Home / Animais / Reprodução do Golden Retriever: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução do Golden Retriever: Filhotes e Período de Gestação

Golden Retriever: essa é uma raça queridinha por muitas pessoas! Dóceis e companheiros eles são uma excelente apostar para ter na sua casa. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa raça e sua forma de reprodução? É só continuar acompanhando nosso artigo logo abaixo! Preparado?

Características da Raça

O Golden é um cachorro muito amigo e ativo que surgiu na Europa ainda no século XIX com a finalidade de ser um cão de caça. Sua versatilidade possibilitou que a raça ganhasse ao longo dos anos novas funções como proteção de rebanhos, cão-guia e identificadores de drogas por meio do farejo.

São alegres e muito levados. É praticamente impossível ficar triste perto de uma cão dessa raça, pois eles são muito afetuosos e divertidos. Com essas características eles são amplamente indicados para a companhia tanto de criança, quanto de idosos já que não costumam estranham ninguém.

Os pelos do cachorro podem se apresentar nas mais variadas formas (lisos, ondulados etc) e possuem uma coloração clara. Os goldens perdem muita pelagem durante a troca que acontece todos os anos e possuem uma espécie de pelagem integrada que é excelente para o contato com a água.Por falar em água, nadar é uma das atividades mais apreciadas pelos Golden retriever. Além disso, são animais que podem chegar a viver por mais de dez anos.

Reprodução do Golden Retriever

O período reprodutivo do Golden retriever acontece de forma geral após o seu segundo ano de vida e podem se repetir de seis em seis meses. A gestação costuma durar aproximadamente dois meses e cerca de 8 filhotes nascem de cada ninhada.

As mamães frequentemente começam a dar sinais que o momento do parto encontra-se próximo: elas se mexem com mais intensidades e procuram um bom local para o nascimento dos filhotinhos. Os filhotes recebem leite materno por quarenta e cinco dias.

Lembre-se que alguns cuidados são essenciais para os primeiros dias dos novos cães e garantem que eles possam crescer com saúde. Um deles é levar os pequenos cachorros ao veterinário para uma avaliação,  a prescrição de complementos nutricionais e o início das vacinas que pode ser feito a partir do 40º dia de vida do pequeno filhote. A vermifugação também é essencial para o desenvolvimento do pet.

A mamãe também não pode ser esquecida e deve receber carinhos e cuidados. Procure iniciar uma rotina de exercícios físicos com a fêmea com a finalidade de evitar que ela desenvolva comportamentos de agressividade e sofra com a ansiedade pela separação com os filhotes.

Hábitos do Golden Retriever Após a Gestação

Essa raça de cachorro pode se adaptar bem a qualquer clima, mas os especialistas recomendam sol para evitar  o aparecimento de algumas doenças. É essencial levar o seu cão para passeios e incentivá-lo aos exercícios físicos.

A alimentação pode ser feira com ração adequada e alguns complementos de vitamina podem ser benéficos para o desenvolvimento dos pelos do animal. Os banhos devem ser semanais e a escovação deve ser realizada para eliminar os pelos mortos. Lembre-se que o Golden é uma raça muito ativa e alegre, caso note alguma mudança no seu comportamento do seu cão, vale a pena fazer uma investigação mais profunda.

Não esqueça que todo filhote quando nasce merece muito carinho e atenção. O mesmo vale para a mamãe que deve ficar muito bem alimentada para suprir a necessidade de amamentação dos novos integrantes da família. Lembre que esse é um momento muito delicado para a fêmea e não se esqueça de proporcionar para elas os melhores cuidados.

Filhote de Golden Retriever
Filhote de Golden Retriever

Personalidade do Golden

São cães extremamente sociáveis e podem se relacionar muito bem com todas as pessoas. Podem garantir muita diversão para a criançada ,pois adoram brincadeiras e são fieis protetores.

Mas lembre de que crianças pequenas devem ser supervisionadas por um adulto, já que os goldens podem apresentar algum episódio de ciúmes pois tratam os pequenos como se fossem irmãos. Assim, os pets podem apresentam alguma brincadeira mais agressiva, pois não possuem muita noção da sua força e tamanho.

A raça não apresenta latidos muito frequentes e eles podem ser treinados com muita facilidade. Quando se sentem tristes ou sozinhos é comum que os cães passem a latir com mais frequência. Portanto, olho aberto e mime o seu bichinho com muita atenção e carinhos.

Três Golden Retriever
Três Golden Retriever

Como possuem um temperamento muito agitado possuem tendências de destruir alguns objetos dentro de casa. O ideal é levar o golden retriever para passear e correr diariamente, assim, ele poderá gastar suas energias e ficar mais tranquilo e amigável. O adestramento também é sempre uma boa alternativa para ensinar ao cão a melhor maneira de se portar. Ele pode ser iniciado quando o cachorro encontra-se ainda nos primeiros meses e pode auxiliar a controlar essa personalidade cheia de vida dos goldens.

Assim, podemos considerar o golden retriever uma raça muito amiga e fácil de criar. Certamente ele trará muitas gargalhadas e momentos deliciosos de conivência na sua família sendo uma excelente escolha para quem procura um cão dócil e muito animado.

Encerramos nosso artigo por aqui, mas deixamos nosso canal aberto para sugestões, comentários ou dúvidas. Caso você esteja em dúvida sobre que raça de cachorro adotar, não deixe de acompanhar os conteúdos aqui no Mundo Ecologia para saber um pouco mais sobre diversas raças de cães.

Que tal compartilhar esse artigo com os seus amigos e em todas as suas redes sociais? Esperamos encontrar você sempre por aqui! Até a próxima!

Veja também

Camaleão Rhampholeon

Camaleão Rhampholeon: Características, Nome Científico e Fotos

Entender mais sobre os animais que habitam o nosso planeta é entender mais sobre nós …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *