um cachorro muito forte, ele também é cheio de energia. Por isso, caminhadas longas, brincadeiras como pegar bolinha, ou corridas são essenciais para manter a saúde física do samoieda em dia.

Caso você tenha uma criança em casa, melhor ainda, os dois juntos costumam brincar bastante, o que faz com que o samoieda também perca a energia acumulada.

E você, possui um samoieda em casa, ou bateu uma vontade adquirir um? Com essas dicas, você não terá dificuldades para criar um samoieda.

Deixa nos comentários o que você achou!

Veja também

Diferenças Entre Raças de Cães Maltês, Poodle, Shih-Tzu, Yorkshire e Bichon Frise

Porque as necessidades de todos são tão diferentes, vamos nos concentrar na comparação entre algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *