Home / Animais / Rato Da Água: Características, Nome Científico, Tamanho E Fotos

Rato Da Água: Características, Nome Científico, Tamanho E Fotos

Pelo que sei os ratos não são muito chegados a água, mas como a natureza sempre nos surpreende com suas espécies pra lá de estranhas, descobri um roedor cujo nome quebra um pouco essa e ideia!

Características e Nome Cientifico e Tamanho do Rato da Água

Particularmente, eu achei ele bem parecido com a Capivara, porém, não possui o mesmo tamanho dela, o Rato da Água pode chegar a ter de 170 a 230mm com um peso entre 140 a 310g.

Seus olhos são bem pequenininhos e as orelhas não tão pontudas quanto a das outras espécies.

Rato Andando na Água

O pelo dele é meio espesso e com um tom que vai do preto ao castanho-escuro, sendo que os animais mais jovens possuem uma cor mais escura que a dos adultos. Isso é um fator que ajuda a descobrir a sua idade.

Você está acostumado(a) com os ratos asquerosos de esgoto, mas saiba que o Rato da Água tem suas origens na finíssima França e também na Península Ibérica. Viu, são animais de classe!

É como sempre digo, as vezes a ciência parece querer complicar um pouco as coisas, eles criam nomes extremamente difíceis de memorizarmos, o Rato da Água recebeu o nome de Arvicola sapidus.

Onde Ele Vive

Este exótico animal prefere ambientes onde há a junção de água e vegetação, como o seu próprio nome sugere, dá para entender que se trata de uma espécie que possui uma ligação com o ambiente aquático.

Os ambientes terrestres por onde o Rato da Água anda são perfeitos para a escavação e criação de buracos e tocas, talvez seja por isso que ele prefira um habitat com terra molhada, isso o facilita escavar.

O Que Ele Come

Como já era de se esperar, este bicho possui um cardápio regado a vegetações, ele é um animal cujo o cardápio é completamente herbívoro.

Os animais geralmente atingem a maturidade sexual muito cedo e com o Rato da Agua não é diferente, com apenas 5 semanas de sua idade, ele já procura as fêmeas para acasalar.

Seu Tempo de Vida

Ele é relativamente curto durando de 2 a 4 anos, isso não é tão novidade, pois os ratos geralmente possuem um período de vida bem pequeno mesmo. Os ratos marrons, por exemplo, aqueles que ficam nos bueiros, possuem uma expectativa de vida ainda menos que permeia entre 1 a 2 anos.

Conheça Os Predadores do Rato da Água

Coruja das Torres

Ela é extremamente bonita, apesar de ter um olhar bem sério e intimidador, esta belíssima ave está sempre à procura do Rato da Água, como ele é um roedor, está no cardápio da coruja e é um dos pratos preferidos dela.

Assim como o Rato da Água, a coruja também se encontra nos mesmo locais em que está também o nosso amigo roedor, sendo assim, a sobrevivência dele se torna um tanto complicada quando a astuta coruja esta por perto.

Devido à escassez de alimento e também a degradação da natureza, esta espécie tem constantemente desaparecido de seus habitats naturais, isso é uma pena, pois ela é completamente incrível.

Quando vamos aprender que estamos cada vez mais acabando com a mãe natureza?

A Coruja das Torres prefere ficar em locais naturais como: campos, vegetações entre outros ambientes, porém, pode ser vista em construções bem altas.

Aluco

Essa é outra espécie de coruja que não deixa nosso amiguinho roedor sossegado, os estudiosos dizem que ela não é muito vista e sim ouvida, dizem que o grito da Coruja do Mato chamada Aluco é extremamente assustador.

Seus olhos são completamente negros e isso é outro fator que contribui ainda mais para deixá-la extremamente apavorante.

Nosso amigo Rato da Água vai bater o recorde de perseguição, pois este animal é mais uma espécie de coruja que adora saborear uns roedores.

Águia de Asa Redonda

Um nome justo para um animal que realmente possui o formato das asas arredondados, mas não é só isso, ela é uma ave que mora na conhecida Península Ibérica, lar do nosso queridíssimo Rato da Água.

Furão

Um nome bastante imponente para um bicho não tão imponente assim, ele é bem conhecido por seu corpo alongado e também pelo rostinho cativante.

Seus dentes são afiados como uma agulha, essa uma característica que se repete em muitas espécies cuja a semelhança é de um rato.

Roedores Estranhos

Rato-Toupeira-Pelado

Já ouviu falar no Rato-Toupeira-Pelado? Ele é sem dúvidas um dos animais mais feios, pois como seu nome já menciona, ele é completamente sem pelo e isso o deixa bastante feio.

Sua pele é toda enrugada e, além disso, seu rosto fica quase que impossível de identificar, ele parece estar doente com sua pele toda feia e manchada, mas este é o seu corpo em estado normal.

Seus dentes são totalmente expostos e longos, a coloração dele é bem amarelada, ele mais parece aqueles ratos vilões de desenho animado.

Jerboa

Esta esquisita espécie pode ser vista no Deserto de Gobi, este lugar fica na Mongólia e divide um pouquinho de espaço com a China.

O Jerboa é uma espécie de roedor que não tem quatro patas, ele permanece em pé com as suas longas pernas e consegue dar altos saltos. Resumindo, ele é um rato que só possui as patas traseiras.

Ele mede menos de 10 centímetros sendo extremamente pequeno, porém, voltando ao assunto das patas, com elas o Jerboa consegue dar saltos de até 1,8m.

Fique sabendo que este animal anda saltando e é extremamente rápido, ele mais parece aquelas pessoas que ficam loucamente agitadas depois de tomar um café bem forte pela manhã.

Apesar de viver no deserto este animal evita o calor durante o dia e a noite sai para caçar sementes e insetos. Assim como os Coalas, ele não bebe liquido.

E aí, eu consegui cumprir o meu objetivo de aumentar os seus conhecimentos a respeito do mundo animal? Espero que sim!

Gostaria de ver mais matérias interessantes como essa? Então fique sempre ligado com o nosso site, pois nele você sempre encontrará os melhores conteúdos sobre a natureza! Obrigado e até a próxima!

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *